Como se prevenir do coronavírus

 

virus

 

Como se prevenir do coronavírus

CORONAVÍRUS Perguntas e Respostas - Informativo 1

Secretaria Municipal de Saúde SD

Coordenadoria de Vigilância em Saúde

O que são os Coronavírus?

              Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus que têm formato de coroa. Eles causam doenças que variam desde um resfriado comum a infecções respiratórias mais graves. Já provocaram outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19. Ele foi descoberto no final de dezembro de 2019, na China.

Quais são os sintomas apresentados por uma pessoa que foi infectada com um coronavírus?

              Os sinais comuns incluem sintomas respiratórios, febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até a morte

Tosse seca, febre e cansaço são os principais sintomas, mas alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarréia. Nos casos mais graves, que geralmente ocorre em pessoas que já tenham outras doenças associadas, há síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.

Os coronavírus podem ser transmitidos de pessoa para pessoa?

              Sim. Alguns coronavírus podem ser passados de pessoa para pessoa, geralmente após contato próximo com um paciente infectado, como por exemplo, em casa ou num centro de saúde.

Por meio de três formas:

  1. Por vias respiratórias, como pelo ar e por gotículas provenientes de espirros, tosse e da fala de indivíduos infectados;
  2. Por contato físico, como beijos e abraços;
  3. Por meio do contato de superfícies contaminadas, como segurar em corrimão, maçanetas etc.

Os seres humanos podem ser infectados com um novo coronavírus de origem animal?

              Investigações detalhadas sugerem que o Sars-CoV foi transmitido das civetas (um mamífero carnívoro de origem asiática) para humanos na China em 2002, e o Mers-CoV de camelos dromedários para humanos na Arábia Saudita em 2012. Vários coronavírus conhecidos estão presentes em animais que ainda não infectaram humanos. À medida que o controle melhora em todo o mundo, é provável que mais coronavírus sejam identificados.

Existe tratamento para um novo coronavírus?

              A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que ainda não há tratamento específico para a doença causada pelo novo coronavírus. No entanto, muitos dos sintomas podem ser tratados e, portanto, o tratamento tem como base a condição clínica do paciente. Além disso, os cuidados de apoio às pessoas infectadas podem ser altamente eficazes.

Os pacientes infectados recebem tratamento para aliviar os sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento indicado é repouso e consumo de bastante água. As medidas adotadas para aliviar os sintomas são:

Medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).

Umidificador no quarto ou banho quente para aliviar a dor de garganta e tosse.

Em casos mais graves, a equipe médica avalia outros medicamentos e meios para o tratamento, de forma específica.

O que a pessoa pode fazer para se proteger?

              As recomendações para reduzir a exposição e a transmissão de uma série de doenças incluem a manutenção básica da higiene das mãos e respiratórias, práticas alimentares seguras e evitar contato próximo, quando possível, com qualquer pessoa que mostre sintomas como tosse e espirros.

Higienizar as mãos e superfícies, como móveis e corrimão, são as principais formas de se prevenir contra o novo coronavírus. Mesmo com as mãos limpas, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Além disso, é preciso limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

              Já o uso de máscaras é mais recomendado para quem estiver em contato com alguém com sintoma gripal ou para quem for viajar para áreas de risco de contaminação pelo vírus. Vale lembrar que as máscaras descartáveis devem ser trocadas a cada duas horas. A máscara também deve ser usada por pessoas que estão apresentando sintomas de Covid 19, para que essa atitude proteja outras pessoas.

              O Ministério da Saúde alerta para que não seja feito o compartilhamento de itens pessoais, como talheres e toalhas. Também é recomendável manter a uma distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.

 Como lavar as mãos corretamente?

              As mãos devem ser lavadas com água e sabão, ou higienizadas com álcool 70%. A recomendação é que a higiene seja completa, inclua a parte inferior da ponta das unhas e alcance também a região do pulso. Ver ilustração abaixo:

Existe uma vacina para um novo coronavírus?

              Não. Quando uma doença surge, não existe vacina até que uma possa ser desenvolvida após testes em laboratório. Segundo a OMS, este processo pode levar algum tempo.

Os profissionais de saúde sofrem risco de contrair o novo coronavírus?

              A OMS explica que sim, pois os profissionais de saúde entram em contato com os pacientes com mais frequência do que o público em geral. A agência recomenda que os profissionais de saúde utilizem sistematicamente medidas apropriadas de prevenção e controle de infecções.

Quais as recomendações da OMS para os países?

              A OMS incentiva todos os países a aprimorar sua vigilância para infecções respiratórias agudas graves, SARS, revisar cuidadosamente todos os padrões incomuns de casos ou pneumonia e notificar qualquer suspeita ou confirmado de infecção por um novo coronavírus. Os países são incentivados também a continuar fortalecendo sua preparação para emergências de saúde, em conformidade com o Regulamento Sanitário Internacional de 2005.

Mercadorias vindas da China podem transmitir o vírus?

              O risco de contaminação por coronavírus envolvendo mercadorias vindas da China é baixo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a agência, a probabilidade de uma pessoa contaminar as mercadorias comerciais é pequena. E, mesmo se o item fosse infectado, o vírus não resistiria a movimentações e diferentes condições de temperatura.

Que produtos de limpeza podem matar o vírus?

              O novo coronavírus, que causa a doença do Covid-19, pode ser morto por produtos de limpeza desinfetantes de fácil acesso, como álcool 70%, água sanitária e até com a combinação de água e sabão. Por isso, é de grande importância e eficácia que se tome como hábito lavar constantemente as mãos e o pulso, com água e sabão, ou com álcool em gel. O álcool e a água sanitária podem ser utilizados também para a limpeza de superfícies.

              "O vírus possui uma cápsula de gordura protetora, e a limpeza com estes produtos retira a cápsula e mata o vírus".

LEMBRE-SE:

              Esse é um vírus antigo, que sofreu mutações para uma cepa nova e a mesma tem causado casos graves em alguns grupos específicos de pessoas. A maior parte dos casos, porém, é assintomática ou aparece como um resfriado leve. Os casos graves acometem principalmente os pacientes mais velhos e também os que têm alguma comorbidade, ou seja, alguma doença de base, especialmente quando ela está descontrolada. Exemplos: diabetes

Cuidados e procedimentos de segurança que devemos adotar:

              Devemos identificar rapidamente aquelas pessoas que estão com algum sintoma como febre e sintoma respiratório, e que estiveram na lista dos países  com transmissão sustentada do vírus, nos últimos 14 dias.

              Esses pacientes suspeitos devem procurar atendimento médico e, no atendimento, identificar sua situação. Lá ele deverá receber uma máscara e ficar numa sala separada aguardando seu atendimento.

              Por enquanto, os casos do Brasil são importados, ou seja, são pessoas que estiveram em outros países. Até o momento não temos transmissão autóctone, mas isso poderá acontecer, de acordo com a transmissão que está acontecendo em outros países.

Obs.:

Este é um informativo preliminar, pois em se tratando de um novo vírus, diariamente há novas informações e instruções. O importante é se atualizar sempre.

 

Secretaria Municipal de Saúde de Santos Dumont

Coordenadoria de Vigilância em Saúde

 

 

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização