Segunda, 10 de Novembro de 2025
A Secretaria de Desenvolvimento Social convida você para se tornar uma Família Acolhedora
Conheça um pouco sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
Você sabia que pode se tornar uma Família Acolhedora????
A secretaria Municipal de Desenvolvimento Social convida você para conhecer um pouco mais sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e quem sabe, apoiar o programa se tornando uma Família Acolhedora, visando ajudar crianças e adolescentes acolhidas em momento de fragilidade, de suas respectivas famílias de origem.
A Família Acolhedora contará com uma rede de apoio e receberá formação profissional com profissionais capacitados, que ajudarão a entender mais essa função, além de receber apoio financeiro da Prefeitura para auxiliar nas despesas.
- Na prática o que é a Família Acolhedora:
A Família Acolhedora vai proporcionar o cuidado temporário da criança e ou do adolescente até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou encaminhamento para a adoção. Receberá a criança ou adolescente em sua casa e será responsável por organizar e proporcionar uma rotina diária: levar à escola, acompanhar atividades escolares, levar ao médico, garantir cuidados individualizados e a interação com a família acolhedora.
- Família Acolhedora é o mesmo que adoção?
Não, a adoção é um processo definitivo e a Família Acolhedora é provisória.
- Família Acolhedora é o mesmo que Apadrinhamento afetivo?
A Família Acolhedora recebe a criança ou adolescente em sua casa e tem como tarefa assumir integralmente os cuidados do menor por um prazo máximo de 18 meses.
Apadrinhamento Afetivo é um programa complementar previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, no qual se estabelece um vínculo entre a criança ou adolescente do Serviço de acolhimento institucional e o padrinho.
- Minha Família pode acolher?
Os profissionais do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora são responsáveis pela seleção e formação inicial das famílias interessadas inscritas. Por meio de conversas e entrevistas observarão quais famílias podem acolher ou não.
- Quais os critérios mínimos necessários para se tornar uma Família Acolhedora:
>Atender as normativas e orientações nacionais
>Maioridade legal (maiores de 18 anos)
>Não estar em processo de habilitação ou habilitado no Sistema Nacional de Adoção
>Concordância de todos os membros da família no domicílio
>Não possuir antecedentes criminais
>Membros da família não terem comprometimentos psiquiátricos ou dependência de substância psicoativas
>Disponibilidade para atender as necessidade de cuidados do menor
>Comprometimento com a função de proteção até o encaminhamento da criança ou adolescente para a família de origem ou para adoção.
7. Hora da despedida:
As despedidas são cuidadosamente preparadas e o menor só deixa a família acolhedora quando estiver fortalecido e seguro.
- Como me tornar uma família acolhedora?
Procure a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e informe-se. A secretária Elizângela Silva poderá dar todas as orientações necessárias.
Arquivos: