Atividades de lazer encerram Outubro Rosa em nossa cidade

 

7d7ddbdc f1e3 43c6 a6e1 30324d8f8172

Atividades de lazer encerram Outubro Rosa em nossa cidade

                A Secretaria de Saúde com o apoio do Rotary Clube de Santos Dumont encerrou com chave de ouro as atividades e ações voltadas a prevenção do câncer da mulher, intensificadas dentro da campanha internacional - Outubro Rosa .

            O evento aconteceu na tarde de 31/10, no Grêmio Mário de Lima, coordenado pelo Programa Saúde da Mulher, na responsabilidade da enfermeira Ana Caroline Santos , voltado a mulheres usuárias do SUS, com o objetivo de proporcionar um momento de lazer e de reflexão para a mulher sandumonense.

            A ação contou com a acolhida às mulheres pela psicóloga Renata Abreu do CEAE – Centro Estadual de Atenção Especializado de Juiz de Fora, apresentação musical da sandumonense Marcília Queiroz, aula de zumba com o grupo do Luiz Fernando, desfile de moda com a participação de lojas femininas da cidade, sorteio de brindes ofertados pelo comércio local e distribuição de saquinho surpresa cheio de guloseimas e de uma rosa – símbolo da vida.

            Durante o evento houve a apresentação do Projeto Aninha e Mateus Corrente do Bem, desenvolvido pela cabeleireira Estefânia Carvalho e grupo de mulheres que confeccionam bonecos de panos menino/ menina e percorrem hospitais e instituições distribuindo os bonecos Aninha e Mateus, levando uma mensagem positiva de vida, alegria e conforto, especialmente às crianças com câncer, que recebem ainda uma cartinha escrita à mão por alunos de escolas visitadas pelo projeto.

            O ápice da atividade foi a apresentação de depoimentos de quatro mulheres que venceram a doença e de outra que ainda está em tratamento, numa roda de conversas; expondo suas dores, desde a hora do diagnóstico ao enfrentamento do tratamento e na superação da doença, e suas reflexões sobre a vida. De forma simples e bastante otimista elas falaram da importância de ficar atenta ao próprio corpo, da rotina de exames, do medo do desconhecido, e da determinação em relação a cura.

Segundo a Secretária de Saúde Cláudia Paschoal, o evento teve por objetivo fazer a mulher parar para pensar no seu corpo e nos cuidados que deve ter com ele, buscar sua auto estima, repensar o excesso de trabalho, estresse e de preocupações que levam às doenças em geral. “A mulher com câncer de mama se sente exposta em sua feminilidade e por conseqüência em seus sentimentos. Por isso é fundamental trabalhar a autoestima e   a vaidade, como formas de renovação pessoal e de fortalecimento interior”, ressaltou Cláudia.

Tida Grillo/Bruno Ramos

JornalismoPMSD

d76869ab aaa6 4564 9b7b fa5848aeb47f

 b4cf77fa 1391 4435 a49b df8cf9421419

06abb443 7b12 4d2f 8334 96f7483a5ba9

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização