Estátua de Alberto Santos Dumont é restaurada

 

DSCN0975Re

 

Estátua de Alberto Santos Dumont é restaurada

            Uma notícia boa alegrou a tarde dos sandumonenses, no último dia 21/06. A estátua de Alberto Santos Dumont foi restaurada e colocada no lugar depois de sofrer com "atos de vandalismo" na madrugada de sábado, dia 16/06.

            A constatação do estrago feito no Monumento da Praça e a indignação geral da população, motivaram a Prefeitura, por intermédio da secretária de Meio Ambiente, Luciane Vianna e do Chefe da Divisão de Turismo, Tiago Guimarães, a entrar em contato com o escultor da estátua e buscar a restauração imediata da obra.

            De imediato, o escultor Pedro César de Botucatu - SP, se prontificou a fazer a restauração da estátua aqui mesmo e com enorme carinho e presteza chegou a Santos Dumont na noite do dia 20/06, trabalhou durante horas ininterruptas no dia seguinte e conseguiu restaurar e colocar a estátua no lugar - na Praça Cesário Alvim - às 16h30 da quinta-feira.

            Nas palavras do artista, quando a Prefeitura entrou em contato com ele, parou tudo que estava fazendo em Botucatu e colocou as ferramentas na caminhonete para "atender ao socorro do filho, sarar a ferida", pois como criador da estátua não podia deixar uma obra sua "machucada" ou danificada.

            Feliz com essa grande conquista, a secretária Luciane Vianna destaca a pronta atitude do escultor, que não mediu esforços em atender ao nosso chamado, e ressaltou a importância do Monumento da Praça, que representa um ponto turístico de visitação e um patrimônio cultural que precisa ser preservado.

            Sobre o dano provocado na estátua, o escultor Pedro Cesár explicou que a obra foi confeccionada em bronze, um material próprio, resistente e que não sofre desgastes com o tempo. Para ele, um grupo de, no mínimo 04 pessoas, tirou o parafuso de baixo dos pés da mesma e soltando o braço, tentou arrancar o monumento, o que não foi possível, mas quebrou a peça. "Nunca vi algo assim acontecer", lamentou o artista, dizendo que possui esculturas em várias partes do país e estatuetas do ídolo "Pelé" espalhadas em 56 países.

            A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer, em nome do município, agradece ao escultor Pedro César, que veio de forma gratuita, pela sua atitude de comprometimento, nobreza e profissionalismo, demonstrando respeito a esse bem cultural e apoio a nossa causa que é o culto ao Pai da Aviação.

1de977b0 0edb 42ca 90e5 8950ad53f40eDSCN0963

DSCN0972Re

DSCN0970Re

DSCN0965

Tida Grillo

JornalismoPMSD

           

Três escolas municipais estão recebendo o projeto “Meu Robô”

 

DSCN0960Re

 

 

DSCN0957ReDSCN0956Re

Três escolas municipais estão recebendo o projeto “Meu Robô”

            Professores das escolas municipais Santo Antônio, Anita Soares Dulci e São José receberam capacitação para ensinarem a seus alunos do Ensino Fundamental II conceitos básicos de robótica. O treinamento aconteceu na sala de informática da Biblioteca Municipal Antenor Ayres Vianna e foi ministrada pela equipe da ONG Junior Achievement.

            O projeto "Meu Robô" é uma iniciativa da ArcelorMittal que integra o programa ArcelorMittal Ciências, e em parceria com a ONG Junior Achievement, visa fortalecer e disseminar a prática da robótica nas escolas municipais de Santos Dumont.

            A proposta é que educadores sejam formados para ensinarem aos alunos sobre robótica de maneira lúdica e divertida, reforçando conceitos de física, matemática e programação. Outro objetivo importante do projeto é motivar os professores a despertarem nos alunos o interesse pelas carreiras do STEM (sigla do inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), conectando-os com as possibilidades das profissões do futuro.

            Nos próximos meses, cada escola participante receberá 10 kits com materiais para a montagem de um robô, que deverá ser trabalhado e desenvolvido na sala de aula, através de um estudo sistematizado.

            Para a supervisora do Colégio Municipal Santo Antônio, participante da capacitação, Verônica Mendes, é muito importante o aluno aprender fazendo e por isso, trabalhar com a robótica no dia-a-dia da sala de aula, vai ser muito motivador. “Os alunos hoje em dia convivem muito com o mundo virtual e se em sala de aula desenvolvemos um trabalho que eles possam criar e participar da montagem de algo concreto, o interesse será maior e o aprendizado também".

            A Secretária de Educação e Cultura de Santos Dumont, Bárbara Vieira Marque Moreira ressaltou a importância do projeto. "Estamos muito felizes de sermos a primeira cidade a receber um projeto desse vulto. Nossos educadores estão sendo capacitados para levar esta metodologia moderna para as escolas, que busca incentivar e levar o conhecimento da área das ciências, da física e da tecnologia com uma visão de grande acessibilidade. Agradecemos a ArcelorMittal por esta parceria e oportunidade para nossos alunos".

            O programa ArcelorMittal Ciências, da Fundação ArcelorMittal, tem o foco na realização de ações de Educação Científica, que visam o desenvolvimento de habilidades do século XXI, como pensamento lógico, inovação, raciocínio e trabalho em equipe.

DSCN0958Re

Tida Grillo

JornalismoPMSD

"Ciência Móvel: Arte e Ciências sobre Rodas" chega em Santos Dumont

 

f16d6562 11b8 4916 91cd 438ca63dd487Re

 

"Ciência Móvel: Arte e Ciências sobre Rodas" chega em Santos Dumont

            Já está em Santos Dumont o projeto cultural "Ciência Móvel: Arte e Ciências sobre Rodas", com um Planetário repleto de atividades interativas, aberto para visitação no 4º Esq Cavalaria Mecanizado, de 20 a 22/06 manhã e tarde e no sábado dia 24/06 de 9h ás 12h.

            O Ciência Móvel, Arte e Ciência sobre Rodas é um museu itinerante que viaja levando várias atividades culturais, proporcionando momentos de diversão, descoberta e aprendizagem.

            O caminhão/carreta móvel consiste em salas de vídeos curtos educativos, de exposições temáticas, de multimídias e de jogos com módulos Vocação Educacional, visando a divulgação científica, e Temáticos: Viagem Cósmica, Por dentro de Nós, Na onda da transformação, Água é vida e Meu cérebro me engana.

            Acompanha ainda o Ciência Móvel uma peça de teatro musical com cordel "O rapaz da rabeca e a moça Rebeca", direcionada a alunos a partir do 8º ano do ensino fundamental", visando apresentações às escolas públicas.

            Criado pela Fundação Oswaldo Cruz, através da Lei Roaunet, o projeto objetiva trabalhar a prevenção à saúde por intermédio da cultura, e está em nosso município por intermédio da parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e patrocínio da Dow.

f16d6562 11b8 4916 91cd 438ca63dd487

Tida Grillo

JornalismoPMSD

Projeto quer transformar Centro Cultural em Teatro

 

35628497 10215160609436232 3477177137402740736 RE

 

Projeto quer transformar Centro Cultural em Teatro

            A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer, representada pela secretária Luciane Augusta Vianna e pelo Chefe de Divisão de Turismo Tiago Guimarães, juntamente com a responsável pela Divisão de Patrimônio Cultural Ana Maria Marques Dias estiveram em visita a Estação Ferroviária de Barbacena, na Plataforma Rotunda, no último dia 14/06.

            Recepcionados pela responsável do espaço, atriz Cláudia Valle, o grupo foi buscar informações e conhecer as mudanças estruturais do projeto que transformou a referida estação em um teatro para apresentações culturais diversas.

            No encontro, Cláudia Valle detalhou o processo de restauração interna do espaço, de estruturação do palco e do projeto de iluminação, bem como explicou o plano de ocupação.

            Segundo Tiago, a intenção é trazer essa inspiração para a Praça da Estação, onde funciona o Centro Cultural Paulo de Paula, visto que o espaço se assemelha com o de Barbacena e o mesmo hoje precisa de uma reforma efetiva para melhor estruturação e ocupação dos artistas locais para atividades culturais diversificadas.

            A secretária Luciane esclareceu ainda que não só a Secretaria de Meio Ambiente mas ainda as secretarias de Educação e Cultura e de Obras, nas pessoas dos secretários Bárbara Vieira Marques e Cláudio Paes e do Chefe de Departamento de Cultura Bruno Guillarduci estão unidos em prol da realização deste novo projeto para a cidade, que é a transformação do salão do Centro Cultural em um teatro para atender a comunidade sandumonense.

 35694772 10215160611276278 3388499445858435072 Re

                        Tida Grillo

JornalismoPMSD

Escolas municipais recebem projeto da Ciência Divertida

 

DSCN0952Re

 

Escolas municipais recebem projeto da Ciência Divertida

            A E.M. Malaque Neif Haddad - CAIC, no Córrego do Ouro, recebeu no último dia 12/06, o tetro infantil "O Show da Química", do projeto "Diverte Teatro Viajante" numa realização da Dow e do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, com a parceira da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

            Desenvolvido pela Ciência Divertida Brasil, o projeto consiste levar conteúdos pedagógicos na forma de teatro para espaços alternativos como escola, praças públicas e outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis e integrando contato com o público, interação e participação ativas das crianças.

            Durante a apresentação, o cientista maluco com dois professores assistentes apresenta experimentos científicos interativos, utilizando personagens imaginários, dramaturgia, música, poesia e artes plásticas, na busca de ampliar o interesse cultural pelo teatro no aprendizado prático dos conteúdos de sala de aula.

            Cida Lima e Ronaldo Barbosa deram vida aos personagens, permitindo que por alguns momentos as crianças viajassem no mundo mágico e colorido da ciência e dos experimentos, com criatividade e segurança pessoal.

            O evento contou com a presença da diretora da escola profa. Maria Aparecida Pereira Cândido ao lado das professoras, do Chefe do Departamento de Educação prof. Renan de Souza e Silva, do Chefe de Departamento de Cultura Bruno Guilarducci e da Chefe de Divisão de Ensino Rogéria Ferreira.

            Segundo Renan, o grande diferencial desse teatro infantil, é o apelo lúdico que faz com que a criança participe de forma ativa e aprenda brincando, instigando a sua curiosidade. "E o que se aprende brincando jamais é esquecido", enfatizou Renan.

            O grupo da Ciência Divertida é de São Paulo e ficará na cidade até o dia 14/06, quando encerra as apresentações nas demais escolas municipais: Antônio Fagundes Netto, nas Perobas, Ozório de Azevedo, na Ponte Preta, Colégio Municipal São José, Centro, e Victor Bittencourt dos Santos, na Água Espraiada.

View the embedded image gallery online at:
http://www.santosdumont.mg.gov.br/noticias#sigProId5e6734b30b

Tida Grillo

JornalismoPMSD

"Nau dos Mestres"

DSCN0913RES

 

"Nau dos Mestres"

            A Secretaria Municipal de Educação e Cultura está planejando a vinda de outro importante projeto na área de educação para as escolas municipais. Além do "Ciência Móvel" que conta com a parceria da Fundação Oswaldo Cruz, outro projeto "Nau dos Mestres" promete ser mais um laboratório de ciência móvel para os alunos aprenderem fazendo.

            "Nau dos Mestres" é um programa educativo da Editora Evoluir, que visa mostrar para a criança o universo da ciência de uma forma divertida, aguçando a curiosidade e estimulando a descoberta, por meio de desafios e jogos, integrando alunos e educadores.

            Em reunião com o Chefe do Departamento de Educação prof. Renan de Souza e Silva e com o Chefe do Departamento de Cultura Bruno Guillarduci, a repesentante da Editora Evoluir Mariangela Carocci explicou o que é o programa educativo "Nau dos Mestres".   

            No projeto, os alunos são convidados a navegar entre os saberes das ciências a bordo da nau dos Mestres: Gaia, Apolo, Leonardo da Vinci e Merlin. Gaia representa o Poder da Terra e sua temática está ligada aos ciclos e elementos da vida, preservação da natureza e biologia.

            Apolo é o Deus da Luz e trabalha temas relacionados à energia e a luz. Leonardo da Vinci representa o Poder da Razão e traz experiências ligadas á geometria, aerodinâmica e movimentos.

            Por fim, Merlin com o Poder da Química aborda temas relacionados à química e física. O programa inclui uma Nau com as caixas dos Mestres, experiências, livros Professor, exemplares de livros dos Mestres para os alunos, CD de audiodescrição, capacitação de professores e o acompanhamento da evolução dos alunos.

            Segundo Mariângela, o programa traz de maneira forte o elemento lúdico e a criatividade e a cada história surge um novo desafio que os alunos devem cumprir, aprendendo assim de forma prática e lúdica conceitos de física , química e biologia. "As iniciativas estimulam as habilidades, a autonomia de cada um e a colaboração entre todos".

            Em comum, os dois projetos "Ciência Móvel" e "Nau dos Mestres"são voltados ao ensino da ciência por intermédio da realização de experiências, são patrocinados pela Dow e são desenvolvidos através da Lei Rouanet, oferecendo uma alternativa de aprendizado mais criativo e motivador.

            Satisfeito com essas novidades boas para as escolas municipais, prof. Renan explica que a vinda desses projetos está sendo viabilizada para o 2º semestre, uma vez que ainda haverá encontros para capacitação dos professores. "Esses projetos são motivadores porque trabalham o elemento lúdico, estimulando o interesse pela descoberta e vontade de aprender no aluno", ressaltou Renan.

Tida Grillo

JornalismoPMSD

           

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização