Quinta, 11 de Dezembro de 2025
Cidade disponibiliza vacinação contra Virus Sincicial Respiratório - VSR para gestantes
Vacina previne contra bronquiolite e pneumonia grave em recém-nascidos
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana, 8/12, a vacinação contra o Virus Sincicial Respiratório (VSR) em Santos Dumont, para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.
O VSR é o principal causador da bronquiolite e pneumonia grave em recém-nascidos e a vacina tem como função prevenir contra infecções graves causadas pelo vírus em bebês nos primeiros meses de vida, por intermédio dos anticorpos maternos proporcionados pela vacinação da gestante que são passados via transplacentária.
Para se vacinar, basta a gestante ir nos postos de saúde mais próximos de sua casa, ou no Centro de Imunização, que fica na Rua Dr. Guilherme de Castro, Centro, ao lado do Samu. É a primeira vez que essa vacina é oferecida pela rede pública de saúde e no município.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Odinéia Amorim, as infecções do trato respiratório inferior (ITRI) estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade de crianças e adultos em todo o mundo. Entre os agentes etiológicos, destaca-se o vírus sincicial respiratório (VSR), reconhecido como a principal causa de infecções do trato respiratório inferior em crianças menores de 2 anos de idade, podendo ser responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite viral aguda (BVA) e 40% das pneumonias durante os períodos de sazonalidade, com significativo impacto na saúde pública.
A infecção pelo VSR ocorre, em maioria, no primeiro ano de vida, podendo ser manifestações graves. Até o segundo ano, praticamente todas as crianças já terão tido contato com o vírus, podendo ocorrer novos episódios de infecção ao longo da vida. Tal infecção, além de representar um risco, poderá acarretar sequelas de longo prazo, como sibilância recorrente ou bronquiolite obliterante, demandando atendimentos ambulatoriais, internações hospitalares e necessidade de cuidados intensivos.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% das gestantes na rotina contra o VSR e otimizar o uso do imunobiológico com a introdução da vacina no Calendário Nacional de Vacinação.
O secretário de Saúde, Valter Barbosa, enfatiza a importância da imunização para as gestantes na prevenção da doença causada pelo VSR, devido a sua gravidade em recém-nascidos, salientando o papel da mãe de proteger seu bebê contra esta enfermidade fazendo uso da vacina que está disponível na rede pública do município.
Arquivos: