Atualização do CadÚnico é fundamental para recebimento de benefícios

 

Patrimônio da Serra

Atualização do CadÚnico é fundamental para recebimento de benefícios

            Numa ação contínua de busca ativa, a equipe do CadÚnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está trabalhando na mobilização e na atualização dos dados cadastrais dos beneficiários, com foco nos beneficiários do BPC - Benefício de Prestação Continuada.

        O cadastro ou atualização no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) vai até o dia 31 de Dezembro deste ano e atende a uma determinação do Ministério do Desenvolvimento Social. Quem não fizer o recadastramento terá seu pagamento suspenso.

        Assim, para evitar a suspensão do benefício, o interessado deve realizar a atualização do cadastro ou fazer o seu cadastramento na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ou em qualquer sede dos CRAS.

        Segundo o responsável pelo CadÚnico, funcionário Sandro Walas, para atualização dos dados, o interessado deve apresentar todos os seus documentos pessoais e ainda fornecer os números de CPF de todos os membros da família, visando permitir a identificação do beneficiário e de sua família no momento da avaliação do benefício pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

            Sandro ressaltou ainda que como o Governo Federal está muito preocupado com a atualização dos dados cadastrais dos beneficiários do BPC, que são pessoas idosas com mais de 65 anos e portadores de deficiência, a equipe da Secretaria de Assistência Social vem realizando, desde início de agosto, um trabalho de monitoramento nas comunidades rurais, objetivando orientar e encontrar os beneficiários do BPC.

Formoso 2Formoso

           

              Até agora já foram visitadas as comunidades rurais de Cachoeirinha, Corujas, Dores, Formoso, São João da Serra e Patrimônio da Serra, Patrimônio dos Paivas, Jacuba, Soledade, Mantiqueira, Posses e Perobas e identificado um número expressivo de beneficiários do BPC que ainda não estão cadastrados no CadÚnico, uma vez que até 2016 esta não era exigência para recebimento do Benefício da Prestação Continuada.

 O que é o BPC?

        O BPC é um benefício assistencial garantido pela Constituição Federal de 1988, que assegura a transferência mensal de um salário mínimo à pessoa idosa com 65 anos ou mais e à pessoa com deficiência de qualquer idade, mesmo que nunca tenha contribuído para a Previdência Social.

        Nos dois casos, o cidadão que pleiteia o benefício deve comprovar que não possui meios de se sustentar ou que é sustentado pela família, cuja renda familiar total deve ser de até ¼ do salário mínimo. Sandro alerta que é Importante lembrar da inclusão do requerente juntamente com sua família no Cadastro Único.

        A equipe do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, esta realizando diversas ações visando facilitar o acesso do idoso e do deficiente ao cadastramento ou recadastramento afim de manter o beneficio.   

Dores do Paraibuna    

Tida Grillo

JornalismoPMSD

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização