Mais 300 animais castrados no município

 

DSCN1019R

Mais 300 animais castrados no município

            Pela segunda vez neste ano, a Prefeitura de Santos Dumont por intermédio da Vigilância em Saúde, em parceria com a AMPAR/CIMPAR, traz a Unidade Básica de Saúde Animal, Castramóvel para realizar a castração de cadelas, visando o controle da proliferação de cachorros nas ruas da cidade. 

            Instalada na Praça da Estação, a Unidade Móvel de Castração chegou no último dia 2/7 e permanecerá na cidade até dia 10 de julho, com a programação de realizar 300 castrações de cachorros fêmeas, que foram previamente cadastrados e agendados no Setor do Programa de Controle da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde.

DSCN1013

 

 

            A Unidade Móvel de Saúde Animal funciona em um container equipado com sala de recepção, consultório de preparo dos animais e de cirurgia, devidamente instalado conforme a normativa 1015 do Conselho Regional de Medicina Veterinária, oferecendo qualidade, antissepsia, esterilização de materiais e a uma equipe de castração bem estruturada, composta pela médica veterinária cirurgiã Dra. Fernanda de Assis Lopes, pelo médico veterinário anestesista Dr. Diogo Dornellas, pelo enfermeiro veterinário Daniel Castilho e pela auxiliar veterinária Andrielle Ferreira.

            O procedimento cirúrgico é realizado de forma rápida - cerca de 3 minutos, com pequena incisão no flanco e o paciente sai da cirurgia com apenas 1 pontilho para ser retirado posteriormente; medicado e já acordado. Para o pós operatório o responsável pelo animal recebe orientações e a receita de acordo com o peso do paciente. A Prefeitura mantém uma clínica de suporte.

DSCN1017R

            Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Francini Tavares, o programa atende preferencialmente pessoas carentes e houve uma preocupação em buscar animais nos locais mais necessitados para participar da castração e em formar grupos de ajuda mútua entre populares para fazer o pós operatório de animais de rua.

            Francini ressalta a qualidade do serviço no atendimento aos animais e o bem que traz para o município o programa, uma vez que, reduzirá o número de animais abandonados nas ruas e evitará zoonoses. "Nosso objetivo é programar novas vindas do Castramóvel, para que haja um controle do nascimento de cães errantes no município, porque além daqueles que os próprios moradores jogam nas ruas, nossa cidade sofre por ser também uma rota de abandono de animais".

            Para a Dra. Fernanda, a castração dos animais traz outros benefícios para a cidade como: evita o câncer de mama nas cadelas, evita a proliferação desordenada de animais, evita infecção uterina nas cadelas, evita a transmissão de doenças venéreas, evita brigas nas ruas e permite uma qualidade de vida saudável para os animais.

            Além de todas as vantagens citadas acima, Dra. Fernanda esclarece que a castração se torna uma questão de saúde pública e exemplifica: "se uma fêmea entra no cio duas vezes por ano, ela terá 18 filhotinhos, que logo estarão procriando numa proporção incontrolável. Da outra vez que tivemos aqui, realizamos 300 castrações, desta estamos planejando o mesmo número de procedimentos, isto significa que neste ano evitaremos o nascimento de 10.800 cachorros no município e se multiplicarmos essa número por 18 de novo para cada filhote, imagina a quantidade de animais".

           Francini enfatizou ainda que devido ao grande número de pedidos de castração de machos, a equipe irá disponibilizar 1 dia somente para o procedimento nos cachorros machos. O Castramóvel opera gratuitamente os animais, ficando por conta dos responsáveis apenas cuidar do pós operatório, que ocorre de maneira bastante tranquila.

DSCN1019R

ee4cfc75 4905 4376 99fc 24afdfcf7176

Tida Grillo

JornalismoPMSD

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização