Terça, 22 de Julho de 2025
Semana Especial celebra 152 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont
Centro Cultural recebe "Museu Até Você", com exposição, palestras e rodas de conversas sobre o gênio
Semana Especial celebra os 152 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, no Centro Cultural Paulo de Paula
Entre os dias 14 e 18/07, a Fundação Casa de Cabangu realizou a “Semana Alberto Santos Dumont – O Museu Até Você”, uma ação inédita que levou cultura, memória e emoção diretamente às comunidades de Santos Dumont. Com o objetivo de aproximar o legado do Pai da Aviação das pessoas, especialmente daquelas que vivem em áreas mais distantes do centro urbano, a iniciativa se destacou por unir inovação tecnológica, educação patrimonial e articulação institucional.
O administrador provisório da Fundação Casa de Cabangu, Tiago Guimarães, ressaltou:
“Quando o museu vai até as pessoas, ele não leva apenas objetos, ele leva identidade, pertencimento e amor. A memória de Santos Dumont não é apenas o que preservamos em paredes, mas o que conseguimos despertar em cada olhar curioso de uma criança que, naturalmente, sonha alto.”
Logo na entrada, o público pôde conhecer a impressionante réplica do Demoiselle Nº 20, construído de 2004 a 2009, uma das criações mais icônicas de Santos Dumont, construída pelo sandumonense Ailton Alves. A exposição itinerante contou ainda com a exibição de cartas escritas por Alberto Santos Dumont a seu caseiro João, com um diferencial emocionante: as cartas foram lidas por uma inteligência artificial que reproduziu a voz do próprio inventor, aproximando ainda mais o público da intimidade e da humanidade do homenageado. A experiência foi completada com uma cronologia visual da vida de Santos Dumont e fotografias raras, compondo uma mostra rica e sensorial.
Durante os dias de evento, alunos das escolas municipais da zona rural tiveram a oportunidade de conhecer o Museu: Jacinto Santos (Patrimônio da Serra) e Vitor Bittencourt (Água Espraiada),Osório Azevedo (Ponte Preta), Villa de Campo Alegre (Campo Alegre), Giovani Peduzzi e Antônio Fagundes Netto, na comunidade de Perobas. Um filme de animação “Turma do Fabinho” contou de forma infantil a história do gênio. A Secretaria de Educação disponibilizou o transporte escolar para trazer as crianças até a exposição.
À noite, o Centro Cultural Paulo de Paula foi palco de palestras e rodas de conversa com especialistas, educadores e convidados especiais. A abertura oficial com a palestra “De Santos-Dumont até os dias atuais da FAB”, foi conduzida pelo Major Aviador Rocha, que destacou a evolução tecnológica e a importância histórica da Força Aérea Brasileira. O historiador do tema Tomás Castello Branco apresentou um relato sobre “A História da Fundação Casa de Cabangu”, resgatando o esforço de gerações na preservação da memória do inventor. A pesquisadora Letícia Calvano abordou o tema “Santos-Dumont: Moda e Inclusão no Museu Cabangu”, com foco na acessibilidade e representatividade no espaço museal. No dia 17, o público assistiu à série “Santos Dumont – A Última Invenção” e participou de uma roda de conversa com o diretor da obra, Carlos Elleotério, que compartilhou bastidores e reflexões sobre o processo criativo. E para encerrar com chave de ouro, aconteceu uma conversa com o professor Francisco Cruz sobre as réplicas dos inventos de Santos Dumont, apresentando detalhes técnicos e históricos das reconstruções.
A realização do Museu até Você contou com o apoio de importantes parceiros: a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a Prefeitura Municipal de Santos Dumont, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Biblioteca Municipal Antenor Ayres Viana, do Campus Santos Dumont /IF – Sudeste/MG, e do Centro Cultural Paulo de Paula. Esses esforços permitiram que o museu deixasse seus muros para alcançar novos públicos, despertando o interesse pela história, pela ciência e pelo sentimento de pertencimento cultural.
Arquivos: