Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

28º

18º

Sexta, 20 de Novembro de 2020

20 de novembro - Dia da Consciência Negra

20 de novembro - Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. A data foi escolhida em homenagem a Zumbi, último líder do Quilombra dos Palmares, por conta de sua morte. O Quilombo dos Palmares foi levantado em uma região onde hoje está localizado o Estado de Alagoas para abrigar escravos fugitivos que já não suportavam os castigos e maus tratos de seus feitores. Na época da escravidão, muitos escravos eram amarrados a troncos, sem água, sob sol ou chuva e sofrendo constantemente com açoites e chicotadas. O Quilombo dos Palmares chegou a ter uma população de mais de 20 mil habitantes. 

 

Em um congresso realizado em 1978, durante o regime militar brasileiro, Zumbi foi eleito como simbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como referência na luta por direitos que seus decedentes revindicam. 

 

O Dia da Consciência Negra surgiu para lembrar o quanto negros sofreram desde a colonização do Brasil, suas lutas e conquistas. Também serve para homenagear aqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus feitos. Em um contexto em que ainda são comuns e diários os relatos de agressões e crimes raciais no Brasil e no mundo, a data é mais um movimento importante na luta contra o preconceito e a desigualdade racial. 

 

Rodrigo Abreu

Assessoria de Comunicação