Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

26º

20º

Quinta, 29 de Julho de 2021

29 de julho, Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

29 de julho, Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

No Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais a equipe do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST não fugiu à luta! Uma luta que não se resume à data de hoje, nem ao mês do Julho Amarelo. É uma luta considerada diária.  Durante todo o mês de julho inúmeras ações de conscientização e prevenção foram realizadas pelas equipes do programa em parceria com diversos braços da atenção básica municipal. A mobilização das equipes do programa foi fundamental para pulverizar informação e prevenção a centenas de cidadãos sandumonenses.

 

Desde o dia 1º de julho o programa de combate às ISTs realizou a campanha Julho Amarelo, em alusão ao mês de prevenção das Hepatites Virais. O objetivo da campanha foi incentivar a prevenção e o diagnóstico da doença através de informação e testagens gratuitas para a população.

 

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

 

Algumas das principais formas de prevenção à hepatite B são sempre usar preservativo nas relações sexuais, exigir materiais esterilizados ou descartáveis em consutórios médicos, odontológicos, de acumputura, barbearias, salões de manicure/pedicure, casas de tatuagens e/ou aplicação de piercings, dentre outras ações preventivas. Ao apresentar qualquer sinal ou sintoma da doença, ou em caso de exposição a alguma situação de transmissão, procurar atendimento médico imediato.

 

Para realizar um teste rápido, o usuário do sistema pode procurar o departamento de prevenção à Infecções Sexualmente Transmissíveis, de 8h às 16h. O departamento está instalado no prédio da Policlínica, antigo Hospital Samaritano, na rua XV de Fevereiro, 1840 - segundo andar. Todas as ações realizadas no departamento seguem rigorosamente as recomendações de prevenção ao contágio da Covid-19.

 

Rodrigo Abreu

Assessoria de Comunicação