Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

28º

20º

Segunda, 10 de Janeiro de 2022

Programa Pro-Mananciais oferece recursos e benefícios para o município e proprietários de regiões da bacia do Rio Pinho

Programa oferece benefícios tanto ao município quanto a proprietários rurais de regiões da bacia do Rio Pinho em SD

Programa Pro-Mananciais oferece recursos e benefícios para o município e proprietários de regiões da bacia do Rio Pinho

Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Santos Dumont ativa no município programa socioambiental que recupera bacias hidrográficas em diversos municípios mineiros. O programa é de autoria da Copasa e beneficiará pela primeira vez o município de Santos Dumont.

 

O programa traz diversos benefícios aos proprietários e para o município que vão desde a instalação de cercas que são construídas para proteger Áreas de Proteção Permanente - APPs até a construção de bacias de contenção de água de chuva (Bolsões). Além disso, as ações do programa também incluem adequações em estradas rurais, construção de terraceamento em curvas de nível, que também tem o objetivo de conter grandes volumes de águas pluviais, plantio de mudas nativas e etc. Esse conjunto de ações é capaz de beneficiar o município de um modo geral, contribuindo com ações diversas.

 

De acordo com a Copasa, o Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais – Pró-Mananciais, tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades que são operadas pela companhia. O projeto foi criado em 2017 e em 2022 será a primeira vez que Santos Dumont será beneficiado.

 

Além das ações efetivas nas regiões da bacia hidrográfica, o programa também realiza  oficinas e capacitações em temas ambientais para o público escolar, agricultores e demais moradores do município, de forma a promover a cultura da sustentabilidade e, assim, ganhar cada vez mais parceiros na preservação ambiental.

 

A Divisão de Meio Ambiente faz um convite aos proprietários rurais localizados na bacia do Rio Pinho para manifestarem o interesse em participar do programa. Em nosso município, são consideradas adjacências do rio áreas próximo a Dow, distrito de Mantiqueira, áreas a montante da Leiteria São Luiz, cachoeira Luiz Cunha, Trevo de Oliveira Fortes e etc. Os interessados que tiverem dúvidas a respeito da possibilidade de suas propriedades estarem incluídas na bacia do Rio Pinho devem entrar em contato com a Divisão de Meio Ambiente para confirmar a inserção ou não. 

 

Para manifestar o interesse em participar do programa, proprietários rurais devem imprimir e preencher o formulário disponível neste link e levar à Secretaria de Obras e Serviços Públicos do município.

 

Conheça o programa clicando aqui 

Baixe aqui o formulário de inscrição