Censo Agropecuário 2017

 

Esta fotoCenso Agropecuário 2017

Posto de Coleta do IBGE em Santos Dumont

            Está funcionando em Santos Dumont, um Posto de Coleta do IBGE  vinculado a subárea de Barbacena,  visando o acompanhamento local e da região do Censo Agropecuário 2017, iniciado em outubro deste ano.

            O Posto foi instalado no prédio do Sindicato Rural,  numa parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária,  sob a responsabilidade da supervisora Letícia de Paula Batista e abrange toda área rural dos municípios de Santos Dumont, Oliveira Fortes, Aracitaba, Paiva e Santa Bárbara do Tugúrio.

            No Censo Agropecuário 2017, os recenseadores visitarão todos os estabelecimentos agropecuários, buscando informações sobre produção, características da propriedade, situação da área, características dos trabalhadores do setor, outros rendimentos no trabalhador rural, prática de financiamentos/empréstimos, produção, emprego de irrigação, uso de agrotóxico, papel da agricultura familiar na produção, predominância de cultivo e de criação por região, uso de tecnologias, unidades de armazenamento de grãos, contratação de trabalhadores temporários, atividades de turismo, existência de  lavoura temporária, extração vegetal, floricultura e outras particularidades como atividades ligadas à implantação e à regeneração de florestas, considerando o interesse ecológico, científico, econômico e social.

            A meta do IBGE é coletar as informações ao longo dos próximos cinco meses com o objetivo de conhecer a realidade rural brasileira e retratar um quadro verdadeiro do campo para que sirva de base para estudos, análises e projeções que venham orientar ações de ordem econômica, política, social e ambiental no âmbito do governo. A data referência da investigação é o dia 30 de setembro de 2017 e o período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017 . O último censo aconteceu em 2007 e os resultados do Censo atual devem começar a ser divulgados em meados de 2018.

            Segundo a supervisora do Posto de Coleta de Santos Dumont, Letícia Batista, a equipe de Santos Dumont é formada por 4 recenseadores e o território  de pesquisa da nossa região engloba 56 setores, com o seguinte número de estabelecimentos:

Santos Dumont = 38 setores variando cada um de 1 a 80 estabelecimentos

Oliveira Fortes = 5 setores variando cada um de 6 a 66 estabelecimentos

Aracitaba = 2 setores variando cada um de 48 a 49 estabelecimentos

Paiva = 1 setor com  137 estabelecimentos

Santa Bárbara do Tugúrio = 10 setores variando cada um de 1 a 129 estabelecimentos

            Quando chegar na propriedade, o recenseador do IBGE estará com colete, boné, crachá de identificação e munido de  documento de identidade e número de matrícula. Em caso de dúvida ou atitude suspeita,  o proprietário do estabelecimento a ser pesquisado deve entrar em contato com a Agência do IBGE de Barbacena no telefone 032 3331 0611 ou pelo número 0800 721 8181. Mais informações nos Sites https://censos.ibge.gov.br/ agro/2017/     e   https://respondendo.ibge.gov. br/.

            Tida Grillo

JornalismoPMSD

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização