Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

22º

10º

Terça, 22 de Julho de 2025

Semana Especial celebra 152 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont

Centro Cultural recebe "Museu Até Você", com exposição, palestras e rodas de conversas sobre o gênio

Semana Especial celebra os 152 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, no Centro Cultural Paulo de Paula

Entre os dias 14 e 18/07, a Fundação Casa de Cabangu realizou a “Semana Alberto Santos Dumont – O Museu Até Você”, uma ação inédita que levou cultura, memória e emoção diretamente às comunidades de Santos Dumont. Com o objetivo de aproximar o legado do Pai da Aviação das pessoas, especialmente daquelas que vivem em áreas mais distantes do centro urbano, a iniciativa se destacou por unir inovação tecnológica, educação patrimonial e articulação institucional.

O administrador provisório da Fundação Casa de Cabangu, Tiago Guimarães, ressaltou:
“Quando o museu vai até as pessoas, ele não leva apenas objetos, ele leva identidade, pertencimento e amor. A memória de Santos Dumont não é apenas o que preservamos em paredes, mas o que conseguimos despertar em cada olhar curioso de uma criança que, naturalmente, sonha alto.”

Logo na entrada, o público pôde conhecer a impressionante réplica do Demoiselle Nº 20, construído de 2004 a 2009, uma das criações mais icônicas de Santos Dumont, construída pelo sandumonense Ailton Alves. A exposição itinerante contou ainda com a exibição de cartas escritas por Alberto Santos Dumont a seu caseiro João, com um diferencial emocionante: as cartas foram lidas por uma inteligência artificial que reproduziu a voz do próprio inventor, aproximando ainda mais o público da intimidade e da humanidade do homenageado. A experiência foi completada com uma cronologia visual da vida de Santos Dumont e fotografias raras, compondo uma mostra rica e sensorial.

Durante os dias de evento, alunos das escolas municipais da zona rural  tiveram a oportunidade de conhecer o Museu: Jacinto Santos (Patrimônio da Serra) e Vitor Bittencourt (Água Espraiada),Osório Azevedo (Ponte Preta), Villa de Campo Alegre (Campo Alegre), Giovani Peduzzi e Antônio Fagundes Netto, na comunidade de Perobas.  Um filme de animação “Turma do Fabinho” contou de forma infantil a história do gênio. A Secretaria de Educação disponibilizou o transporte escolar para trazer as crianças até a exposição.

À noite, o Centro Cultural Paulo de Paula foi palco de palestras e rodas de conversa com especialistas, educadores e convidados especiais. A abertura oficial com a  palestra “De Santos-Dumont até os dias atuais da FAB”, foi conduzida pelo Major Aviador Rocha, que destacou a evolução tecnológica e a importância histórica da Força Aérea Brasileira. O historiador do tema Tomás Castello Branco apresentou um relato sobre “A História da Fundação Casa de Cabangu”, resgatando o esforço de gerações na preservação da memória do inventor. A pesquisadora Letícia Calvano abordou o tema “Santos-Dumont: Moda e Inclusão no Museu Cabangu”, com foco na acessibilidade e representatividade no espaço museal. No dia 17,  o público assistiu à série “Santos Dumont – A Última Invenção” e participou de uma roda de conversa com o diretor da obra, Carlos Elleotério, que compartilhou bastidores e reflexões sobre o processo criativo. E para encerrar com chave de ouro, aconteceu uma conversa com o professor Francisco Cruz sobre as réplicas dos inventos de Santos Dumont, apresentando detalhes técnicos e históricos das reconstruções.

A realização do Museu até Você contou com o apoio de importantes parceiros: a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a Prefeitura Municipal de Santos Dumont, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da  Biblioteca Municipal Antenor Ayres Viana, do Campus Santos Dumont /IF – Sudeste/MG,  e do Centro Cultural Paulo de Paula. Esses esforços permitiram que o museu deixasse seus muros para alcançar novos públicos, despertando o interesse pela história, pela ciência e pelo sentimento de pertencimento cultural.

 

 

Arquivos: