II Fórum de saúde

DSCN2535

 

II Fórum de Saúde reúne propostas para a Conferência Estadual

            A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram o II Fórum da Saúde abordando o tema central: “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”. O evento aconteceu durante todo o dia 29/03, no Grêmio Mário de Lima e teve como objetivo maior reunir propostas para apresentação na Conferência Estadual de Saúde.

            Os fóruns são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as políticas públicas setoriais. A sua principal característica é reunir representantes do governo e da sociedade civil para debater os desafios e decidir as prioridades para a população.

            O evento contou com dois momentos distintos. Manhã com as palestras “Equidade em Saúde”, proferida pela especialista em Políticas e Gestão de Saúde da SRS/JF, cirurgiã-dentista Letícia Carvalho e com “Financiamento SUS”, pelo conselheiro Municipal de Saúde de Juiz de Fora Dr. Jorge Ramos. Na parte da tarde, o público foi dividido em grupos de debates para elaboração das propostas do município.

            Nas palavras da secretária de Saúde Cláudia, o Fórum proporcionou um encontro importante da sociedade civil, dos funcionários do sistema de saúde e direcionadores, representantes da área da saúde de nosso município, para um debate, visando elencar as prioridades para a cidade. “O nosso maior pleito, que é também de outras cidades, é a atualização da tabela do SUS, porque vemos hoje um sub financiamento do SUS, que está sobrecarregando os municípios com responsabilidades, e prejudicando a população que não consegue ser atendida em suas prioridades”, enfatizou Cláudia.

            Entre as propostas elaboradas pelos grupos, destacamos: criação pelo Estado, de centros especializados de atendimento ao idoso; aprovação pelo Congresso Nacional da Saúde Mais 10 e revisão da EC/95 como fonte de aumento dos recursos para o SUS, a curto prazo; desvinculação da verba da saúde bucal e demais verbas; credenciamento das equipes de saúde que foram descredenciadas em 2018 e participação mais efetiva da Promotoria de Saúde do município nas questões que envolvem o SUS.

            Para representar o nosso município na Conferência Estadual de Saúde, ao lado da secretária Cláudia Paschoal, foram eleitos: Usuário – Ana Maria Fernandes Dielle (efetiva) e Paulo dos Santos Silva (suplente), Clésio Oliveira Santos (efetivo) e Imaculada dos Santos (suplente); Profissional - Ana Caroline Silva Santos (efetiva) e Alexandre de Oliveira Cruz (suplente); Prestador - Walmir da Assunção Rosa (efetivo) e Zaldivar Virgolino Serafim (suplente).

 DSCN2495

            Prestigiaram o evento as seguintes autoridades: Prefeito Betinho de Azevedo, Secretário Municipal de Administração José Geraldo de Almeida, Vereadores João Batista, Dorival Marcos de Oliveira e Cláudio Almeida, representante do Conselho Municipal de Saúde Odinéia Valéria Amorim, aspirante oficial Caio, representando o Comando do 4º Esq.Cavalaria Mecanizado, Provedor do HMSD Ivan Amorim, a secretária executiva do Conselho de Saúde Heloisia Reis Gonçalves de Oliveira, funcionários da área da educação e usuários do sistema.

DSCN2497

Tida Grillo/Bruno Ramos

Jornalismo PMSD

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização