8ª Conferência Municipal de Saúde

DSCN9833

 

            A Secretaria Municipal de Saúde realizou a 8ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde Integral e de Qualidade Para Todos”. O evento ocorreu durante os dias 20 e 21/07 e teve como objetivo discutir propostas para elevar a qualidade de saúde pública municipal.

            A Conferência desenvolveu-se em cima de um único eixo central: “Direito do Cidadão Sandumonense” e para a formação de idéias contou com palestras que trabalharam os temas: “Biosegurança – Evite Acidentes” ministrada pelo enfermeiro ESF Sandro Oliveira Soares e “Caminhos da Saúde de Santos Dumont” ministrada por Leatrice Joyce Shubert.

            A abordagem sobre "Política Nacional de Vigilância em Saúde e Fortalecimento do SUS com Direito a Proteção e Promoção de Saúde" foi ministrada pela enfermeira Leatrice Joyce Schubert, secretária Municipal de Saúde juntamente com o Dr. Cláudio Reis, coordenador técnico assistencial da ACISPES.

            "Sífilis: Doença Preocupante" foi o assunto destacado pelo médico do Programa DST/Aids de Barbacena Ângelo Dias Seres e pela coordenadora do Programa DST/Aids de Santos Dumont Fabiane Barbosa de Moraes Nascimento que apresentou  números de casos em nossa cidade.

            A dinâmica do encontro contou com debates, grupos de trabalhos e elaboração e  apresentação de propostas inovadoras para a elevação da qualidade do serviço público de saúde no município. Algumas das propostas sugeridas foram:

- Capacitação multiprofissional e parcerias entre setores, tendo um olhar diferenciado, partindo da atenção básica que é a porta de entrada;

- Envolvimento da comunidade nas ações de promoção à saúde;

- Realização de mutirões, convidando a comunidade, lideranças e atenção básica;

- Integração de profissionais, como nutricionistas, educadores físicos e etc. para realização de grupos, palestras de conscientização para a comunidade, disseminando informações básicas sobre alimentação saudável e de baixo custo e

- Consolidação de parcerias entre educadores e associações como CREAS e outros.

1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

            Dentro da 8ª Conferência Municipal de Saúde aconteceu também a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, que teve como tema central “Direitos Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”

            Esse momento trouxe propostas importantes para o desenvolvimento e melhoria da qualidade do serviço de saúde de nossa cidade. Algumas delas são:

- Entrosamento e mobilização em cada vigilância em “Promoção à Saúde” juntamente com todas as equipes do SUS;

- União  e troca de conhecimento para esclarecer informações à população;

- Criação de cursos de capacitação e incentivo, além de melhoria na infraestrutura de equipamentos e materiais de insumo;

- Desenvolvimento de trabalhos em conjunto: Educação e saúde promovendo palestras, teatros nas escolas, feiras de saúde pública nos bairros e uma melhor divulgação de registros epidemiológicos à população.

- Identificação do profissional Vigilante com uso  de uniformes e materiais de segurança;

- Treinamentos adequados, exames periódicos, vacinação e gratificação financeira por metas cumpridas ao profissional de Vigilância.

            Prestigiaram a Conferência: secretário José Geraldo de Almeida, representando o prefeito Betinho de Azevedo,  o presidente da Câmara municipal Dorival Marcos de Oliveira, a coordenadora de Vigilância em Saúde Odinéia Amorim, o provedor do HMSD Ivan Amorim, presidente do Conselho Municipal de Saúde Rogério Silva Correa, o presidente do Rotary Clube Roberto Lindinalvo e a Presidente da Casa da Amizade Delídia.

            Durante o encontro foram eleitos os delegados que apresentarão as propostas do município na Conferência Estadual de Saúde: (Usuário) Maria Imaculada Neves dos Santos- Efetiva, Silvia Regina da Silva – Suplente, Arilson Dias da Cruz – Efetivo, José dos Reis Miranda Filho – Suplente. (Prestador/Gestor) Odinéia Valeria Almeida Amorim – Efetiva, Walmir da Assunção Rosa – Suplente. (Profissional de Saúde) Lílian de  Mendonça – Efetiva, Willian Silva Martins  - Suplente.

 

DSCN9814  DSCN9823  DSCN9824

DSCN9846  DSCN9839  DSCN9830

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização