Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

22º

15º

Quinta, 26 de Maio de 2022

Alunos da E. E. Pres João Pinheiro representam Santos Dumont, fazem bonito, e trazem o título do Futsal e boas colocações no Xadrez do JEMG 2022.

Título pelo Futsal Masculino Módulo II e segunda e quarta colocação no Xadrez foram muito festejados pelos atletas

Alunos da E. E. Pres João Pinheiro representam Santos Dumont, fazem bonito, e trazem o título do Futsal e boas colocações no Xadrez do JEMG 2022.

 

Entre os dias 16 e 21 de maio foram realizados em Arantina e Bom Jardim de Minas a edição 2022 dos Jogos Escolares de Minas Gerais, o popular JEMG. Uma comitiva com membros da Secretaria de Meio Ambiente, Esportes e Lazer e atletas de duas modalidades esportivas foram à cidade de Bom Jardim de Minas para representarem Santos Dumont nas modalidades Futsal Masculino Módulo II e Xadrez. Todos os atletas que competiram nesta etapa são da Escola Estadual Presidente João Pinheiro.

 

A equipe de futsal masculino conquistou o título do Módulo II, um título considerado muito importante para a escola e para o município e que há muito tempo não era conquistado. No caminho, a equipe enfrentou grandes adversários de cidades como Arantina, Matias Barbosa, Simão Pereira e, na final, a equipe representante da cidade de Bicas. Já na modalidade de xadrez, Santos Dumont conquistou os segundo e quarto lugares. Os atletas responsáveis pela conquista foram José Guilherme e João Victor, respectivamente.

 

Agora, a Divisão de Esportes do município se prepara para a etapa regional, onde Santos Dumont será representado pelos atletas/estudantes que foram campeões na modalidade futsal masculino módulo II e os que disputaram a modalidade xadrez. Todos foram classificados para a esta etapa que terá início no dia 27 de junho e será realizada em Além Paraíba.

 

A definição de quem se classifica e representa o município no JEMG é feita com base nos Jogos Estudantis da Primavera, que teve como última edição realizada em 2019, devido à pandemia da Covid-19. Em abril a Secretaria se reuniu com os representantes das escolas campeãs em 2019 para disponibilizar apoio às equipes que estavam classificadas para a disputa do estadual de 2022. A reunião contou com representantes de diversas escolas campeãs, contudo, apenas a E. E. Pres. João Pinheiro conseguiu formar equipes para a disputa. Além das modalidades enviadas, o Futsal Feminino Módulo II, que também estava apto a competir, teve três alunas inscritas com sintomas gripais pouco antes do início da disputa. Essa situação impossibilitou o envio do time de futsal femino por não ter a quantidade mínima de atletas exigida pela organização do JEMG.

 

Os principais fatores informados pelos representantes das escolas que estavam aptas a competir mas não foram estão relacionados às dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19. A não realização dos Jogos da Primavera nos últimos anos, dificuldade com realização de aulas presenciais, alunos que já se formaram neste período, greve dos professores, além de outros fatores que contribuíram para que escolas não tivessem condições de formar times. Muitos desses fatores também afetaram a realização do JEMG 2022, com diversas cidades impossibilitadas de participar.