Falcões Tambores recebem premiação em concurso no Rio

 

                A fanfarra infantojuvenil  Falcões Tambores de Santos Dumont conquistou mais uma importante premiação em concurso de bandas e fanfarras no estado do Rio de Janeiro. A fanfarra representou nosso município na Confabanq - 2ª Etapa Interestadual do Rio em Queimados, logrando o 4º lugar geral, 3º lugar Regente Moor e o 5º lugar Corpo Musical.

            O evento aconteceu no último domingo dia 16, em Queimados, onde participaram cerca de 31 bandas da região do Rio. A banda foi composta por 40 integrantes e coordenação do instrutor regente Paulo Henrique de Oliveira- Bocão e do regente Joãozinho da Fanfarra.

            Para parabenizar a fanfarra Falcões Tambores, o prefeito Bebeto Faria recebeu os integrantes João Vitor e Lívia e o instrutor musical Paulo Henrique - Bocão, em seu gabinete na tarde do dia 19 e agradeceu o desempenho da banda em fazer brilhar o nome de nossa cidade no estado do Rio. Paulo Bocão agradeceu ao prefeito o apoio com o transporte.

Tida Grillo

Jornalismo PMSD

Todos contra a Pedofilia

            Mais uma ação do Projeto Seja Dorense foi promovida com sucesso no distrito de Nova Dores.  No último dia 14 de agosto, no salão comunitário,  foi apresentado a comunidade o projeto "Por dentro do MP" e ministrada a palestra "Todos contra a Pedofilia", pelo promotor de justiça Dr. Carlos José e Silva Fortes.

            A ação foi aberta com a encenação da peça "Sedução", apresentada pelas acadêmicas do curso de Pedagogia da Fundação Educacional São José, parceira do Projeto.

            Curador da Infância e Juventude da Comarca de Divinópolis, membro do Grupo de Apoio Técnico da CPI da Pedofilia desde 2008 e coordenador do Movimento Nacional "Todos contra a Pedofilia", Dr. Carlos José discorreu sobre a CPI da Pedofilia instalada no Senado, explicou sobre crimes ligados à pedofilia como abuso e exploração sexual, enfatizou o uso da internet como instrumento poderoso na difusão da pornografia infantil e apresentou alguns casos de abusos ocorridos em vários estados brasileiros.

            Num linguajar simples, Dr. Carlos ressaltou a omissão da sociedade, de mães e responsáveis pela proteção das crianças, convidou a todos a aderir o movimento de combate a pedofilia e citou o Hospital Pérola Byinton de São Paulo como o maior centro de atendimento de vítimas de violência sexual da América Latina.

            Durante o evento os representantes da Procuradoria de justiça de Minas Tarcísio Silva Altino e Matheus Pereira Alves fizeram a divulgação do projeto "Por dentro do MP", explicando a função e atuação do MP, principalmente de orientação e conscientização dos direitos e deveres dos cidadãos.

            Depois da palestra, a juiza diretora do Foro Maria Cristina de Souza Trúlio, que também é juiza da Infância e Juventude, colocou o judiciário à disposição dos interesses da população e  a aluna  Débroa representando a E.M. Maria Aparecida  Dias e as acadêmicas da FESJ fizeram a entrega de uma lembrança sandumonense ao promotor Carlos.

            Finalizando o momento, a coordenadora do Projeto Seja Dorense Maria do Carmo Nunes Nascimento fez um agradecimento especial ao palestrante Dr. Carlos José e ao integrante do Conselho Tutelar Wilson Nepomuceno, pela atuação ativa no Projeto e pela intermediação para a conquista da vinda do promotor em nosso município.

            O evento contou ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas Sebastião Cassete, do comandante da 63ª Cia de Polícia Militar Major Costa, do representante do Legislativo vereador Cláudio Almeida, do lider religioso Frei Justino, da chefe do Departamento de Educação  Denise Beatriz Fernandes de Mendonça, do Presidente da Associação do Conselho Comunitário de Dores do Paraibuna  Paulo dos Santos Silva, do representante do 4º Esq.CMEc 1º Ten. Campello, da representante da EPCAR Sarg. Fernanda, da profa. Rosa de Fátima Machado Pinheiro acompanhando as alunas da FESJ.

Tida Grillo

JornalismoPMSD

Projeto Educar realiza palestra para alunos da Anita Dulci

 

                A chefe da Divisão de Arquivo Público e Patrimônio profa. Ana Maria Marques Dias promoveu a palestra "Bens Patrimoniais de Santos Dumont" para alunos da E.M. Anita Soares Dulci na tarde do último dia 17, data de comemoração do patrimônio Cultural,  na Câmara de Veradores.

                O evento foi programado em continuidade ao Projeto Educar de educação patrimonial que vem sendo desenvolvido neste ano pelo Arquivo Público  e pelo Conselho Municipal de Patrimônio na comunidade escolar Anita Dulci.

                Na palestra foram abordados os seguintes assuntos: bens patrimoniais, conhecimento e  preservação de nossa  memória histórica e bens tombados no município. Abrilhantando o momento, a secretária da Fundação Casa de Cabangu, Mônica Castelo Branco Henriques relembrou fatos relevantes para a cidade de sua vivência e contou um pouco da história do antigo clube Palmirense, prédio tombado que abriga hoje a Câmara Municipal.

                Segundo Ana Maria, o Projeto Educar  foi criado com o objetivo de divulgação e educação patrimonial nas escolas do município e inclui palestras, pesquisas e trabalhos diversos sobre os bens tombados. "Agradeço o apoio recebido dos professores da E.M. Anita Dulci, que estão se empenhando em fazer com que os alunos se envolvam na história da cidade, valorizem nossa identidade cultural e se responsabilizem mais pela preservação patrimonial", ressaltou Ana que agradeceu ainda a parceria da Câmara, cedendo o espaço para o Projeto Educar.

Tida Grillo

Jornalismo PMSD

Prefeitura fecha as portas dia 24

            O município de Santos Dumont adere ao movimento promovido pela Associação Mineira de Municípios - AMM de paralisação nas repartições  públicas administrativas no próximo dia 24 de agosto, que tem por objetivo mostrar à sociedade o arrocho financeiro vivido pelos municípios em decorrência da desigualdade na repartição da arrecadação dos impostos.

            No último dia 17 de agosto de 2015, o prefeito Bebeto Faria  assinou o Decreto  2.853 suspendendo as atividades da Prefeitura no 24 e  no qual denuncia a sobrecarga dos municípios ocasionada pela grande transferência de responsabilidades por parte da União e do Estado, que não realizam as transferências financeiras necessárias a execução de políticas públicas.

            Para o prefeito Bebeto Faria, a paralisação do dia 24 servirá de alerta ao governo federal para as dificuldades causadas aos municípios pela pior crise financeira vivenciada nos últimos anos, principalmente com a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios FPM e ICMS. "A paralisação do dia 24 é uma forma legítima de protesto e de chamar a atenção para as dificuldades dos municípios", enfatizou o prefeito.

            Ainda no dia 24, o prefeito Bebeto Faria se encontrará com os prefeitos da Zona da Mata em reunião agendada na Prefeitura de Juiz de Fora, onde os chefes do Executivo discutirão as próximas ações e medidas a serem tomadas pelos municípios da região.

Tida Grillo

Jornalismo PMSD

Dia de Campo discute Produção de Leite Sustentável

P1010030

            Com o tema "Produção de Leite Sustentável", a Associação de Produtores de Leite Balde Cheio de Santos Dumont promoveu o Dia de Campo no sítio São Sebastião, na Mantiqueira, enfocando a sustentabilidade da propriedade São Sebastião  do produtor rural Sebastião Paulino do Carmo. O evento contou com o apoio da Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.

            O Dia de Campo aconteceu na tarde do dia 22, sábado, com programação de palestras e visita técnica pelo sítio São Sebastião, para apreciação do pastejo na área formada para a seca.

            "O uso de sal mineral para vacas de leite" foi o tema apresentado pelo pesquisador da Embrapa doutor em Ciências e pós-doutorado em Nutrição Animal Dr. Milton de Souza Deyrell. O engenheiro agrônomo e mestre em Agricultura Orgânica, professor Frederico Simões de Carvalho ministrou a palestra "Produção de Pastagem de Inverno".

            Encerrando o momento de palestras, o técnico do Projeto Balde Cheio, Pedro Marcos Torre apresentou os resultados satisfatórios alcançados pela propriedade São Sebastião que aderiu ao Programa Balde Cheio há cerca de 1 ano e meio.

            Durante o encontro Pedro Marcos ressaltou as palavras da profa. Jaqueline  Bilibio Klauck sobre Bovinocultura Leiteira no Desenvolvimento Sustentável, na qual a autora explica o importante papel da atividade leiteira na sustentabilidade das propriedades agrícolas familiares, a melhoria que a consolidação de uma bacia leiteira pode proporcionar na qualidade de vida das famílias e a necessidade de investimentos na área, na busca por maior quantidade, qualidade e rentabilidade. "Com a conscientização do produtor a respeito da importância da preservação do meio ambiente e com auxílio técnico, financeiro e social dos órgãos governamentais é que se reduzirá o dano ambiental".

            O Dia do Campo contou com a presença do presidente da Associação de Produtores de Leite Balde Cheio de Santos Dumont Reinaldo Guillarduci, do secretário Municipal de Agricultura Ivaldo Moreira e de um grande número de produtores de leite e ruralistas, cerca de 160 assinantes, que prestigiaram o evento.

            Tida Grillo

Jornalismo PMSD

Projeto "Busca dos egressos hospitalares"

hiperdia

            A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Centro Hiperdia Juiz de Fora promoveu a busca dos egressos hospitalares nos dias 17 e 18 de agosto no Hospital de Misericórdia de Santos Dumont. O objetivo da ação foi o levantamento de pacientes internados com problemas de AVC e diabetes nos anos de 2013 e 2014 que não são acompanhados pelo Centro Hiperdia em Juiz de Fora, referência técnica a Superintendência Regional de Saúde.

            O projeto foi coordenado pela enfermeira Marília Horstit, que veio acompanhada de uma equipe de médico,  enfermeiro e nutricionista. O Centro Hiperdia de Atenção Secundária em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus é um programa da Secretaria de Saúde de Minas Gerais referência ao atendimento de pacientes hipertensos de alto e muito alto grau de risco cardiovascular e diabéticos insulinodependentes.

            O Centro Hiperdia de Juiz de Fora atende via SUS e está disponível à uma população de aproximadamente 720 mil pessoas, residentes em 37 municípios das microrregiões de Santos Dumont, São João Nepomuceno e Juiz de Fora. A pretensão do Hiperdia é melhorar a qualidade de vida e ampliar a longevidade dos pacientes com hipertensão e diabetes, doenças complicadoras dos renais crônicos, pacientes atendidos na Fundação Imepen.

Palestra para as equipes das Unidades de Saúde

            Dentro do Projeto Hiperdia, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um momento de implementação e conscientização da necessidade do tratamento da diabetes de forma precoce, voltado para as equipes do Estratégia Saúde da Família: médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde das Unidades Básicas de Saúde.

            O evento aconteceu na manhã do último dia 27, na Câmara de Vereadores, com uma palestra abordando cuidados gerais com pacientes diabéticos para redução de riscos e complicações micro e macro vasculares do diabetes, proferida pelo médico pós-graduando em endocrinologia  Marcelo Henrique de Castro Paiva.

            No encontro, a secretária Municipal de Saúde Thaís Moreira Gomes aproveitou o momento para pontuar algumas questões que envolvem a prestação de serviço à saúde e o secretário Municipal de Administração Dalton Abud enfatizou a necessidade de se dar mais importância à saúde e ao bem estar pessoal.

Tida Grillo

Jornalismo PMSD

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização