Prefeitura e Câmara buscam apoio da SETUR para o Museu

 

SETUR 2

 

O prefeito Bebeto Faria e o vereador Cláudio Paes, através do Deputado Estadual Antônio Jorge (PPS),preocupados com a atual situação do Museu de Cabangu, enviaram seus representantes a Secretaria Estadual de Turismo, visando a buscada liberação de recursos a serem destinadosao projeto de restauração do Museu de Cabangu.

A reunião aconteceu no dia 16 de maio,na Cidade Administrativa (CAMG), conduzida pelo Deputado Antônio Jorge junto ao Secretário de Estado de Turismo Ricardo Faria, com a participação dos representantes do munícipio de Santos Dumont Cláudia Rocha, secretária Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer , Bruno Guilarducci,chefe da Divisão de Turismo,e Ernane Andrade, diretorAdministrativo da Câmara de Vereadores.

Na oportunidade, os nossos representantesentregaram aosecretário Ricardo Faria o projeto arquitetônicovoltado para a restauração dos pavilhões demadeira, jardins e da praça de alimentação docomplexo da Fazenda Cabangu. Num acordo tripartite, oMuseu temgestão da Fundação Casa de Cabangu, amanutenção e a segurança são feitos pelaEscola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR)e o pagamento dos funcionários é feito pela Prefeitura.

Argumentando em nome do nosso município, Antônio Jorge assegurou que a restauração doMuseu é uma das causas do seu mandato, “peloque a instituição representa para a história daaviação no Brasil e no mundo”. Em suas palavras, o deputado afirmou que seempenhará para que os recursos necessáriospara a realização das obras sejam asseguradose pediu agilidade aos representantes daPrefeitura e da Câmara na elaboração dosprojetos técnicos necessários.

De acordo com o secretário de Turismo, Ricardo Faria, o museu é um ponto turístico que reúnecultura, história, entretenimento e é alvo dos visitantes em terras mineiras. “Santos Dumont éuma cidade atrativa por sua natureza. Além disso, ela faz parte da história de Minas Gerais e,obviamente, do país. Ou seja, o município proporciona aos seus visitantes um legado amplo deconhecimento, cultura e lazer”, explicou o secretário.

Com esse encontro e os entendimentos firmados, oprojeto de revitalização encontra-se bem encaminhado e, nas palavras do secretário da SETUR, receberá todo o apoio  da sua Secretaria. “Vamos nosempenhar para que o Museu Cabangu continue atraindo visitantes e sendo referência emnosso Estado”, afirmou Ricardo Faria.

Jornalismo PMSD

19/05/2016

FAÇA BONITO. PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES!

 

 

 

Dia combate abuso infantil 18Maio2015 2

18 de Maio - Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 

            Mais uma vez a praça central da cidade amanheceu no dia 18 de maio, com seus canteiros repletos de flores coloridas de papel, símbolo da campanha nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Buscando sensibilizar a população sandumonense para o movimento contra a violência infantil, o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social realizou em maio diversas atividades educativas de mobilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

            As ações foram desenvolvidas do dia 25 de abril a 20 de maio, contando com distribuição de florzinhas nos prédios públicos da Prefeitura e Secretarias de Assistência Social e Educação,  entrevistas nas rádios com abordagem didática sobre o tema, palestra nas escolas, blitz educativa nas ruas centrais e promoção do 4º Concurso de Redação, Frase e Vídeo alusivos ao tema.

            As palestras foram ministradas pelas psicólogas Simone Tavares e Aline Custódio nas escolas estaduais Governador Bias Fortes, Polivalente, Vieira Braga, Vieira Marques, Cornélia Ladeira, Padre Antônio Vieira, Estadual e Colégio Municipal Santo Antônio.

            A premiação do 4º Concurso de Redação, Frase e Vídeo sobre o tema aconteceu na tarde do dia 20, na Câmara de Vereadores, contando com a presença do secretário da Secretária de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas e do coordenador do CREAS Jony Miguel Tinoco. Resultado:

 Frases: 1º - Escola Municipal Osório de Azevedo

                    Aluna Carolina Alves Divino / Profa. Daniela Xavier dos Santos

              2º - E. M. Vítor Bittencourt dos Santos

                   Aluna Maria Fernanda de Araújo Rosa / Profa. Márcia Marília A. Alvim

              3º - E.M. Vila de Campo Alegre

                   Aluno Diogo Carlos da Silva/ Profa. Ive Juliana S Lamas

  Redações: 1º - E.M. João Mazilão

                   Aluna Letícia P. de Paiva / Profa. Grasiele Oliveira Santos

                   2º - Colégio Santos Dumont

                   Aluna Maria Eduarda de Oliveira Moreira/ Profa. Cristiane M Souza

                   3º - E.M. Anita Soares Dulci

                   Aluna Bruna Brandão Ellena / Profa. Paula Andréa Z Costa

Vídeos: 1º -  E.E. Padre Antônio Vieira

              2º- E.E. Cornélia Ferreira Ladeira

              3º - E.E. Presidente João Pinheiro

            Na explicação da educadora social Vânia Cristina, a campanha contra a violência, o abuso e a exploração de crianças e adolescentes tem como símbolo uma flor, que representa além da lembrança dos desenhos da primeira infância, a fragilidade da criança. O apelo durante a campanha é para que a sociedade FAÇA BONITO protegendo suas crianças e adolescentes.

            O CREAS presta serviços especializados e continuados a indivíduos com seus direitos violados, direcionando o foco das ações para as famílias, contribuindo para que estas possam enfrentar com autonomia os revezes da vida pessoal e social, por ocorrência de negligência e abandono, ameaça e maus tratos, violações físicas, sexuais e psíquicas e discriminações sociais. Órgão vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas, O CREAS atende na Rua Carvalho Leite, número 54, no Centro. Telefone de contato 3251-1217.

            Equipe do CREAS: Coordenador Jony Miguel Tinoco, psicólogas Simnone Tavares, Aline Custódio e Ana Paula Andrade, assistentes sociais Narraina Agnaldo e Luciana Martins, educadores sociais Rafael Meirelles e Vânia Cristina e funcionários Jackson Escobar, Tianinha de Paula e Darciley de Paula.

Tida Grillo

Jornalismo PMSD

18/05/2016

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM SANTOS DUMONT

 

Equipe vacinação Rosana Vanise Hélio Eloisa Vânia Patrícia Lais e Daniella

 A Secretaria Municipal de Saúde de Santos Dumont continua realizando a campanha de  vacinação contra a gripe Influenza, de acordo com as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde.  No dia 27 de abril foi recebido o primeiro lote de vacinas e no dia 09 de maio o segundo lote.

A ação é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas , pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, pessoas privados de liberdade e profissionais do Sistema Prisional.  A vacina aplicada é a trivalente, que protege contra 3 tipos de vírus, H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da Influenza B.

No município a meta é vacinar no mínimo 80% do público alvo. A expectativa é de que o objetivo seja alcançado, uma vez que as pessoas têm demonstrado consciência de que esta vacina previne contra formas graves da gripe e que para os grupos prioritários esta prevenção é de suma  importância.

Desde o início do ano, no Brasil foram registrados 19.880 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e 1.643 mortes por complicações causadas pela doença até  o dia 05 de maio de 2016. Do total de óbitos  registrados,  a maioria foi causada por vírus influenza. ( Fonte:SINAN Influenza Web. Dados atualizados em 04/05/2016).

Em nossa cidade, a vacina está disponível na Sala de Vacinas (ao lado do Lactário)  à Rua Doutor Guilherme de Castro  nº 671,  no horário 8 às 17h  e também nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros.

Para a vacinação, a Secretaria Estadual de Saúde orienta que sejam levados o cartão de vacina, um documento de identificação e o Cartão Nacional de Saúde. No caso de gestantes, levar o “Cartão da Gestante”. Já as mulheres no período de até 45 dias após o parto deverão apresentar documento que comprove a gestação, como certidão de nascimento, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto. Portadores de doenças crônicas deverão apresentar a prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina.

Atenção: pessoas acamadas e residentes em casas de repouso podem ser cadastradas nas Unidades de Saúde e na Sala de Vacinas, neste caso a vacinação será domiciliar. O cadastro pode ser feito também pelo telefone (31) 3251- 2777.

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde aproveitam para agradecer à população que tem participado desta e de outras campanhas de forma consciente, responsável e colaboradora, tornando este trabalho muito gratificante.

É fundamental que todos continuem praticando as medidas de prevenção para as doenças respiratórias de um modo geral:

                                                                       

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS – PREVENIR SEMPRE

 

 -Lave as mãos com água e sabão muitas vezes ao dia ou quando tiver contato com objetos como corrimão, maçanetas, dinheiro e outros.

 -Se não tiver como lavar as mãos naquele momento, use álcool gel para manter as mãos sempre limpas .

 -Ao espirrar use lenço descartável ou cubra a boca com o braço  (não coloque  a mão diretamente na  boca para espirrar).

 -Se utilizar um lenço descartável , jogue-o no lixo e lave as mãos em seguida.

 -Evite colocar as mãos nos olhos, no nariz e na boca

 -Toalhas, batom e outros objetos pessoais também não devem ser compartilhados

  -Evite cumprimentar com a mão ou com beijos.

 -Não compartilhe alimentos, copos, talheres e outros materiais com outras pessoas

 -Evite lugares fechados e com muitas pessoas. (ambientes que facilitam a transmissão do vírus)

 -Em caso de suspeita de gripe procure o médico ou a Unidade de Saúde mais próxima.

 -Não use medicamentos sem orientação médica.

 

Secretaria Municipal de Saúde de Santos Dumont

Vigilância em Saúde

18/05/2016

Trabalhadores são homenageados pelo Executivo e Sindicato

 

 

DSCN7791

            O Executivo Municipal e os Sindicatos dos Trabalhadores prestaram homenagem aos trabalhadores sandumonenses na noite do dia 28 de abril,  promovendo a festa de entrega do título de  Operário Padrão 2016  a 16 representantes  da classe trabalhadora de nossa cidade.

            O evento aconteceu no salão nobre do Grêmio Mário de Lima e foi presidido pela vice-prefeita Luiz Garcia dos Santos em substituição ao prefeito Bebeto Faria que estava em reunião na capital mineira.

            Na noite de gala foram homenageados: Alexandra de Paula Júlio pelos bancários, Anderson Geraldo Santos da Copasa, Carlos Francisco de Souza do Sindicomércio, Cleber Faria da Silva , delegado;  Fernando Miguel da Silva da Industria Faro, Francisco Clemente da Silva Júnior da STD Containers, Genevieve Luciana Ramos da Celeste Viplam, Gilberto Freire da Paz Neto, jornalista; Irani Xavier de OIiveira pelo Sindicato da CBCC, Joelene Cristina Neves dos Santos pelo funcionalismo público, Joseane Aparecida de Amorim da Associação Comercial, Sargento Jorge Luiz de Oliveria da Polícia Militar, Lucimar Oliveira Marques Tavares do Sindicato das Indústrias Hidroelétricas, Maria Aparecida Gomes Primo dos Estabelecimentos de Saúde e Silvânia Aparecida Deocidreiro da Metalgráfica Palmira.

            

Conferência Municipal de Cultura discute demandas do município

 

 

Conferência M Cultura Abr2016 2

            Mais uma etapa para a construção do Plano Municipal de Cultura de Santos Dumont foi cumprida neste mês de abril. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por intermédio da Divisão de Cultura, promoveu a Conferência Municipal de Cultura para discussão das demandas colhidas nos fóruns setoriais ocorridas em 2015 na cidade. O evento aconteceu dia 8 e reuniu artistas locais de diversas área no plenário da Câmara Municipal.

            Durante a Conferência foram discutidas as demandas apresentadas nos fóruns setoriais nas áreas de Artesanato, Música, Literatura, Dança, Teatro, Cinema, Fotografia, Artes Plásticas e Gastronomia. Os anseios da sociedade civil para o desenvolvimento da cultura local inclui  barracas próprias e estilizadas, estúdio público para ensaios, apoio para gravação de CDs e publicação de livros, teatro com a possibilidade de cadeiras móveis, além de cursos de capacitação, apoios em eventos e espaço para convívio intelectual.

            Segundo o assessor Tiago Guimarães, a Conferência de Cultura  trouxe outros olhares para a cultura sandumonense através dos próprios artistas, apresentando como carência maior na área, um espaço específico e bem estruturado para apresentação de atividades culturais de maneira geral, que acomode teatro, apresentações musicais, exposições e  permita o convívio intelectual.

            Além de novas discussões a cerca dos temas, os participantes tiveram a oportunidade de incluir novas demandas a respeito da cultura em nossa cidade. A Conferência deu legitimidade a construção do Plano Municipal de Cultura, que passará a ser redigido em forma de documento oficial para aprovação, visando o fortalecimento e a implantação de políticas publicas para a cultura em Santos Dumont.

Tida Grillo

Jornalismo PMSD

Prefeito Bebeto anuncia que não tentará a reeleição em 2016

 

DSCN7919

            O prefeito Bebeto Faria anunciou ontem, em coletiva à imprensa,  que não disputará as eleições municipais de 2016. Em sua explicação, Bebeto disse que essa foi uma decisão de foro íntimo, procurando coerência entre  seu pensamento e suas palavras, uma vez que é a favor da mudança do tempo de  mandato dos prefeitos  para 5 anos e contra a reeleição de quem está no poder.

            De forma incisiva, o prefeito descartou o seu nome na corrida para as eleições municipais de 2016, e ressaltou que continuará exercendo a sua função de prefeito com a mesma garra de quando entrou, realizando projetos de melhorias para a cidade até o dia 31 de dezembro deste ano. Atitude que solicitou a todos os seus secretários. "Em reunião com os meus assessores, pedi  a todos que continuem dando o melhor para a cidade, atendendo bem a população e buscando soluções para os problemas iminentes", ressaltou Bebeto.

            O prefeito Bebeto agradeceu a sua base política e manifestou que agora se sente mais tranquilo para avaliar nomes ou partidos os quais o seu grupo poderá apoiar nas eleições e que no momento,  está aguardando a hora certa para opinar. Segundo ele, agora, pretende continuar exercendo a sua função de prefeito nas realizações dos projetos de melhorias para a cidade até o fim de seu mandato. "Não me afastarei da política e nem de buscar o melhor para a cidade. Nosso grupo está se reunindo e  continuará participando de maneira efetiva na política", enfatizou Bebeto.

            Outro comunicado feito pelo prefeito Bebeto aos presentes no encontro da tarde do dia 09, foi o planejamento da antecipação do pagamento de 50% do 13º salário ao funcionalismo público para o mês de julho. Uma  medida inédita que, segundo ele visa garantir  esse benefício ao servidor municipal, demonstrando mais uma vez a preocupação que o seu governo sempre teve com a valorização e  qualidade de vida do funcionalismo público municipal.

            Ao lado do prefeito Bebeto Faria, durante a coletiva a imprensa, estavam  a vice prefeita Luiza Garcia Santos, os vereadores da sua  base aliada, o chefe de Gabinete Rodrigo Corrêa, o secretário de Administração Dalton Abud.

             

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização