Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

28º

20º

Terça, 02 de Maio de 2023

Alberto Santos Dumont 150 anos - HISTÓRIA E LEGADO

Comemoração dos 150 anos de Alberto Santos Dumont

Alberto Santos Dumont 150 anos - HISTÓRIA E LEGADO

No dia 20 de julho de 1873, nasceu em João Gomes, Minas Gerais, hoje chamada de Santos Dumont em sua homenagem, um homem que mudaria para sempre a história da aviação: Alberto Santos Dumont. Em 2023, celebramos o 150º aniversário de seu nascimento, homenageando suas contribuições inestimáveis ​​para o mundo da aviação.

 

Desde jovem, Santos Dumont mostrou interesse pela ciência e tecnologia, e começou a construir seus próprios objetos voadores, incluindo pipas e balões. Em 1898, mudou-se para Paris onde continuou seus estudos sobre aviação e construiu seu primeiro balão motorizado. Em seguida, ele construiu vários outros balões e dirigíveis, realizando voos históricos que o tornaram famoso em todo o mundo.

 

Mas foi com o 14-Bis, em 1906, que Santos Dumont conquistou seu lugar na história como o primeiro homem a voar em um avião com motor próprio. Sua invenção revolucionou a aviação e abriu caminho para o desenvolvimento da aviação comercial. Santos Dumont continuou a trabalhar em suas invenções. Sua vida e suas contribuições para a aviação são lembradas até hoje, tendo se tornado um símbolo de inovação e perseverança para muitos brasileiros e entusiastas da aviação em todo o mundo.

 

Em novembro de 1984, foi consagrado Patrono da Aeronáutica Brasileira, um reconhecimento às suas contribuições para o transporte aéreo mundial. Suas criações são consideradas um marco inicial para a evolução da aviação, destacando-se o mais conhecido, 14-Bis, um aparelho mais pesado que o ar, que conseguiu decolar autonomamente utilizando um motor de 50 cavalos de potência, e ainda pousou na presença dos membros do Aeroclube da França.