Em função da lei eleitoral vigente, este conteúdo estará temporariamente indisponível

Inaugurada novas instalações do CREAS

 

DSCN8086

            O prefeito Bebeto Faria procedeu a entrega  das novas instalações do Centro de Referência Especializado em Assistência Social- CREAS  "Antônio Pereira Pontes" à comunidade sandumonense,  na tarde do dia 14.  O CREAS funcionava próximo ao asilo e foi transferido para a rua Carvalho Leite, 54, na Graminha, objetivando a maior comodidade dos usuários e ainda facilitar a articulação do serviço com os demais órgãos de defesa e garantias de direitos.

            O evento se transformou num momento de muita alegria com a presença da Banda Tambores Falcões, do coral do grupo de convivência dos CRAS, dos atrativos infantis pula- pula e escorregador e da distribuição de pipoca e algodão doce. Funcionários da Secretaria de Assistência Social e assistidos dos CRAS "Edir Ramos de Faria", 4º Depósito; "Cesário Dulci", Glória, e "Hélio Reis", Córrego do Ouro, integrantes dos grupos da  3ª Idade  "Alegria de Viver", "É Preciso Saber Viver"e "De Bem com a Vida" e  populares em geral prestigiaram a cerimônia e foram conhecer o novo espaço.

            Em suas palavras, o prefeito Bebeto Faria enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelo CREAS de defesa, orientação e apoio a indivíduos e famílias com direitos violados e de enfrentamento a violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O coordenador do Centro Jony Tinoco ressaltou a facilitação dos trabalhos com a aproximação física do Poder Judiciário, MP, Defensoria Pública, Conselho Tutelar e demais órgãos de apoio às políticas públicas setoriais.

            O momento contou com a presença da Diretora do Foro, Juiza Maria Cristina de Souza Trúlio, da promotora da Infância e Juventude Dra. Rita de Cássia Graciosi Gama, do presidente da Câmara Cláudio Paes, dos vereadores Flávio Faria, Zezinho Abud, Felipe da Silva Chaves, dos secretários municipais Sebastião Cassete, Dalton Abud, Cláudia Rocha Jorge, Sérgio Batalha, dos coordenadores do CRAS Marcela Germano, Patrícia Ohana e Diogo Paticcie, Ten Paulo da 63ª Cia de PMMG e Ten Adelson do 4º EsqCMec,  além dos presidentes dos  grupos da 3ª Idade João Paschoal,  Nabiah Nicolau Ferreira de Carvalho, Vilma Gomes e representantes de entidades.

            O novo espaço de atendimento do CREAS fica em uma casa que foi reformada para abrigar os serviços disponibilizados: recepção/orientação, atendimento psicológico, orientação jurídica, serviço social e sala de coordenação/reunião.

            Tipos de violações atendidas no CREAS: adolescentes em cumprimento de medidas sócio educativas; crianças ou adolescentes usuários de crack ou outras drogas ilícitas; idosos, mulheres ou pessoas portadoras de deficiência vítima de violência intrafamiliar, negligência ou abandono;  pessoas em situação de rua e  trabalho infantil.

Limpeza dos Chafarizes da Estrada Real buscam valorizar o turismo

 

Destaque para a equipe da Prefeitura

 

            Preocupados com a manutenção e conservação do potencial histórico e turístico do Chafariz dos Tropeiros e do Chafariz Mariano Procópio,  localizados na Estrada Real dentro do nosso município, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer realizaram a limpeza do trecho, retirando todo o mato do local.

            O serviço de limpeza aconteceu em junho,  feito com roçado, retirada do mato, retirada de entulho e  varrição, o que possibilitou a desobstrução total do Chafariz dos Tropeiros e do Chafariz Mariano Procópio. Esses monumentos  são pontos turístico de grande beleza natural e  de valor histórico imensurável tanto para Santos Dumont, quanto para a Rota turística da Estrada Real.

            Para o chefe da Divisão de Turismo, Bruno Guilarduci, esse foi um trabalho importante muito bem feito pela equipe da Prefeitura, uma vez que o local estava encoberto pelo mato. "Esses monumentos compõem um ponto turístico de nosso município dentro da Estrada Real, que vale a pena ser conhecido e mais explorado pela população local e também pelos visitantes".

Tida Grillo

Jornalismo PMSD

Doações de mudas nativas marcam Dia Mundial do Meio Ambiente

 

 

DSCN8025

            A doação de 1.200 mudas de espécies nativas no distrito de Conceição do Formoso marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente em nosso município, no dia 2 de junho. As mudas foram entregues para a Associação de Moradores do Distrito de Conceição do Formoso com o objetivo de serem plantadas pela comunidade no leito do rio Formoso, que ao longo dos anos vem sofrendo com assoreamento e teve sua situação agravada devido a última enchente ocorrida em fevereiro último.

            A iniciativa foi recebida com alegria pelos moradores, que reconheceram na data,  a oportunidade de fazer algo de bom para contribuir e lutar pela preservação ambiental no local onde moram, afirma a secretária Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer Cláudia Rocha Jorge.

            No dia 03, novas mudas foram doadas para o embelezamento do bairro Fátima. Por intermédio da Associação de Moradores do bairro e da Associação de Orientação ao Meio Ambiente-AOMA,  100 mudas de espécies nativas foram entregues para o plantio próximo a mina e na encosta da Av. Presidente Castelo Branco.

            No Dia Mundial do Meio Ambiente, manhã de domingo 5,  a Praça da Estação foi palco da apresentação do Projeto do Sesc "Contadores de História" em parceria com a Prefeitura Municipal e realizado pelo grupo  LESMA - Liga Ecológica Santa Matilde. O grupo da cidade de Conselheiro Lafaiete trouxe uma manhã de entretenimento cultural agregado ao tema Meio Ambiente, com apresentações de poesias, músicas e cânticos pelos artistas e poetas Wagner Vieira e Osmir Camilo.

            E encerrando as comemorações alusivas ao meio ambiente, o grupo LESMA promoveu mais duas apresentações para as comunidades escolares Malaque Neif Haddad e Elza de Medeiros Nicoliche, do CAIC.

            A Semana de atividades foi realizada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer; Educação e Cultura; Obras e Serviços Públicos e Agricultura e Pecuária, contando com a participação de representantes de entidades: Cap. Sobrinho da Defesa Silva, Paulo Joaquim Salmont e Evanei Guedes Teófilo da associação de Formoso, Robson Magno Mendes da Costa da AOMA, Isidório Romão Lessa do bairro Fátima e comunidade em geral.

                        Tida Grillo

JornalismoPMSD

Mesa redonda discute situação do Museu Casa de Cabangu

 

 

Silte vereador Cláudio vereadora Cláudia Cap.Pedro Suboficial Osawa e vereador Cláduio

            Como atividade cultural alusiva a 14ª  Semana Nacional de Museus, o  Museu Casa Natal de Alberto Santos Dumont abriu suas portas, na tarde do dia 19 de maio,  para abrigar uma discussão sobre a  difícil situação vivida pela Fazenda Cabangu e seu complexo, diante da crise atual que afetou sobremaneira a conservação e recuperação desse bem, patrimônio cultural da humanidade.

            A Semana Nacional de Museus acontece anualmente quando os  museus brasileiros, convidados pelo IBRAM- Instituto Brasileiro dos Museus, desenvolvem uma programação especial com o objetivo de divulgar o papel do museu na sociedade e de aproximar esse espaço de cultura do seu público.

            Nesta 14ª Semana de Museus, o tema norteador das ações foi "Museus e Paisagens Culturais", o que levou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer juntamente com o Conselho Municipal de Turismo a propor uma mesa redonda de discussão sobre o museu de Santos Dumont e as dificuldades enfrentadas por ele. O objetivo primeiro dessa ação foi buscar soluções conjuntas para o enfrentamento da crise e  para buscar a sustentabilidade do parque e museu.

            O momento de reflexão contou com a presença da secretária de Meio Ambiente e Turismo Cláudia Rocha, do chefe da Divisão de Turismo Bruno Guilarduci, do presidente da Câmara de Vereadores Cláudio Paes e sua assessora, dos vereadores Zezinho Abud, Cláudia Corrêa e Cláudio Almeida, dos membros da Fundação Casa de Cabangu Thomás Castelo Branco, Silte Henriques e Mônica Castelo Branco Henriques, do diretor Executivo da Faculdade de Santos Dumont Francisco Gomes Barroso e do professor de Direito Ambiental Rafael Bechara, dos representantes da EPCAR suboficial Kiyoshi Osawa e Cap Pedro Bernardo Dias,  da coordenadora da Biblioteca Municipal Sinoméa Catarina Gomes, da chefe da Divisão de Arquivo Público e Patrimônio Cultural Ana Maria Marques Dias e da jornalista Tida Grillo.

            Depois de muita discussão, de levantamento de dados sobre a real situação do Museu e das necessidades prementes, ficou acordado a urgência de ações de curto prazo como limpeza do parque, volta de funcionamento da cantina para os visitantes nos finais de semana e a formação de uma comissão de trabalhos para repensar a administração do museu dentro de uma ótica empresarial.

Tida Grillo

Jornalismo PMSD

Santos Dumont vence etapa do JIMI em Cataguases

2016 05 29 12.35.18

            A etapa microrregional dos Jogos de Minas – JIMI 2016, no período de 25 a 29 de maio, em Cataguases,  contou com uma partida emocionante em seu encerramento, dia 29. A decisão na prorrogação do jogo entre Santos Dumont e Coronel Pacheco, no Futsal Masculino, deixou o público presente no Ginásio do Clube do Remo de pé. O gol da vitória veio faltando um minuto para o fim da prorrogação. Durante o tempo normal, as equipes empataram em 2x2, o placar final foi Santos Dumont 4 x 3.

            O professor de Educação Física Fabiano José Nogueira esteve presente na final representando a Prefeitura Municipal de Santos Dumont,  que depois de três anos voltou a apoiar uma equipe nos Jogos de Minas.

            Segundo Fabiano, os Jogos de Minas hoje são voltados para o alto rendimento e no município não tínhamos nenhuma equipe com um trabalho direcionado para esse propósito. “Não podemos apoiar equipes que são montadas de última hora para participar de uma competição desse nível, voltamos a dar apoio devido ao trabalho que vem sendo realizado pela Associação Futsal Clarear Sandumonense, com planejamento, treinos freqüentes e uma equipe de trabalho motivada”, esclareceu o professor.

            O Prefeito Bebeto Faria parabeniza a todos pela conquista e a Associação Futsal Clarear Sandumonense pelo trabalho em prol do esporte. Ratificando seu compromisso, o prefeito manterá o apoio com o transporte para a etapa regional dos Jogos de Minas que acontecerá no mês de julho na cidade de Itajubá - MG.    

Tida Grillo

Jornalismo PMSD

Empossados novos membros do CMAS

 

DSCN8010

            Os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social de Santos Dumont -CMAS tomaram posse na tarde do dia 24 de maio, em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores, para o mandato do biênio 2015-2017.

            O CMAS tem o papel preponderante de avaliar, deliberar e fiscalizar as ações no município a respeito da área de assistência social. Seu objetivo principal é construir junto com a gestão municipal, uma política pública voltada aos interesses e anseios da população mais necessitada, garantindo aos usuários dessa política, o acesso nos diversos serviços, programas, projetos e benefícios assistenciais.

            Além disso, ao CMAS cabe analisar e aprovar a prestação de contas do município em sua política de assistência social, seus planos de trabalho e estabelecimento de convênios, elaborando propostas para o município. Sua função se estende a dirimir dúvidas e receber denúncias da população, procurando sempre orientá-la em relação aos seus direitos. Para isso, torna-se fundamental a execução da política de assistência social de acordo com o Sistema Único de Assistência Social, conforme as Legislações e Regulamentações vigentes, visando a construção de uma cidadania mais ativa.

Relação dos conselheiros empossados:

  • Representantes da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Combate as Drogas 

Titular Sebastião Luiz Cassete, 

Suplente Érica Evangelista da Costa Santos; 

  • Representantes da Secretaria Municipal de Saúde,

Titular Francilene Mendes Souza, 

Suplente Maria Aparecida Martins Mendes;

  • Representantes da Secretaria Municipal de Finanças 

Titular Flavia Couri Gabriel Cunha de Oliveira, 

Suplente Luiz Claudio Ribeiro; 

  • Representantes da Secretaria Municipal de Educação 

Titular Ana Cristina Davila Lopes de Albuquerque, 

Suplente Gisele Mara de Carvalho Marques; 

  • Representantes  usuários dos CRAS,  

Titular Maria de Fátima de Oliveira; 

suplente Juracy Esteves dos Reis; 

  • Representante entidade ou organização dos usuários do SUAS

Jony Miguel Tinoco; 

  • representante entidade prestadora de serviços na área de assistência social 

Suely Maria de Carvalho Bernardo 

  • Representante dos trabalhadores 

Titular Ana Cristina Vilela Maia, 

Suplente Rejaine Ribeiro Fonseca

            Agradecendo de forma especial o trabalho dos conselheiros que finalizaram a gestão, o então  presidente do CMAS Jony Miguel Tinoco, ressaltou a importância do conselho não na prática do assistencialismo, mas sim na garantia de direitos estabelecidos na legislação pertinente, rompendo qualquer tipo de favorecimento pessoal, mas privando pelo acesso universal.

            Na oportunidade, Jony parabenizou e agradeceu a administração do prefeito Bebeto Faria  pelo respeito com as causas da assistência social e pela parceria junto ao conselho.                                                                                                        Tida Grillo

Jornalismo PMSD

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização