Segunda, 15 de Dezembro de 2025
Projeto de Monitoramento da Qualidade das Águas nas Nascentes do Parque da Lagoa
SEMATEL apoia projeto da bióloga Luiz Pedrosa em parceria com a Copasa
A Secretaria do Meio Ambiente – SEMATEL está apoiando o Projeto de Monitoramento da Qualidade das Águas nas Nascentes no Parque da lagoa desenvolvido pela bióloga Luiza Pedrosa em parceria com a Copasa e Defesa Civil. O projeto inclui as nascentes que compõe a bacia do Rio das Posses.
O objetivo da Prefeitura é contribuir para o maior conhecimento a respeito das riquezas naturais existentes no Parque da Lagoa e sua adequação como rota de preservação dos mananciais de sítios ambientais na conservação do patrimônio natural e como ponto de turismo ecológico, com visitação guiada para área de lazer, contemplação e ambiente de estudos de campo.
Segundo o secretário Inácio Barbosa, a SEMATEL está procurando regularizar a área do Parque da Lagoa, para transformá-la em uma reserva de preservação protegida por lei, incluída como Unidade de Conservação e ou Área de Preservação Permanente.
“Queremos tornar o Parque da Lagoa numa reserva de preservação desses sítios e glebas de sustentabilidade e receber os recursos do Governo, conforme as leis que beneficiam áreas de preservação naturais”. Dentro do município o Parque já é declarado sob conservação pela lei Orgânica Municipal e Decretos do Poder Executivo,
O local além de ter características naturais relevantes, devido à diversidade ecológica, é um habitat natural de aves, apresentando uma diversidade de principalmente de pássaros catalogados na região. A bióloga Luiza Pedrosa vem realizando pesquisas e trabalhos em todo lençol e malha que compreende o leito do Rio das Posses.
Arquivos: