Hospital de Misericórdia de Santos Dumont vai inaugurar 30 leitos exclusivos para tratamento de Covid-19

O Prefeito Betinho visitou hoje duas novas alas criadas especialmente para tratar pacientes com Covid-19 no Hospital Misericórdia de Santos Dumont. Estão sendo entregues 20 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI, todos exclusivos para tratar pacientes que derem entrada no hospital com a doença. O funcionamento desses novos 30 leitos não interfere na capacidade que o hospital já possui de atender pacientes com outras enfermidades.

 

A criação da Enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva exclusivas para tratar casos de Covid-19, coloca o município em situação capaz de adotar novas diretrizes, orientadas pelo Plano Minas Consciente, do Governo Estadual, na retomada gradual da atividade econômica. A situação epidemiológica do município será acompanhada de perto pela Secretaria Municipal de Saúde para que todas as ações de avanço ou, se necessário, recuo na retomada destas atividades sejam tomadas com respaldo técnico, tendo o número de leitos hospitalares disponíveis como um dos principais parâmetros a serem observados. Isso torna a abertura destes novos 30 leitos uma ação estratégica no enfrentamento ao coronavírus no município.

 

As alas de enfermaria e UTI estão alocadas no terceiro e quarto andar, respectivamente, totalmente isoladas dos demais setores do hospital. As seções são equipadas com antessala para descontaminação dos profissionais de saúde que acessam o local. Nesta antessala, o profissional de saúde será capaz de ter acesso às novas unidades com segurança, evitando que o patógeno se espalhe para o restante do prédio. Com isso, é possível que o profissional de saúde faça o manuseio e descarte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários sem risco de contaminação.

 

Todos os quartos de UTI são equipados com câmeras de um circuito de TV interno, montado exclusivamente para funcionar como ferramenta de monitoramento para os médicos e enfermeiros que acompanharem os pacientes. O Provedor do Hospital de Misericórdia de Santos Dumont, Ivan Amorim, explicou que essa ferramenta é importante pois os leitos foram montados em quartos, e para evitar que muitas pessoas estejam dentro de um mesmo ambiente, parte do acompanhamento poderá ser feito pelos profissionais de saúde através da tecnologia. 

 

O Prefeito Betinho falou sobre a importância da entrega dos leitos em meio ao momento que o município se encontra na pandemia do novo coronavírus. “Estamos preparados para atender as pessoas que precisarem. Enfermaria com 20 leitos e UTI com dez leitos, todos preparados. Nós sempre trabalhamos para ajudar e apoiar o hospital. Não só eu, mas como todas as pessoas da equipe do hospital também. Isso é muita importante para nossa cidade. Eu tenho tristeza de saber que tem o vírus na cidade, mas muita alegria de ter esse recurso para o povo sandumonense. A torcida é para que ninguém precise usar, mas se precisar, nós temos aqui.” 

 

A implementação dessas duas alas está sendo viabilizada através de uma parceria entre o Hospital Misericórdia e a Prefeitura de Santos Dumont, que viabilizou, através de um termo de cessão, 6 respiradores para compor a UTI do Covid-19. Com isso, se somados os leitos de UTI para outras enfermidades, o hospital de Santos Dumont passa a ser capaz de atender até 16 pacientes simultaneamente em Unidades de Terapia Intensiva; 6 na UTI comum, que não vai receber casos de Covid-19, e 10 na nova unidade exclusiva para o novo coronavírus.

 

Novos leitos 1

Novos leitos 3

Novos leitos 4

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização