Dow e Secretaria de Educação lançam Projeto "Nau dos Mestres"

DSCN1933

Dow e Secretaria de Educação lançam Projeto "Nau dos Mestres"

Aconteceu na tarde do dia 30/10, na Biblioteca Municipal “Antenor Ayres Vianna”, o lançamento oficial do projeto "Nau dos Mestres", programa educativo da Editora Evoluir, patrocinado pela Dow e desenvolvido através da Lei Rouanet. "Nau dos Mestres" visa mostrar para a criança o universo da ciência de uma forma divertida, aguçando a curiosidade e estimulando a descoberta, por meio de desafios e jogos pedagógicos que integram educadores e alunos.

O momento contou com a presença do Líder da Planta da Dow em Santos Dumont, Ernani Campello, da Líder de Relações com a Comunidade da Dow Lilian Silveira, da Coordenadora de Projetos da Evoluir, Júlia Cemionatto, da Diretora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, profa. Bárbara Vieira Marques, do Chefe de Departamento de Educação, prof. Renan de Souza, da Chefe de Divisão de Ensino, Rogéria Ferreira e de representantes da imprensa.

No projeto, os alunos são convidados a navegar entre os saberes das ciências a bordo da Corujola, uma espécie de nave/embarcação dos grandes mestres: Gaia, Apolo, Leonardo da Vinci e Merlin.  Gaia representa o Poder da Terra e sua temática está ligada aos ciclos e elementos da vida, preservação da natureza e biologia.

Apolo é o Deus da Luz e trabalha temas relacionados à energia e a luz. Leonardo da Vinci representa o Poder da Razão e traz experiências ligadas á geometria, aerodinâmica e movimentos. Por fim, Merlin, com o Poder da Química, aborda temas relacionados à química e física.

O programa inclui uma Nau com as caixas dos Mestres, livros do Professor e exemplares de livros dos Mestres para os alunos, experiências, CD de audiodescrição, capacitação de professores e acompanhamento da evolução dos alunos. Traz de maneira forte o elemento lúdico e a criatividade. As atividades propõem desafios que os alunos devem cumprir, aprendendo assim de forma prática e lúdica conceitos de física, química e biologia.

Na oportunidade, Ernani e Renan fizeram uso da palavra, sendo que o primeiro, falou explicou como as ações de cidadania corporativa são importantes para a Dow e quais projetos a companhia prioriza em nossa região. Prof. Renan agradeceu a parceria e falou da importância desses projetos para os estudantes. "As iniciativas estimulam as habilidades, a autonomia de cada um e a colaboração entre todos", enfatizou Renan.

Na sequência, a coordenadora do projeto Júlia, as professoras capacitadas pela Evoluir, e os alunos do Colégio Municipal São José fizeram uma apresentação prática de como funciona a “Nau dos Mestres”. Além do São José, foram beneficiados com o programa a E.M. Profa. Maria Aparecida Dias, do distrito de Dores, e a E.M. de Conceição de Formoso.

DSCN1935

DSCN1926