Superação da Violência contra a Mulher

DSCN0631

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por intermédio do CREAS – Centro de Referência em Assistência Social, promoveu a palestra “Superação da Violência contra a Mulher”, na tarde do último dia 13/03, na Câmara de Vereadores, como um momento especial de fortalecimento das mulheres, em homenagem ao mês dedicado à elas.

A palestra foi ministrada pela ex-delegada da Polícia do Estado de MG Dra. Sônia Parma, que acumulou uma experiência de mais de 15 anos atuando no enfrentamento à violência doméstica e familiar em Juiz de Fora e região.

Com uma dinâmica de bate papo e análises de situações vivenciadas, o evento foi iniciado com apresentação de vídeo contendo depoimentos sobre relacionamentos abusivos, com registros de violências físicas, moral e verbal à mulheres.

Segundo a palestrante, apesar das mulheres terem se unido e conquistado um novo olhar sobre elas na sociedade, ainda hoje existem mulheres que são mais vulneráveis e discriminadas do que outras, como as da raça negra, indígenas e oriundas do campo, por exemplo. “A violência contra a mulher também está presente na vida profissional, na vida pública, na política e tem várias formas. O importante é sabermos que nenhuma de nós é melhor do que todas juntas”, ressaltou Sônia.

O evento contou com a participação dos grupos da 3ª idade dos CRAS Cesário Dulci, Hélio Reis e Edir Ramos de Faria, e de profissionais dos programas sociais da Secretaria de Assistência Social, que no dia-a-dia de seus atendimentos enfrentam e detectam situações abusivas contra as mulheres.

A secretária de Assistência Social Patrícia de Oliveira Almeida, a vereadora Cláudia Corrêa, a coordenadora do CREAS Tatiana Emídio e os coordenadores dos CRAS prestigiaram o momento.

Jornalismo PMSD