Segunda, 10 de Novembro de 2025
Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Mun. de Saúde promovem VIII Conferência Municipal de Saúde
Encontro discutiu os avanços e desafios da saúde em nosso município
A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram no último dia 07/11, a VIII Conferência Municipal de Saúde com o tema “Do SUS ideal ao SUS real: construindo saúde com equidade, qualidade e participação popular”. O evento aconteceu durante toda à tarde, no auditório da Faculdade Santos Dumont, reunindo instituições, órgãos, entidades, conselheiros, profissionais da área e autoridades envolvidas nas discussões sobre avanços e desafios da saúde em nosso município.
Após a leitura do Decreto 3.984 de 14/10/2025 de Convocação da VIII Conferência Municipal de Saúde, os trabalhos foram oficialmente abertos pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde Roberto Lindinalvo de Souza.
Saudando a todos os presentes, o secretário Municipal de Saúde Valter Babosa ressaltou que a conferência de saúde é um momento de reflexão e de construção coletiva. “O tema abordado nos lembra que o SUS que sonhamos deve dialogar com o SUS que vivemos e que cabe a nós, gestores, profissionais, usuários e sociedade civil, transformar expectativas em realidade, com coragem, planejamento e trabalho.”
- A saúde pública se faz com planejamento, integração, sensibilidade e responsabilidade. Se faz com gestão que aproxima o cidadão, que escuta, que organiza, que enfrenta desafios e que atua com transparência. Se faz com parceria com o Conselho Municipal de Saúde, que tem sido fundamental no exercício do controle social, com as equipes técnicas dedicadas e com instituições que acreditam no bem-estar coletivo. A construção do SUS real passa pela participação popular. “O SUS é de todos e só será pleno se todos participarem”, enfatizou o secretário Valter.
A apresentação da palestra referente ao tema central do SUS Ideal ao SUS Real, foi ministrada pelo assessor de Governança Regional Estratégica da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora, Diogo Victor Gonçalves Mancini que fez um breve histórico do contexto legal do SUS, dos princípios do SUS Ideal, que baseia-se na universalidade, equidade e integralidade para acesso igualitário e qualidade e dos desafios do SUS Real: subfinanciamento, desigualdades regionais, falta de recursos humanos e infraestrutura precária.
Alguns dados da realidade do SUS mencionados foram: queda na cobertura vacinaldesde 2015, comprometendo a imunização e aumentando o risco de retorno de doenças controladas e aumento dos casos de câncer em jovens adultoscresceram 284% entre 20213 e 2024, entre outras.
Posteriormente, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discussões e apresentação das propostas, visando a elaboração do documento final. Depois aconteceu a escolha dos delegados que representarão o município na Etapa Regional da Conferência de Saúde.
Durante a VIII Conferência Municipal de Saúde, foi feita uma homenagem aos conselheiros municipais de saúde em comemoração ao seu dia 10/11, e o presidente do conselho Roberto Lindinalvo fez a entrega de uma medalha de reconhecimento à conselheira mais antiga em atividades, agente de saúde do B. Boa Vista Maria da Glória Marques Nascimento.
Arquivos: