CEAE-HAS/DM/DRC-JF capacita profissionais da saúde

 

DSCN0699Foto 1

CEAE-HAS/DM/DRC-JF capacita profissionais da saúde

            O Centro Estadual de Atenção Básica CEAE-HAS /DM/DRC-Juiz de Fora promoveu uma capacitação para os profissionais da área de saúde que atuam na atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, na tarde do último dia 18, no auditório da Faculdade Santos Dumont/FESJ.

            O objetivo do treinamento foi capacitar os agentes de saúde que atuam nas unidades básicas de saúde para o reconhecimento de pacientes com hipertensão, diabetes e Doença Renal Crônica que apresentam um grau de risco alto e que pela sua situação devem ser encaminhados para o CEAE-HAS/DM/DRC em Juiz de Fora, programa custeado pelo governo.

            Ministrado pelo médico Alessandro Biazoto Cotta, a capacitação contou com uma exposição rápida sobre a Hipertensão Arterial, Diabetes e Doença Renal Crônica com apresentação de forma prática do estágio da doença em que os pacientes devem ser encaminhados ao CEAE, citando os critérios a serem identificados de acordo com a tabela de estratificação de risco.

            Além do dr. Alessandro, a equipe do CEAE estava composta do profissional Referência Técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais Antônio Jacques Barbosa de Moraes Filho e pelos demais funcionários do Imepen – Instituto Mineiro de Estudos e Pesquisas em Nefrologia Talita Menon e Glória Maria.

            Por intermédio de um exercício prático, dr. Alessandro motivou os presentes a reconhecerem os casos a serem encaminhados ao CEAE: pacientes DM com perda visual repentina, hipertensos com alto grau de risco, DM com deformidades e ou amputações, doentes renais (HA e DM) estágio 3b HA secundária, DM com diagnóstico de perda de sensibilidade protetora plantar, DRC estágios iniciais com proteinúria e hematúria, HA + lesão de órgão alvo, entre outros.

            Segundo Talita Menon do Imepen, o encaminhamento do usuário para o CEAE proporciona uma qualidade de vida melhor, por que além das consultas especializadas o Centro oferece um atendimento multidisciplinar com fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, enfermeiro, educador físico, farmacêutico, nutricionista, angiologista e oftalmologista, além de exames. “Tudo custeado pelo governo”, enfatiza Talita.

EVOLUÇÃO DOS ATENDIMENTOS DO MUNICIPIO DE SANTOS DUMONT NO CEAE-HAS/DM/DRC-JUIZ DE FORA, NO PERÍODO DOS ANOS DE 2013 A 2017

Base de dados: Sistema CEAE-HAS/DM/DRC-Juiz de Fora – ANOS 2013 a 2017

O GRÁFICO CONTEMPLA O TOTAL DE ATENDIMENTOS (CONSULTAS NOS AMBULATÓRIOS: HIPERTENSÃO, DIABETES, DOENÇA RENAL CRÔNICA, OFTALMOLOGIA, ANGIOLOGIA, SERVIÇO SOCIAL, NUTRIÇÃO, PSICOLOGIA, FAMÁCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA, ENFERMAGEM E NOS EXAMES: ECG, ECO, HOLTER, MAPA, ITB, RETINOGRAFIA COM CONTRASTE, RETINOGRAFIA SEM CONTRASTE E TESTE ERGOMÉTRICO)

 

Santos Dumont Evolução 

 

 

Base de dados: Sistema CEAE-HAS/DM/DRC-Juiz de Fora – ANOS 2013 a 2017

Tida Grillo

JornalismoPMSD

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização