"Nau dos Mestres"

DSCN0913RES

 

"Nau dos Mestres"

            A Secretaria Municipal de Educação e Cultura está planejando a vinda de outro importante projeto na área de educação para as escolas municipais. Além do "Ciência Móvel" que conta com a parceria da Fundação Oswaldo Cruz, outro projeto "Nau dos Mestres" promete ser mais um laboratório de ciência móvel para os alunos aprenderem fazendo.

            "Nau dos Mestres" é um programa educativo da Editora Evoluir, que visa mostrar para a criança o universo da ciência de uma forma divertida, aguçando a curiosidade e estimulando a descoberta, por meio de desafios e jogos, integrando alunos e educadores.

            Em reunião com o Chefe do Departamento de Educação prof. Renan de Souza e Silva e com o Chefe do Departamento de Cultura Bruno Guillarduci, a repesentante da Editora Evoluir Mariangela Carocci explicou o que é o programa educativo "Nau dos Mestres".   

            No projeto, os alunos são convidados a navegar entre os saberes das ciências a bordo da nau dos Mestres: Gaia, Apolo, Leonardo da Vinci e Merlin. Gaia representa o Poder da Terra e sua temática está ligada aos ciclos e elementos da vida, preservação da natureza e biologia.

            Apolo é o Deus da Luz e trabalha temas relacionados à energia e a luz. Leonardo da Vinci representa o Poder da Razão e traz experiências ligadas á geometria, aerodinâmica e movimentos.

            Por fim, Merlin com o Poder da Química aborda temas relacionados à química e física. O programa inclui uma Nau com as caixas dos Mestres, experiências, livros Professor, exemplares de livros dos Mestres para os alunos, CD de audiodescrição, capacitação de professores e o acompanhamento da evolução dos alunos.

            Segundo Mariângela, o programa traz de maneira forte o elemento lúdico e a criatividade e a cada história surge um novo desafio que os alunos devem cumprir, aprendendo assim de forma prática e lúdica conceitos de física , química e biologia. "As iniciativas estimulam as habilidades, a autonomia de cada um e a colaboração entre todos".

            Em comum, os dois projetos "Ciência Móvel" e "Nau dos Mestres"são voltados ao ensino da ciência por intermédio da realização de experiências, são patrocinados pela Dow e são desenvolvidos através da Lei Rouanet, oferecendo uma alternativa de aprendizado mais criativo e motivador.

            Satisfeito com essas novidades boas para as escolas municipais, prof. Renan explica que a vinda desses projetos está sendo viabilizada para o 2º semestre, uma vez que ainda haverá encontros para capacitação dos professores. "Esses projetos são motivadores porque trabalham o elemento lúdico, estimulando o interesse pela descoberta e vontade de aprender no aluno", ressaltou Renan.

Tida Grillo

JornalismoPMSD

           

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização