Alunos do Colégio São José montam robôs em sala de aula

Alunos do Colégio São José montam robôs em sala de aula

A equipe do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal São José concluiu, no final de agosto, a última etapa do projeto "Meu Robô", com a confecção de 5 peças de robô autônomos, conduzidos por controle remoto.

O trabalho foi desenvolvido em sala de aula, através do Projeto "Meu Robô", numa iniciativa da Fundação ArcelorMittal, dentro do programa ArcelorMittal Ciências, em parceria com a ONG Junior Achievement e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O objetivo do projeto foi fortalecer e disseminar a prática da robótica nas escolas municipais e motivar os professores a despertarem nos alunos o interesse pelas carreiras do STEM (sigla do inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), conectando-os com as possibilidades das profissões do futuro.

Para o desenvolvimento do Projeto, o Colégio Municipal São José recebeu kits com materiais e peças, para a montagem pelos alunos dos robôs, com acompanhamento dos professores Érika Vidigal Abdallah e Flávio Corrêa de Andrade, num estudo sistematizado, realizado ao longo desse ano.

Aprendendo / fazendo sobre robótica, num conteúdo lúdico e divertido, os alunos puderam rever e reforçar seus conhecimentos adquiridos de física, matemática e programação. Por outro lado, os professores tiveram a oportunidade de ensinar ciência com mais motivação e resultados práticos.

Para os professores Flávio e Erica esse foi um experimento motivador, com aulas gratificantes que trouxeram a sensação do resultado e de tarefa cumprida. "A aplicação do Projeto "Meu Robô" na sala de aula representou momentos de determinação, de comprometimento, de cooperação e de criatividade na solução dos desafios propostos, contando com grande interação entre alunos de grupos diferentes. Foi um aprendizado com integração e colaboração entre os alunos/grupos".

O Projeto "Meu Robô" foi aplicado nas escolas municipais Santo Antônio, Anita Soares Dulci e São José. Para a secretária de Educação Bárbara V.M. Moreira, esse foi um projeto inovador que trouxe mais interesse ao aprendizado dentro da sala de aula, devido a sua metodologia moderna, de pensamento lógico, raciocínio, trabalho em equipe e acessibilidade à tecnologia, numa linguagem que desperta e motiva mais os nossos jovens.

DSCN1229DSCN1233