“Projeto Imagens em Movimento” chega ao município

IMG 20180411 WA0020RED

“Projeto Imagens em Movimento” chega ao município

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura fecha nova parceria com a Fundação ArcelorMittal, visando o desenvolvimento e aplicação do “Projeto Imagens em Movimento” em nosso município.

A apresentação do Projeto e reunião entre os parceiros para finalização dos detalhes aconteceu no último 11/04, na Secretaria de Educação, contando com a presença da secretária de Educação Bárbara Vieira Marques, do Chefe do Departamento de Educação Renan de Souza e Silva e da responsável pela Comunicação e Responsabilidade Social da ArcelorMittal Juliana Moreira Costa.

Na oportunidade, representantes da Fundação ArcelorMittal Carolina Gontijo, Gustavo Jardim e Luiz Bochino fizeram uma breve apresentação do Projeto,  que será trabalhado no tema “Lugares e suas histórias” através de oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema voltadas para estudantes de escolas públicas, de curso de formação em audiovisual para educadores e de eventos de exibição dos filmes realizados pelos estudantes participantes.

Segundo o Chefe do Departamento de Educação, o Projeto é fruto de uma parceria com a Cinemateca Francesa e seu dispositivo pedagógico internacional “Cinema, cem anos de juventude” agrega diversas organizações, cineastas, professores e estudantes de vários países dedicados a discutir e vivenciar a aventura da (re)descoberta do cinema numa ação em rede. “Imagens em Movimento é um projeto pioneiro na América Latina a integrar essa rede internacional de pesquisa sobre o cinema”, enfatizou Renan.

Com o aval do Ministério da Cultura, por intermédio da Lei Rouanet, o Projeto era realizado apenas no Rio de Janeiro em parceria com a Cinemateca Museu de Arte Moderna (MAM) e na cidade de Sabará – MG. A partir de agora será desenvolvido em nosso município, tendo como público alvo os alunos do 8º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino, “o que para nossa cidade é uma grande oportunidade de contar um pouco de nossa história através dos olhares de nossos alunos”, ressaltou Renan.

A reunião contou ainda com a presença do Chefe de Departamento de Cultura Bruno Guilarducci e da Chefe de Divisão de Ensino Rogéria Ferreira.