Comemorações do Dia Mundial da Água

 

Cercamento de nascente

            O Dia Mundial da Água - 22 de março-  foi comemorado em nosso município com ações voltadas à preservação e conservação das nascentes e reuso da água. A coordenação dos trabalhos ficou na responsabilidade Divisão de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer, que teve como objetivo sensibilizar e chamar a atenção da população para esse bem imprescindível a vida que é a água.

            Na manhã do dia 18, autoridades se reuniram para o cercamento da nascente do rio Posses e plantio de mudas de espécies nativas na localidade de Muqueca,  na comunidade de Posses. Uma ação de preservação da mata nativa e de  conservação do rio que teve por finalidade  a colocação de cerca de mourão em volta da nascente do rio para evitar o pisoteio e a degradação da sua área de origem. Desse momento participaram os secretários de Meio Ambiente Cláudia Rocha Jorge e da Agricultura Ivaldo Moreira e representantes do COMDEMA, da  Defesa Civil, da Polícia de Meio Ambiente e do Instituto de Gestão das Águas de Minas Gerais - IGAM/IEF.

            Dia 19, de 20h30 às 21h30, nossa cidade participou da ação internacional a Hora do Planeta, com o desligamento das luzes das dependências do Centro Cultural "Paulo de Paula".  Um blecaute promovido pelo WWF( Fundo Mundial da Natureza), contando com a participação de diversas empresas , instituições e cidades no mundo, para mostrar o resultado do uso da água em desequilíbrio.

            Finalmente, no dia 22, aconteceu a palestra "Uso e Reuso da Água" proferida pelo Sargento Cândido da Polícia Ambiental, voltada para a educação dos alunos do 6º do Ano do Ensino Fundamental Colégio Municipal São José. Um momento que  contou com a interação dos alunos.  

Assistência Social do município se destaca na região

 

Equipe de Mar de Espanha 2

            O Gestor Municipal da Assistência Social  secretário Sebastião Luiz Cassete e o técnico do SUAS- Sistema Único de Assistência Social- Jony Miguel Tinoco prestaram orientações a respeito da gestão da assistência social e levaram suas experiências vividas na Secretaria de Assistência Social de Santos Dumont  para os municípios de Mar de Espanha e Bicas.

            Os encontros aconteceram na 1ª quinzena de março, em dias diferentes nos dois municípios da nossa região, quando as equipes das secretarias de Assistência Social de Mar de Espanha e Bicas tiveram a oportunidade de escutar um pouco sobre o trabalho e os programas desenvolvidos em nossa cidade na área social e de trocar experiências de ações que deram certo.

            Segundo o secretário Sebastião Cassete, o município de Santos Dumont está sendo referência na região e ganhou destaque na área de assistência social, pelos investimentos em cursos e em capacitações dos funcionários e pela participação efetiva em encontros e seminários de discussões sobre as ações da área. " Temos trabalhado muito graças ao apoio incondicional do prefeito Bebeto Faria  e os resultados vão além da satisfação da nossa população,  que é atendida com serviço de qualidade. Nossas ações e organização na gestão da assistência social estão sendo citadas como modelo de sucesso por outros municípios".

Projeto "Esporte por um Mundo Melhor" é destaque em Minas

 

IBEEC

            O Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte e Cultura - IBEEC promoveu uma apresentação parcial dos resultados do projeto "Esporte por um Mundo Melhor" para os parceiros do programa: Prefeitura Municipal de Santos Dumont, ArcellorMittal-Juiz de Fora e Dow Corning. O encontro aconteceu na manhã do dia 22 de março, no Tangará Tênis Clube.

            A reunião foi dirigida pelo coordenador do IEEC Alexandre Seixas Corrêa contando com a ajuda dos professores de educação física responsáveis pela execução do projeto Tereza Cristina de Sá, Raniere Ferreira  e estagiária Sandra Elizabete da Silva  e acompanhada pela secretária Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer  Cláudia Rocha Jorge, pelos assessores da área de esporte Fabiano Nogueira e Maurício Camargo e pela Analista de Recursos Humanos da ArcellorMittal Juliana Moreira Costa.

            Em sua fala, Alexandre ressaltou que o  projeto "Esporte por um Mundo Melhor" desenvolvido em Santos Dumont está indo muito bem, é destaque em Minas Gerais e seus benefícios não se restringem somente ao esporte, sendo de alcance e de planejamento mais amplo, envolvendo metas a serem trabalhadas e direcionadas para a educação e meio ambiente. "Esse projeto tem um alcance maior,  possibilitando aos beneficiados ampliarem seus conhecimentos e uma melhoria na qualidade de vida de suas famílias", explicou Alexandre.

            O "Esporte por um Mundo Melhor" teve seu início na Administração do prefeito Bebeto Faria, objetivando garantir o direito ao acesso às práticas esportivas de crianças e adolescentes de 07 a 14 anos, com aulas gratuitas de futsal e de voleibol. Esse projeto recebe o apoio da Secretaria de Estado de Esporte, sendo fomentado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e desenvolvido por intermédio dos parceiras Prefeitura Municipal de Santos Dumont e as empresas ArcelorMittal e Dow Corning.

            Entusiasmado com a boa notícia a respeito do projeto, o prefeito Bebeto parabenizou o IBEEC que é o executor do mesmo, enfatizando a importância do trabalho que vem sendo feito junto aos jovens sandumonenses. "As portas da Prefeitura estão abertas para projetos que  promovam a prática esportiva e ao mesmo tempo proporcionam a promoção da cidadania, estimulando o crescimento pessoal, o respeito e a autoestima dos jovens de nossa terra".

            

Assistência Social realiza momento de confraternização pela Páscoa

 

DSCN7748

            A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu um momento de confraternização entre os assistidos dos CRAS em comemoração a Páscoa, na tarde do dia 23 de março, no Educandário Santa Terezinha. A ação contou com a participação dos grupos de  Crianças, de  Adolescentes, de Idosos e de Artesanato e Ginástica dos CRAS "Edir Ramos de Faria"do 4º Depósito,  "Hélio Reis"do Córrego do Ouro e "Cesário Dulci"da Glória e com a presença do grupo de ginástica do bairro Santo Antônio, região assistida pelo CRAS da Glória.

            O momento foi prestigiado pelo chefe de Gabinete Rodrigo Corrêa, pelo secretário Sebastião Luiz Cassete e pelo coordenador do CREAS Jony Tinoco com a participação dos funcionários  dos CRAS.  Durante o evento houve a distribuição de algodão -doce e de pipoca e todos os assistidos receberam uma caixa de bombons sortidos.

            Em nome do prefeito Bebeto Faria, o chefe de Gabinete Rodrigo levou a todos uma mensagem de esperança e de felicitações pela passagem da páscoa, desejando uma festa  de união dentro das famílias e dentro das comunidades, onde o trabalho de cada um ajuda na transformação para melhor. Rodrigo também lembrou o momento crítico que estamos vivendo com o problema da Dengue e pediu a cada um que faça a sua parte e participe efetivamente no combate a essa doença e ao mosquito.

            Na oportunidade, o secretário Sebastião Cassete ressaltou a importância da promoção de  momentos festivos, como momentos de alegria e de  interação entre os assistidos, que geram  uma melhor convivência de todos e o fortalecimento de vínculos até entre gerações diferentes, buscando sempre o melhor convívio e o respeito dentro da comunidade.

 

 

Lideranças visitam o Distrito Industrial

Di 1

 

Prefeito Bebeto Faria e equipe visitaram as obras do distrito industrial com lideranças locais, ADESAN, ACIASD e Sindcomércio. Na oportunidade os empresários que irão compor o distrito industrial fizeram uma breve explanação sobre suas empresas apresentando layout das instalações. A implantação dessas empresas irá gerar benefícios para o município dentre eles a abertura de 600 postos de trabalho direto.

 

Di 2

O Prefeito Bebeto Faria mobiliza todo governo para o combate aos focos do mosquito Aedes aegytpi em Santos Dumont.

Blitz contra a Dengue 5

O combate ao Aedes aegypti  em Santos Dumont está sendo intensificado e o esforço da Secretaria Municipal de Saúde junto ao Programa de Controle da Dengue esta fazendo toda a diferença, pois a situação da cidade em relação à nossa região ainda é confortável. Mas não podemos baixar a guarda para esse perigo e por isso muitas ações de limpeza e prevenção estão sendo organizadas.

A situação do município hoje se encontra com 34 casos notificados, sendo que 8 confirmados adquiridos em santos Dumont, 5 contraídos em outras cidades e 8 negativos e 13 aguardam resultados. Esses dados são parciais atualizados até 18/02/16.

Estão envolvidos nesta empreitada 21 agentes de endemia, aproximadamente 100 agentes do PSF e o importante apoio do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Santos Dumont.

Para impedir que esta contaminação se espalhe, o programa de Vigilância em Saúde atua com bloqueio de fumacê nas regiões onde foram encontrados focos do mosquito e nas regiões adjacentes à residência das pessoas infectadas. Esta é uma das formas preventivas de impedir que novos mosquitos sejam infectados e contaminem outras pessoas.

Muito importante ressaltar a grande mobilização social nas escolas municipais, estaduais, blitz educativa, palestra em entidades, carros de som, campanha nas igrejas, rádios, internet e jornais em conjunto com os agentes de endemia ma campanha em nosso município.

A Secretaria Municipal de Saúde e o Programa Nacional de Controle da Dengue conta com o apoio da população, trabalhando unidos contra este vetor, faça sua reclamação ou denuncia pelos telefones:

Programa Municipal de Controle da Dengue - 3251-1777

Vigilância em saúde - 3252-7407  

Horários de atendimento

Saiba os melhores horários
para entrar em contato conosco

Segunda a sexta: 12hrs às 18hrs 
Final de semana: Fechado

Durante esses horários estaremos à sua
disposição para lhe atender

Nossa sede

  • Demo

    Centro

    Pça Cesário Alvim, 2

Demo

Contato e localização