CEAE-HAS/DM/DRC-JF capacita profissionais da saúde

 

DSCN0699Foto 1

CEAE-HAS/DM/DRC-JF capacita profissionais da saúde

            O Centro Estadual de Atenção Básica CEAE-HAS /DM/DRC-Juiz de Fora promoveu uma capacitação para os profissionais da área de saúde que atuam na atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, na tarde do último dia 18, no auditório da Faculdade Santos Dumont/FESJ.

            O objetivo do treinamento foi capacitar os agentes de saúde que atuam nas unidades básicas de saúde para o reconhecimento de pacientes com hipertensão, diabetes e Doença Renal Crônica que apresentam um grau de risco alto e que pela sua situação devem ser encaminhados para o CEAE-HAS/DM/DRC em Juiz de Fora, programa custeado pelo governo.

            Ministrado pelo médico Alessandro Biazoto Cotta, a capacitação contou com uma exposição rápida sobre a Hipertensão Arterial, Diabetes e Doença Renal Crônica com apresentação de forma prática do estágio da doença em que os pacientes devem ser encaminhados ao CEAE, citando os critérios a serem identificados de acordo com a tabela de estratificação de risco.

            Além do dr. Alessandro, a equipe do CEAE estava composta do profissional Referência Técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais Antônio Jacques Barbosa de Moraes Filho e pelos demais funcionários do Imepen – Instituto Mineiro de Estudos e Pesquisas em Nefrologia Talita Menon e Glória Maria.

            Por intermédio de um exercício prático, dr. Alessandro motivou os presentes a reconhecerem os casos a serem encaminhados ao CEAE: pacientes DM com perda visual repentina, hipertensos com alto grau de risco, DM com deformidades e ou amputações, doentes renais (HA e DM) estágio 3b HA secundária, DM com diagnóstico de perda de sensibilidade protetora plantar, DRC estágios iniciais com proteinúria e hematúria, HA + lesão de órgão alvo, entre outros.

            Segundo Talita Menon do Imepen, o encaminhamento do usuário para o CEAE proporciona uma qualidade de vida melhor, por que além das consultas especializadas o Centro oferece um atendimento multidisciplinar com fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, enfermeiro, educador físico, farmacêutico, nutricionista, angiologista e oftalmologista, além de exames. “Tudo custeado pelo governo”, enfatiza Talita.

EVOLUÇÃO DOS ATENDIMENTOS DO MUNICIPIO DE SANTOS DUMONT NO CEAE-HAS/DM/DRC-JUIZ DE FORA, NO PERÍODO DOS ANOS DE 2013 A 2017

Base de dados: Sistema CEAE-HAS/DM/DRC-Juiz de Fora – ANOS 2013 a 2017

O GRÁFICO CONTEMPLA O TOTAL DE ATENDIMENTOS (CONSULTAS NOS AMBULATÓRIOS: HIPERTENSÃO, DIABETES, DOENÇA RENAL CRÔNICA, OFTALMOLOGIA, ANGIOLOGIA, SERVIÇO SOCIAL, NUTRIÇÃO, PSICOLOGIA, FAMÁCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA, ENFERMAGEM E NOS EXAMES: ECG, ECO, HOLTER, MAPA, ITB, RETINOGRAFIA COM CONTRASTE, RETINOGRAFIA SEM CONTRASTE E TESTE ERGOMÉTRICO)

 

 

 

 

 

 

 

Base de dados: Sistema CEAE-HAS/DM/DRC-Juiz de Fora – ANOS 2013 a 2017

View the embedded image gallery online at:
http://www.santosdumont.mg.gov.br/noticias#sigProId4a447e6327

Tida Grillo

JornalismoPMSD

Novo secretário de Estado de Agricultura visita o município e se encanta com Feira Noturna dos Produtores Rurais

 

DSCN0704

Novo secretário de Estado de Agricultura visita o município e se encanta com Feira Noturna dos Produtores Rurais

O município de Santos Dumont recebeu, na tarde do último dia 18/04, a visita do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em exercício, Amarildo José Brumano Kalil, que veio para participar de uma reunião a convite da Secretaria de Agricultura e da Associação de Apicultores de Santos Dumont- APISDumont.

            Recepcionado pelo Chefe de Gabinete José Geraldo de Almeida e pelo secretário Municipal de Agricultura Juraci Ribeiro Ferreira, o secretário Amarildo aproveitou sua presença na cidade para conhecer a Feira Noturna dos Produtores Rurais de Santos Dumont.

            Ao lado do Secretariado Municipal e do ex- secretário de Estado da Agricultura Pedro Leitão, o secretário Amarildo percorreu a Feira, visitou as barracas, cumprimentou e conversou com os produtores rurais, manifestando sua satisfação com a qualidade dos produtos comercializados.

            Após a visita a Feira, o secretário Amarildo participou da reunião com a Associação de Apicultores, coordenada pelo presidente da entidade Arilson Dias da Cruz. O objetivo do encontro foi solicitar o apoio do Estado no desenvolvimento da atividade em nossa cidade, visando o fortalecimento da APISDumont.

De sua parte, o secretário Amarildo mostrou boa vontade em ajudar a associação e a cidade nas suas prioridades para o meio rural; parabenizou os produtores rurais pela Feira Noturna, ressaltando que de todos os municípios que receberam o kit de barracas, Santos Dumont foi o que conseguiu melhor organizar a Feira e ofereceu disponibilizar um kit mel para a APISDumont.

            O encontro contou ainda com a presença dos secretários Inácio Crescêncio, Bárbara Vieira Marques, Frederico Kingma, Marco Aurélio Germano, do presidente do Sindicato Rural Sidney Ribeiro, do Gerente Regional da Emater Hildebrando Lopes, dos produtores e dos funcionários da Secretaria de Agricultura Elizângela, Raquel e os técnicos Silvio e Tatina Amaral.

View the embedded image gallery online at:
http://www.santosdumont.mg.gov.br/noticias#sigProId863db01894

Tida Grillo

JornalismoPMSD

“Fazendo Acontecer “ lança Campanha do Agasalho

 

IMG 20180407 102723342 HDR

“Fazendo Acontecer “ lança Campanha do Agasalho

            A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas promoveu a ação social “Fazendo Acontecer - lançamento da Campanha do Agasalho”, no último dia 07/04, na praça Cesário Alvim.

            A ação incluiu uma programação diversificada de entretenimento e serviços, reunindo na praça central da cidade lazer, cultura, brincadeiras e informações. As crianças puderam ter um dia especial de muita alegria passeando de Trenzinho, pintando os rostinhos e nos brinquedos: Pula-Pula, Touro Mecânico, Castelo Inflável, Tombo Legal e Guerra de Cotonetes.

            Na área da saúde foram disponibilizados os serviços: Teste de Sífilis, Aferição de Pressão e Glicose, Saúde Bucal e vacinação contra Febre Amarela.  Além desses, foram distribuídos materiais educativos e informativos.

As barracas de Corte de cabelo e de emissão de carteira de identidade 1ª via foram muito requisitadas e durante todo o evento foram distribuídos pipocas e algodão-doce.

O evento contou com apresentação de zumba e de dança pelos alunos da Fundação Futuro Brasil, apresentação do Coral de Idosos do Cras, apresentação do Coral de Crianças do Evangelho Quadrangular e apresentação das bandas de música Falcões Tambores e Nossa Senhora Aparecida.

A secretária de Assistência Social Patrícia Almeida coordenou os trabalhos ao lado dos funcionários da Assistência Social e das equipes dos CRAS, contando com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, da Polícia Civil e de voluntários que prestam serviços na área.

            Segundo a secretária Patrícia, a campanha do agasalho continua durante todo o mês de abril e na medida que forem entrando as doações, as peças serão separadas e entregues nas comunidades mais necessitadas. “As doações poderão ser feitas na própria Secretaria, no horário normal de funcionamento”, esclareceu Patrícia que espera a adesão de toda a população nessa proposta de agasalhar o próximo.

IMG 20180407 103335994IMG 20180407 103118788 HDR

DSC00972

Tida Grillo

JornalismoPMSD

“Projeto Imagens em Movimento” chega ao município

 

IMG 20180411 WA0020RED

 

“Projeto Imagens em Movimento” chega ao município

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura fecha nova parceria com a Fundação ArcelorMittal, visando o desenvolvimento e aplicação do “Projeto Imagens em Movimento” em nosso município.

A apresentação do Projeto e reunião entre os parceiros para finalização dos detalhes aconteceu no último 11/04, na Secretaria de Educação, contando com a presença da secretária de Educação Bárbara Vieira Marques, do Chefe do Departamento de Educação Renan de Souza e Silva e da responsável pela Comunicação e Responsabilidade Social da ArcelorMittal Juliana Moreira Costa.

Na oportunidade, representantes da Fundação ArcelorMittal Carolina Gontijo, Gustavo Jardim e Luiz Bochino fizeram uma breve apresentação do Projeto,  que será trabalhado no tema “Lugares e suas histórias” através de oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema voltadas para estudantes de escolas públicas, de curso de formação em audiovisual para educadores e de eventos de exibição dos filmes realizados pelos estudantes participantes.

Segundo o Chefe do Departamento de Educação, o Projeto é fruto de uma parceria com a Cinemateca Francesa e seu dispositivo pedagógico internacional “Cinema, cem anos de juventude” agrega diversas organizações, cineastas, professores e estudantes de vários países dedicados a discutir e vivenciar a aventura da (re)descoberta do cinema numa ação em rede. “Imagens em Movimento é um projeto pioneiro na América Latina a integrar essa rede internacional de pesquisa sobre o cinema”, enfatizou Renan.

Com o aval do Ministério da Cultura, por intermédio da Lei Rouanet, o Projeto era realizado apenas no Rio de Janeiro em parceria com a Cinemateca Museu de Arte Moderna (MAM) e na cidade de Sabará – MG. A partir de agora será desenvolvido em nosso município, tendo como público alvo os alunos do 8º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino, “o que para nossa cidade é uma grande oportunidade de contar um pouco de nossa história através dos olhares de nossos alunos”, ressaltou Renan.

A reunião contou ainda com a presença do Chefe de Departamento de Cultura Bruno Guilarducci e da Chefe de Divisão de Ensino Rogéria Ferreira.

Tida Grillo

JornalismoPMSD

Convênios Federais e Estaduais listam mais de R$ 7 milhões para asfaltamento e outras obras em nossa cidade

 

DSC00970

Convênios Federais e Estaduais listam mais de R$ 7 milhões para asfaltamento e outras obras em nossa cidade

            Durante a solenidade para assinatura de autorização de abertura de processo licitatório, visando à execução de obras no Loteamento Espacial e asfaltamento de ruas no Córrego do Ouro, na manhã do dia 7/04, no saguão do Paço Municipal, outros Convênios firmados com entes Federais e Estaduais em andamento foram apresentados para a população.

           

  • Contrato 100.360.05/2012 com o Ministério das Cidades, no valor de R$ 1.500.000,00

Objeto: Execução de obras no Bairro Córrego do Ouro

>Pavimentação com blocos de concreto: Rua Robson Geraldo, Rua João Paulo VI, Rua Pio XII e Rua João Paulo II - Todas no Loteamento Espacial

>Asfaltamento: Rua José Barbosa de Carvalho, Rua Juarez Cristino e Rua Vereador Calixto Barbosa

  • Contrato 1009.300.19/2013 com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Valor R$ 350.000,00

Objeto: Encascalhamento e Recuperação da estrada rural de Soledade até Perobas

  • Contrato 1013.764.06/2013 com o Ministério das Cidades, no Valor R$ 3.000.000,00

Objeto: Asfaltamento de diversas ruas:

>Rua Constantino Horta, Rua José Victor Cerqueira, Rua Mestre Dunga, Travessa Carminha (Bairro 4º Depósito)

>Rua Projetada (ligação entre a Rua Dr. Gustavo Luiz Abry e a Av. Palmira no Bairro Córrego do Ouro)

>Rua José Luiz Reis, Rua Alagoas e Rua Lions Club (Bairro das Flores)

>Rua Alberto Santos Dumont, Rua Carlos Hauck, José Pimenta, Rua Prof. Mariz do Carmo e Rua Profa. Miquita Horta ( Bairro Graminha)

>Rua Joana Cunha (Centro)

>Rua São Domingos, Rua Mestre M. Gomes Ferreira e Rua Cônego Lauro Neves (Bairro Boa Vista)

>Ruas Ori Dourado, Antônio Paticié, Travessa dos Ferroviários, Vereador João Venâncio dos Reis e Rua Tupi ( Bairro Vila Esperança) = Concluídas

>Rua Prof. João Vidigal (Bairro da Glória) = Concluída

>Rua Dom Justino, Rua Major Cardoso, Rua Mestre Lúcio Mendes, Rua Francisco M. da Costa, Rua Maq. Pedro Leopoldo da Costa, Rua Odete Mendes Luiz e Rua José Salvador (Bairro São Sebastião) = Concluídas

  • Contrato 1017.258-14/2014 com Ministério das Cidades, no Valor R$ 1.400.000,00

Objeto: Asfaltamento de diversas ruas:

>Rua Cônego Francisco Maximiano Oliveira (Bairro João Paulo II)

>Rua Machado de Assis (Bairro Córrego do Ouro) = Concluída

>Rua Geraldo de Paiva e Rua B (Cond. Ouro Verde) e Rua Ângelo de Moraes de Carvalho (Morro dos Coutinhos) (Bairro Córrego do Ouro)

>Rua Ana Pitela ( Bairro da Glória)

>Rua Arminda Castelo Branco (Bairro Graminha) = Concluída

>Rua Técnico Panamá (Bairro 4º Depósito) = Concluída

  • Contrato com o Ministério da Integração Nacional no valor de R$1.000.000,00 – EM FASE DE LIBERAÇÃO

Objeto: Asfaltamento de diversas ruas:

>Rua Zulmira Stwillians, Rua Arminda Rita Pereira, Rua Horácio Pires, Rua Luiz Ladeira, Rua Antônio C. de Oliveira, Rua Paulo Brasil, Rua José Galvond e Rua Expedito Braz da Silva (Bairro Nossa Senhora Aparecida)

>Rua Giovane Peduzzi ( Bairro Córrego do Ouro)

>Rua Treze de Maio (Centro)

  • Convênio 1801/2015 com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, no valor de R$ 18.592,02

Objeto: Sinalização viária da Rua Presidente Juscelino Kubstchek, no Bairro Glória

  • Convênio 1187/2015 com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas no valor R$ 104.000,00

Objeto: Asfaltamento da Rua Dr. Dante Pampanelli no Bairro João Paulo II

  • Convênio 1332/2017 com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas no valor estimado R$ 270.000,00

Objeto: Construção da Ponte de Conceição do Formoso

SecAdmPMSD

Prefeitura anuncia obras no Loteamento Espacial no Córrego do Ouro

 

DSCN0659RED

 

Prefeitura anuncia obras no Loteamento Espacial no Córrego do Ouro

            O prefeito Betinho de Azevedo promoveu uma solenidade pública para assinatura de autorização de abertura de processo licitatório, visando à execução de obras no Loteamento Espacial no Córrego do Ouro.

            O evento aconteceu na manhã do dia 7/04, no saguão do Paço Municipal, com a apresentação do Contrato 100.360.05/2012 firmado com o Ministério das Cidades, no valor de R$1.500,00, que objetiva a pavimentação com blocos de concreto de ruas do Loteamento Espacial e o asfaltamento de vias públicas no Córrego do Ouro.

            O contrato beneficiará com pavimentação com blocos as ruas Robson Geraldo, João Paulo VI, Pio XII e Rua João Paulo II e com asfalto as ruas José Barbosa de Carvalho, Juarez Cristino e Rua Vereador Calixto Barbosa no bairro Córrego do Ouro.

Betinho: “daremos continuidade as obras iniciadas por outros prefeitos”

            Em seu pronunciamento, o prefeito Betinho ressaltou a importância da abertura do procedimento de licitação para realização da obra e execução do Contrato, que representa um recurso disponibilizado para o município e que depois de muita dificuldade finalmente foi liberado com uma contrapartida reduzida para a Prefeitura.

            “Quero explicar que estamos aqui em nome da população e para trabalhar pela comunidade. Nosso objetivo é atender as necessidades do município e por isso estamos dando prosseguimento aos Contratos/ Convênios que foram firmados por prefeitos anteriores, mas que por alguma razão não conseguiram acompanhar a finalização dos mesmos”, esclareceu Betinho.

Segundo o prefeito, o Contrato do Loteamento Espacial era um convênio dado por perdido pelo município, principalmente devido ao alto custo que representava para a cidade na época de sua disponibilização, que estava com a vigência prescrita, e que a Prefeitura conseguiu reaver, ganhando prazo para a sua execução e uma redução na contrapartida.

Presidente da Câmara apoia obra

Também presente ao evento, o presidente da Câmara Felipe da Silva Chaves demonstrou total apoio a administração do prefeito Betinho, fazendo a devolução antecipada de recursos da Câmara Municipal no valor de R$ 150mil, como aporte financeiro a obra do Loteamento Espacial.

Dep. Federal Marcus Pestana anuncia recurso de R$ 1 milhão para o município

O momento contou com a presença do deputado federal Marcus Pestana que parabenizou o governo municipal por se mostrar tão ativo e trabalhador num período em que a crise econômica e financeira afeta as relações e dificulta a liberação de recursos para os pequenos municípios.

Na oportunidade o deputado Marcus Pestana anunciou a inclusão de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para o município der Santos Dumont, visando contemplar a Secretaria de Agricultura com aquisição de maquinário retroescavadeira e caminhão e a Secretaria de obras e Serviços Públicos com contrato de pavimentação.

Pestana comunicou ainda a liberação de R$ 50 milhões nos royalties da mineração, destinados aos municípios impactados pelos danos causados pela exploração mineral como forma de indenização. Uma lei com texto atual cujo relatório final é de sua autoria e altera as alíquotas de compensação financeira promovendo uma descentralização na distribuição das receitas de royalties e participação especial para beneficiar mais municípios e estados.

A manhã festiva prosseguiu com a realização do “Fazendo Acontecer – Abertura da Campanha do Agasalho”, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na Praça Cesário Alvim, com a disponibilização de brinquedos para as crianças, serviços de saúde, corte de cabelo, apresentação do Coral de Idosos do Cras, apresentação do coral das crianças do Evangelho Quadrangular,    apresentação de Zumba, apresentação de dança da Fundação Futuro Brasil, emissão de carteira de identidade, apresentação da Banda Falcões Tambores e da Banda Nossa Senhora Aparecida.

DSCN0676RED

DSCN0679DSCN0669RED 

Tida Grillo

Jornalista PMSD

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização