CREAS mobiliza a comunidade contra o “Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes”

Rafael e Vânia

 

 

            "Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes" foi o tema do Fórum de Discussão ministrado pelas palestrantes convidadas Juíza de Direito Dra. Maria Cristina de Souza Trulio e a psicalinalista Maria José Mendonça de Juiz de Fora, dentro das atividades alusivas a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, promovida pelo CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social/ Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas.

            O evento aconteceu na Faculdade de Santos Dumont/FESJ, na tarde do último dia último dia 4/05, contando com a presença da secretária de Assistência Social Patrícia A. de Oliveira Almeida, da coordenadora do CREAS Priscila Ferreira Polcaro dos Santos e reunindo professores, policiais, representantes do poder judiciário, Conselho Tutelar, profissionais da saúde e profissionais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes.

            Abrindo o Fórum, a secretária Patrícia, que na ocasião representou o prefeito Betinho,  ressaltou que esse é um tema muito importante e merece ser amplamente discutido na sociedade, uma vez que será inviável criar políticas de redução de danos se não houver forte repressão. "É necessário quebrar o silêncio, falar abertamente e trazer vergonha àqueles que tem a ousadia de tocar em vulneráveis. Nossas crianças não podem ter medo de denunciar. Ninguém pode. Temos que levantar a bandeira de luta e queremos que ecoe em cada canto o nosso grito de basta ao abuso sexual", enfatizou a secretária Tia Paty.

            Em sua exposição, a juíza Dra. Maria Cristina fez considerações relevantes sob o olhar do Direito, sinalizando algumas questões ligadas ao abuso de vulneráveis como as redes sociais, a mídia e o bom senso que deve existir no trato de  denúncias,  para que a ampla divulgação dos fatos não fragilize as provas.  Dra. Maria Cristina enfatizou que não existe uma fórmula pronta de como agir nos casos de abuso e exploração de crianças e adolescentes porque estamos lidando com pessoas. "É preciso que diante de uma provável denúncia, os envolvidos busquem o auxílio de profissionais que estão mais habituados a lidar com essas situações, para menos danos sejam causados".

            A proposta do Fórum foi debater e denunciar casos que ferem os direitos dos menores, ressaltando a importância da disseminação do conhecimento e da troca de experiências entre as instituições para a evolução das políticas públicas relacionadas ao tema, fortalecendo a cooperação interinstitucional, as ações e as capacidades dos atores do Sistema de Garantias de Direitos para a proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência.

             Outras ações integram a Campanha do CREAS no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: o Concurso de Redação, Frase e Vídeo – 5ª Dia de mobilização nacional com atividades festivas na Praça Cesário; noite de cinema e premiação dos vencedores do concurso.

Sob a responsabilidade dos educadores sociais Rafael Meirelles  e Vânia Oliveira e das psicólogas Aline Custódio, Simone Tavares e Ana Paula Salvador, as palestras educativas já foram realizadas nas escolas: E.M. Conceição de Formoso, E.E.Cornélia Ferreira Ladeira, E.E. Vieira Braga, E.E. Vieira Marques e E.E. Padre Antônio Vieira.  Até o dia 17 de Maio outros estabelecimentos de ensino serão visitados.

             Agenda de atividades  CREAS para o mês de Maio:

Até o dia 17– Palestras nas Escolas Municipais e Estaduais

Dia 18 - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente com atividades de mobilização na Praça Cesário Alvim: embelezamento  da praça com florzinhas coloridas, blitz educativa, Leiturama, Grupo Palhaçaria do E.A.C., apresentações de músicas Coral do CAPS

Dia 19 -    Noite de Cinema na Câmara Municipal

Dia 31 a partir das 15h -  Premiação dos Vencedores do Concurso de Redação, Frase e Vídeo,  na Câmara Municipal

Patrícia

Dra M Cristina

3

4

Tida Grillo

           

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização