Segunda, 15 de Setembro de 2025
Mulheres Mil
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas e o IF Sudeste MG, vem desenvolvendo ações no âmbito do programa Mulheres Mil junto às comunidades quilombolas.
No último dia 06/09, aconteceu à aula inaugural do curso de Assistente Escolar na EM. Maria Glória de Carvalho Villanova, na comunidade de Cachoeirinha, dirigida pela coordenadora adjunta do Mulheres Mil no Campus Santos Dumont, Paula Souza.
A iniciativa busca ampliar o apoio às mulheres, oferecendo acesso à educação e à capacitação, possibilitando novas oportunidades de crescimento pessoal, profissional e inclusão social. Também motiva a auto estima e promove o empoderamento feminino.
Os resultados alcançam não apenas cada participante, mas também refletem em toda a comunidade, fortalecendo vínculos, promovendo autonomia e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico local.
Para encorajar a permanência dessas mulheres no curso, foi viabilizado o projeto Tribo de Dandara, no qual os filhos e crianças das mães e responsáveis participantes, terão um espaço educativo e recreativo, no horário das aulas, com brincadeiras, apoio estudantil e diálogo.
A parceria entre a Prefeitura e o IF Sudeste foi valorizada pela secretária de Assistência Social, Elizângela Silva que destacou um aspecto relevante do programa Mulheres Mil, que é a importância de levar conhecimento e fortalecer essas mulheres em todas as suas relações sociais.
O curso de Assistente Escolar na comunidade de Cachoeirinha inclui mulheres residentes nas comunidades próximas de São Bento, Espírito Santo e Corujas. Além das disciplinas específicas do curso de Formação Inicial e Continuada, as alunas terão atividades relacionadas a eixos como Direito, Empreendedorismo, Saúde, Empoderamento Feminino, Português, Matemática e Informática, no módulo central. A formação prevê o total de 220 horas e será ofertado até novembro.
Arquivos: