Segunda, 03 de Maio de 2021

Saúde Móvel realizou dezenas de atendimento a mulheres na última semana

Nos dois últimos dias do mês de abril Santos Dumont recebeu o ônibus do Saúde Móvel, um projeto desenvolvido pelo Hospital São Vicente de Paula em conjunto com os deputados Charles Evangelista e Delegada Sheila. A ação de prevenção foi realizada na praça Cesário Alvim e foi possível graças a uma parceria da Prefeitura de Santos Dumont, através da Secretaria de Saúde, com os representantes do projeto.

No ônibus, mais de 40 mulheres sandumonenses de todas as faixas etárias puderam realizar exames preventivos ao câncer de mama e de colo de útero, e receberam orientações quanto a importância da informação na prevenção das doenças.

A diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Rosângela Garcia, avaliou a ação que trouxe o ônibus pelo município: " o objetivo da ação com o ônibus é agregar aos trabalhos que já são feitos no município. Tudo que é ofertado na questão da saúde neste momento é muito importante para nós".

Segundo Rosângela, mulheres sandumonenses que não puderam realizar seus exames preventivos no ônibus podem procurar o serviço no sistema de saúde público do município: "observei aqui que muitas mulheres não têm o conhecimento que temos o programa da saúde da mulher. Nós temos este atendimento na policlínica, com exames e todo acompanhamento. O ônibus veio para agregar a este trabalho. Quem não conseguiu atendimento pode se direcionar à policlínica que será prontamente atendido".

O Projeto Saúde Móvel promove atendimento a mulheres e homens na prevenção ao câncer de mama, colo de útero e próstata, porém, sua estadia em Santos Dumont foi originalmente concebida para atender mulheres como programação especial pelo Dia Internacional da Mulher. Como foi necessária a suspensão no mês de março em virtude das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, as ações que foram realizadas na última semana foram voltadas exclusivamente para o público feminino.