Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

31º

22º

Segunda, 15 de Dezembro de 2025

Projeto de Monitoramento da Qualidade das Águas nas Nascentes do Parque da Lagoa

SEMATEL apoia projeto da bióloga Luiz Pedrosa em parceria com a Copasa

            A Secretaria do Meio Ambiente – SEMATEL está apoiando o Projeto de Monitoramento da Qualidade das Águas nas Nascentes no Parque da lagoa desenvolvido pela bióloga Luiza Pedrosa em parceria com a Copasa e Defesa Civil. O projeto inclui as nascentes que compõe a bacia do Rio das Posses.

            O objetivo da Prefeitura é contribuir para o maior conhecimento a respeito das riquezas naturais existentes no Parque da Lagoa e sua adequação como rota de preservação dos mananciais de sítios ambientais na conservação do patrimônio natural e como ponto de turismo ecológico, com visitação guiada para área de lazer, contemplação e ambiente de estudos de campo.

            Segundo o secretário Inácio Barbosa,  a SEMATEL está procurando regularizar  a área do Parque da Lagoa, para transformá-la em uma reserva de preservação protegida por lei, incluída como Unidade de  Conservação e ou Área de Preservação Permanente.

“Queremos tornar o Parque da Lagoa numa reserva de preservação desses sítios e glebas de sustentabilidade e receber os recursos do Governo, conforme as leis que beneficiam áreas de preservação naturais”. Dentro do município o Parque já é declarado sob conservação pela lei Orgânica Municipal e Decretos do Poder Executivo,

          O local além de ter características naturais relevantes, devido à diversidade ecológica, é um habitat natural de aves, apresentando uma diversidade de    principalmente de pássaros catalogados na região.   A bióloga Luiza Pedrosa vem realizando pesquisas e trabalhos  em todo lençol e malha que compreende o leito do Rio das Posses.

 

 

Arquivos: