Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

27º

16º

Terça, 14 de Novembro de 2023

PrEP -profilaxia pré-exposição de risco à infecção pelo HIV em Santos Dumont

Estratégia de prevenção disponível no SUS. Uso diário e regular de medicamento reduz transmissão somente do HIV

 PrEP -profilaxia pré-exposição de risco à infecção pelo HIV em Santos Dumont

Implantação da PrEP (profilaxia pré-exposição de risco à infecção pelo HIV) em Santos Dumont

          A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Departamento do IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis, na coordenação de Fabiane Barbosa do Moraes Nascimento, irá implantar, neste mês, a PrEP – Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV,  em Santos Dumont.

          A Profilaxia Pré-Exposição - PrEP, do inglês Pre-Exposure Prophylaxis, ao vírus da imunodeficiência adquirida (HIV) consiste no uso de antirretrovirais (ARV) orais para reduzir o risco somente de infecção do vírus HIV.

          Essa estratégia se mostrou eficaz e segura em pessoas com risco aumentado de adquirir a infecção. A PrEP se insere como uma estratéga de prevenção disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir a transmissão somente do  HIV.

          Consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, permitindo ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. O uso diário e regular do medicamento é fundamental para a proteção contra essa infecção.

           Mas atenção: o uso de PrEP não previne as demais infecções sexualmente transmissíveis (IST) ou as hepatites virais. Portanto, faz-se  necessário, o uso de preservativos e outras formas de prevenção nas relações sexuais.

            Para maiores informações, procure o CTA (Centro de testagem e  aconselhamento), situado a Rua Afonso Pena, n° 238, Centro. Tel (32) 3251-1205.