Tomam posse novos membros do Conselho Municipal de Esportes

 

 

Novos conselheiros

                O  prefeito Betinho de Azevedo deu  posse aos novos membros do  Conselho Municipal de Esportes de Santos Dumont, nomeados pelo Decreto Nº 3.010 de 26 de maio de 2017. O evento aconteceu na tarde do dia 26/05, contando com a presença do secretário Municipal de Meio Ambiente Turismo Esporte e Lazer Marco Aurélio Germano e do chefe de Divisão de Esportes Fabiano Aparecido da Silva.

            Foram nomeados como titulares os representantes do Executivo José Geraldo de Almeida e  Sheila das Graças Ribeiro; do Legislativo Dorival Marcos de Oliveira; da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer Fabiano da Silva; da Secretaria de Educação e Cultura Aleksandra Fernandes de Almeida Freitas; da Liga de Desportos Jorge Luiz da Silva; da Copa Cultura Luiz Carlos Ribeiro; da Liga Sandumonense de Futsal Amarílio Guimarães e dos Prof. de Educação Física Guilherme da Silva Mattos.

            Como suplentes foram empossados: Virgílio Pampanelli Neto e Laurian Viana de Almeida do Executivo; João Batista Crescêncio Barbosa do Legislativo; Moacir de Lima da Sec. de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer; Mavis Bel Jardim da Costa da Sec. Educação; Adilson Carlos dos Reis da Liga de Desportos; José Orlando da Silva da Copa Cultura; Rosimauro Cerqueira Marcelino da Liga Sandumonense da Futsal e Margareth Dias Ribas dos Prof. de Educação Física.

            O Conselho Municipal de Esportes tem por finalidade elaborar e desenvolver os projetos destinados às promoção das atividades esportivas, bem como fiscalizar a sua execução, contribuindo para a elaboração  de políticas públicas municipais relacionadas ao esporte, exercendo o controle social e auxiliando na melhoria da gestão, da qualidade e da transparência das políticas públicas de esporte executadas no município. 

            Esse Conselho exercerá um mandato de 2 anos.

Fabiano Prefeito 2

 

Fabiano e prefeito

Tida Grillo

                

Funcionárias do CRAS participam de capacitação pela SEDESE

 

 

Érica Curso capacitação JF

            Funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas representaram Santos Dumont na 1ª Oficina Regional sobre os Serviços e Programas da Proteção Social Básica em Juiz de Fora, oferecidas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social - SEDESE.

            O encontro aconteceu nos dias 17 e 18 de maio, na Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (Palácio da Saúde). Os funcionários participantes foram
Érica Evangelista da Costa Santos, Patrícia Ohana Gonçalves e Adelaide Pedrosa - representantes dos CRAS "Edir Ramos de Faria", 4º Depósito, e " Hélio Reis", do Córrego do Ouro.

              A capacitação orientou os profissionais com relação às vulnerabilidades relacionais, aperfeiçoamento do PAIF- Programa de Atendimento Integral à Família, Sistema de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e estudos de casos. 

Tida Grillo

Xadrezistas sandumonenses se destacam na Liga X

 

Liga X 4

O município de Santos Dumont, representado pela Escola de Xadrez "Fernando Ferreira Lima",  participou da 1ª Etapa da Liga X - Liga Escolar de Xadrez do Brasil, em Juiz de Fora.

            O campeonato aconteceu no dia 21/05, no Mariano Hall,  em Juiz de Fora e contou com a participação de 5 atletas. A Escola de Xadrez “Fernando Ferreira de Lima” funciona na Biblioteca Municipal Antenor Ayres Vianna, com o trabalho voluntário dos orientadores Ronaldo José Garcia da Silva e Edson Arjona Navarro.

            O prefeito Betinho de Azevedo, a secretária de Educação Bárbara V.M. Moreira Barros e o chefe da Divisão de Esportes Fabiano Aparecido da Silva vem proporcionando total apoio a escola e providenciaram condução para os atletas e responsáveis participarem da Liga X.

            A Liga X é um campeonato de xadrez anual mantido em  07 etapas classificatórias  e 01 etapa final - Super Liga X.  Em cada uma das etapas os alunos acumulam pontos e ao final das etapas,  os oito (08) primeiros colocados em cada categoria se classificam para a Super Liga X. 

            Na 1ª etapa saíram vencedores: 

- Categoria Sub 9 absoluto (masculino) – 1º colocado

Gustavo Lucas G. Faria – disputou 5 partidas e venceu todas;

- Categoria Sub 13 absoluto (masculino) – 3º lugar

José Guilherme O. Bastos – disputou 5 partidas, venceu 4 e empatou 1;

- Categoria Sub 15 absoluto (masculino) – 4º lugar

Rubens Pinto Barbosa – disputou 5 partidas, venceu 4 e perdeu 1.

            As aulas de xadrez acontecem nas  terças e sextas feiras  de 9h30 às 11h e de 14h às 16h. Hoje 15 alunos estão matriculados e aprendem xadrez.

            Feliz com o resultado obtido pelos atletas sandumonenses, a coordenadora da Biblioteca Municipal Sinoméa Catarina Gomes explicou que essa é uma competição importante que contou com mais de 500 participantes. "O excelente  desempenho do grupo de Santos Dumont honra o nome da cidade e do trabalho iniciado há anos atrás pelo idealizador Fernando Ferreira de Lima", enfatizou Méia.

 

Liga X 1

Liga X 2

Liga X 3

 

Tida Grillo

Procure o seu CARNÊ DE IPTU 2017, ISSQN ANUAL e / ou ALVARÁ na Prefeitura

 

FINANÇAS

 

Finanças 2

 

Atenção Contribuintes: Procure o seu CARNÊ DE IPTU 2017, ISSQN ANUAL e / ou ALVARÁ na Prefeitura

            Se você ainda não recebeu seu CARNÊ DE IPTU 2017, ISSQN ANUAL e / ou ALVARÁ do exercício de 2017, favor procurar a Secretaria Municipal de Finanças (Fazenda Municipal), no horário de 12 às 16 horas o quanto antes. Lembramos que o vencimento desses tributos começam em 13/06.

Prefeitura Municipal

Adm. 2017/2020 Honestidade e Trabalho

Agricultura promove curso de Apicultura para Iniciantes

 

Curso apicultura 23Maio2017 2

            Secretaria Municipal de Agricultura promove no período de 23/05  a 01/06  o curso de Apicultura para Iniciantes. O curso está sendo ministrado pelo técnico da Emater  de Aracitaba Flávio Botelho de Souza, com aulas teóricas e práticas numa carga horária de 32 horas,  com encontros presenciais de 8 horas nas terças e quintas feiras, na sede do Sindicato Rural.

            O objetivo do curso é incentivar, treinar, qualificar e capacitar os produtores, para a busca da melhoria da renda familiar, através da atividade apícola. Destina-se a iniciar produtores rurais nos conhecimentos sobre produção de mel e outros subprodutos.

            Nas aulas teóricas é feita uma introdução a respeito da apicultura, mel, própolis,  manejo das colméias,  manejo do apiário, manejo da florada, alimentação das abelhas africanizadas e noções de segurança e técnicas de equipamentos adequados de trabalho.

            As aulas práticas acontecem no apiário do apicultor Josemar Pires, onde os iniciantes vivenciam um maior contato com as abelhas, observando o comportamento social e a biologia das mesmas.

            De acordo com o secretário Municipal de Agricultura Juraci  Ribeiro Ferreira, a disponibilização do curso de apicultura para  iniciantes tem por finalidade  despertar o interesse na arte de criação de abelhas e incentivar a atividade  no município , visando  a reativação da Associação de Apicultores de Santos Dumont - APISdumont.

Tida Grillo     

Canteiros floridos na Praça? É a mobilização CREAS contra o abuso de crianças e adolescentes

 

CREAS Praça 1

            Mais uma vez, no dia 18/05, os canteiros da Praça Cesário Alvim amanheceram com florzinhas coloridas de papel, chamando a atenção para a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação se repete há 5 anos, desenvolvida pelo CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, no evento "Faça Bonito", que marca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes também em nossa cidade.

            Além dos canteiros especialmente floridos, a mobilização dia D contou com tenda de orientação, blitz educativa na Presidente Getúlio Vargas, recreação com o grupo Leiturama e apresentação da Banda e do Coral do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial. O movimento na Praça durou todo o dia.

            No dia seguinte, 19/05, mais uma ação reflexiva sobre o tema foi programada com a Noite de Cinema, na Câmara de Vereadores. O filme "Marcas do Silêncio" trouxe o drama de uma menina abusada pelo padrasto, abordando a complexidade do relacionamento familiar e do papel da mãe nessas situações. O evento foi prestigiado pelas alunas do curso de Pedagogia da Faculdade de Santos Dumont/FESJ e por alunos da escola Estadual Governador Bias Fortes.

            Para a secretária Municipal de Assistência Social Patrícia Aparecida  de O. Almeida, o momento da Campanha Nacional é importante porque intensifica a mobilização no combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes e ainda sensibiliza a população para o direito que toda criança e adolescente tem de desenvolver sua sexualidade de forma segura e protegia.

            A coordenadora do CREAS, psicóloga Priscila Ferreira Polcaro dos Santos ressaltou que a Unidade de Santos Dumont possui um registro de 27 casos de abuso sexual desde 2010. "No entanto,  muitos incidentes ocorrem e ficam impunes, porque em algumas famílias o abuso é visto com certa normalidade pela própria criança,  devido a precocidade de sua iniciação,  ou por causa do medo da criança em contar que "está sendo tratada de forma diferente" por alguém de confiança da família ou até por parente próximo", explicou Priscila.

            O CREAS presta serviços especializados e continuados a indivíduos que tem seus direitos violados, direcionando o foco das ações para as famílias. É um órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas que recebe atenção especial do prefeito Betinho de Azevedo, devido ao seu importante papel no nosso município.

 

CREAS 3

creas 2

Equipe do CREAS e do CAPS

Tida Grillo

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização