6ª Jornada do Patrimônio Cultural

 

RedFoto Ana

 

  

6ª JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL E DO DIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Atividades em nosso município

1-                 CONCURSO DE FOTOGRAFIA: “Novos olhares sobre o patrimônio”- de 10 a 20 de agosto

Concurso com objetivo de registrar manifestações artísticas, que tenham como tema ou produzidas com um olhar sobre os bens protegidos, sejam eles de natureza material ou imaterial”. Esta atividade será realizada em parceria com a AMA-SD o regulamento encontra-se no site da Revista Abaquarcult.

2-                 NOITE CULTURAL: ESTAÇÃO JAZZ ,PATRIMÔNIO  E POESIA :  “Novos olhares sobre o patrimônio”- Centro Cultural “Paulo de Paula”- dia 17 de agosto- Dia do Patrimônio Histórico

Um momento de interação cultural com exposição de fotos dos bens patrimoniais e manifestações artísticas voltadas ao patrimônio

3-                 RODA DE CONVERSA E EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: Nossa História- Lar São Miguel- 19 de agosto, das 14:00 as 16:00 h

Momento de promover o resgate histórico, a valorização das histórias individuais na formação da memória coletiva.  Divulgar os bens patrimoniais com ênfase no tema “Outros olhares sobre o patrimônio cultural”, além de promover a interação social dos internos do Lar.

Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

            A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais foi criada em 2009, partindo da premissa de que as ações de promoção e divulgação do patrimônio cultural são de fundamental importância para tornar mais efetiva a participação social e a gestão compartilhada das políticas de preservação do patrimônio cultural em nosso país.

            Para a chefe da Divisão de Arquivo Público e Patrimônio Cultural, Ana Maria Dias Marques,  a iniciativa constituiu-se em uma experiência concreta e rica em possibilidades, capaz de reforçar a idéia de que as ações de proteção ao patrimônio cultural não são prerrogativas apenas dos órgãos públicos e que  devem caminhar sempre na direção de um aprendizado coletivo, da valorização da diversidade cultural e de modo a contribuir para a criação de redes de circulação da produção cultural.

            A realização da Jornada em Minas Gerais assumiu contornos próprios, com a participação de municípios e instituições culturais em torno de um mesmo objetivo de estimular e desenvolver atividades que sensibilizem a sociedade, favorecendo a transmissão dos valores culturais e promovendo sua inserção contemporânea em um projeto mais amplo de valorização da diversidade do patrimônio cultural mineiro.

            “Outros olhares sobre o patrimônio cultural” é o tema proposto para a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas neste ano, que busca trazer a oportunidade de fruição dos bens patrimoniais, por meio da disponibilização de documentos e registros de difícil acesso, como projetos arquitetônicos, documentação técnica em geral, álbuns de família, documentação fotográfica histórica, sobretudo dos bens protegidos, como o interior das edificações.

 

         Tida Grillo

  REGULAMENTO

 

 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais “Outros Olhares sobre o Patrimônio Cultural”

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

JUSTIFICATIVA:

A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais -Iepha/MG -desde o ano de 2009. A Jornada teve sua inspiração inicial na experiência francesa das Journées du Patrimoine, evento cultural realizado naquele país, desde 1984, e que tem por finalidade valorizar e compartilhar a memória e o patrimônio, junto a toda comunidade.

OBJETIVO:

Participando desta Jornada, a Divisão de Patrimônio Cultural em parceria com a empresa de comunicação Cultural Abaquar Cult, lança o Concurso de Fotografia “Novos olhares sobre o patrimônio”, onde cidadãos sandumonenses poderão registrar sua visão sobre os bens patrimoniais materiais ou imateriais do município, revelando ângulos e detalhes pouco explorados. (...) a iniciativa constituiu-se em uma experiência concreta e rica em possibilidades, capaz de reforçar a ideia de que as ações de proteção ao patrimônio cultural não são prerrogativas apenas dos órgãos públicos e que elas devem caminhar sempre na direção de um aprendizado coletivo, da valorização da diversidade cultural e de modo a contribuir para a criação de redes de circulação da produção cultural.

TEMA: “Novos olhares sobre o patrimônio”

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: De 10 a 25 de agosto de 2017

REGULAMENTO:

• O concurso terá como tema "Novos olhares sobre o patrimônio”".
• As imagens devem ser enviadas a partir da 00h do dia 10 de agosto até a 23h59 do dia 20 de agosto de 2017.
• As fotos postadas fora do período estipulado serão automaticamente desconsideradas, não cabendo qualquer reclamação ou recurso de participantes que eventualmente tenham postado sua foto após essa data e horário.
• As fotos devem ser autorais.
• O conteúdo das fotos é de total responsabilidade do fotógrafo. No caso de fotos de pessoas que podem ser identificadas, recomendamos que o fotógrafo solicite autorização para realizar a foto.
• Os participantes se responsabilizam integralmente pela autoria das imagens por eles enviadas, estando cientes que, caso suas fotos venham a ser escolhidas, poderão ser publicadas tanto na internet quanto em mídias impressas e exposições nos termos deste Regulamento. Caberá aos participantes a responsabilidade civil e criminal por eventual prática de plágio ou qualquer outro ato que viole direito autoral ou outro direito de
propriedade intelectual de outrem.
• Não serão aceitas fotos que contenham cunho ofensivo, imoral, discriminatório, com teor ilícito ou imagens que sugiram ou estimulem atos que possam colocar em risco a saúde, segurança e a vida.
• Estarão automaticamente desclassificados os participantes que:

-Postarem fotos com descrições ofensivas;

-Comentários ofensivos ou preconceituosos

• Ao aceitar o presente regulamento, o participante declara estar ciente do caráter cultural do concurso, ou seja, sem fins lucrativos.
• As fotos podem ser produzidas com qualquer tipo de equipamento fotográfico, entretanto, devem ser postadas na página da Revista Abaquar.
• O formato das fotos será: JPEG ou PNG
• As fotos deverão ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Seleção e Premiação:
• O material será submetido a escolha pela Divisão de Arquivo e Patrimônio Cultural da Prefeitura Municipal de Santos Dumont.
• As fotos ganhadoras serão expostas no Restaurante Trem de Prata e no saguão da prefeitura Municipal
• Serão premiadas as duas primeiras colocadas
•A foto ganhadora será exposta no Restaurante Trem de Prata e seu autor ganhará uma pizza com refrigerante deste, e o segundo colocado uma pizza do Restaurante D'Gusta.


Informações gerais e exigências:
• O concurso será divulgado pela imprensa e qualquer foto participante poderá ser usada
para a divulgação do concurso.


DISPOSIÇÕES FINAIS
•A comissão julgadora será soberana, não cabendo recursos.
•Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
•O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação e concordância com todos os
itens deste Regulamento.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS DUMONT DIVISÃO DE ARQUIVO E PATRIMÔNIO CULTURAL

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização