Secretária de Assistência Social participa de capacitação sobre Família Acolhedora

31fdc15c 760f 4e96 bfd7 b9c3031b4631r

 

Secretária de Assistência Social participa de capacitação sobre Família Acolhedora

                A secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas Patrícia Aparecida de Almeida e a assistente social do CREAS Narraiana A. Augusto participaram de uma capacitação sobre Família Acolhedora, promovida pelo Instituto Avance, nos dia 27 e 28/08, no anfiteatro do Ramada Encore Minascasa Hotel, em Belo Horizonte.

            Com ênfase na Proteção Social Especial de Alta Complexidade/Acolhimento Familiar de Crianças e Adolescente, o curso foi direcionado aos gestores de Assistência Social, coordenadores de CREAS e CRAS, profissionais da Proteção Social de média e alta complexidade, juízes, promotores e técnicos dos Tribunais de Justiça da Infância e Juventude.

            O objetivo foi qualificar as equipes técnicas dos Serviços de Acolhimento Familiar, buscando permitir uma reflexão acerca da fragilidade das relações presentes no cotidiano de trabalho, além de buscar permitir uma compreensão das violências que levam crianças e adolescentes ao acolhimentos e das questões complexas que permeiam as relações entre acolhidos e família acolhedora.

            O curso contou com metodologia de aulas expositiva e dialogada, com recursos de multimídia, dinâmicas e trabalhos em grupo, com uma sistemática de abordagem aos seguintes temas: aprofundamento da concepção de família, território, convivência e vínculos; Serviços de Família Acolhedora nos municípios; questões afetivas do Acolhimento Familiar; importância do trabalho em Rede; proteção e adoção das crianças em situação de acolhimento; atribuições e obrigações das famílias acolhedoras em atividade de acolhimento e outros.

            Na oportunidade, foi apresentada a experiência exitosa do Serviço de Acolhimento Familiar de Cascavel, com relatos práticos e apresentação de vídeos, que demonstram a realidade do serviço na visão técnica, na visão das famílias acolhedoras, na visão dos acolhidos e na visão das famílias de origem atendidas.

            Nas palavras da secretária Patrícia, é interesse do prefeito Betinho de Azevedo manter o município participativo em todas as ações que trarão benefícios e aprendizagem para a melhoria dos serviços socioassistenciais oferecidos à população, capacitando os profissionais para que os serviços e programas sejam executados com excelência.

Tida Grillo

JornalismoPMSD

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização