Comitê de Enfrentamento da Dengue, Zika e Chikungunya se reúne para realização de ações em Dezembro

 

DSCN0536r

Comitê de Enfrentamento da Dengue, Zika e  Chikungunya se reúne para realização de ações em Dezembro

            O Comitê de Enfrentamento da Dengue, Zika e Chikungunya de Santos Dumont se reuniu na tarde do último dia 11/12, com o objetivo de implementar ações preventivas de combate a Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela ainda neste mês, devido ao período intenso de chuvas.

            Coordenada pela diretora da Secretaria Municipal de Saúde Leatrice Joyce Schubert de Castro,  a reunião contou ainda com a presença dos enfermeiros do PSF, chamados a somar aos esforços de mobilização social, monitoramento e fiscalização também em relação ao mosquito Aedes Aegypti, nos bairros onde atuam.

            Durante a reunião, a  secretária Joyce apresentou diversas ações de prevenção: comunicados à rádio, com o objetivo de alertar e mobilizar a população para o período crítico das águas e os pontos de acúmulo da mesma; ações de orientação nas escolas com distribuição de material didático; bazar solidário com troca de material reciclável(que acumula água) por roupas doadas em bom estado; treinamento específico para Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde; Dia D de Combate à Dengue com Blitz Educativa na Praça Cesário Alvim e Adjacências.

            Outro assunto tratado no encontro, foi a intensificação dos trabalhos de prevenção a Febre Amarela em detrimento do aparecimento de 04 macacos mortos no município. Embora o resultado do material analisado não tenha sido disponibilizado ainda pela FUNED (Fundação Ezequiel Dias - BH), diante do quadro, a Secretaria de Saúde já vem trabalhando com a intensificação da vacinação, uma "varredura" e monitoramento de toda área urbana e  zona rural, para que a população esteja devidamente protegida e segura.

            As equipes de saúde realizaram um dia especial de vacinação, com abertura de todas as Unidades de Saúde de 8 às 16 horas, no sábado, dia 9/12, visando alcançar pessoas que trabalham ou têm dificuldade de tempo durante a semana,  e continua com a vacinação durante toda a semana nos postos de saúde.

            Segundo a coordenadora do PSF Cristiane Amorim Navarro, com a notícia, no início do ano,  do aparecimento de um macaco positivo para febre amarelo em Ewbank, a Secretaria de Saúde começou a intensificar a prevenção no nosso município, com as equipes de saúde trabalhando arduamente na vacinação de todas as pessoas, para que nenhum cidadão sandumonense seja acometido com uma doença tão grave e letal como  a Febre Amarela.

    DSCN0530    rr

   

Tida Grillo

JornalismoPMSD

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização