Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

33º

18º

Quinta, 29 de Janeiro de 2026

Ambulantes e barraqueiros do Carnaval 2026 recebem orientações da Comissão

Participantes ficam cientes das normas contidas no Decreto 4.019 de 8/01/2026

            O coordenador da Vigilância Sanitária e a Comissão do Carnaval 2026 realizaram uma reunião com os ambulantes e barraqueiros, ontem dia 28/01, no Centro Cultural Paulo de Paula, para orientações, esclarecimento de  dúvidas e ratificação das normas gerais constantes no Decreto 4.019 de 8/01/2026, sobre comércio temporário para ambulantes e similares no período do carnaval.

            No encontro, o coordenador da Vigilância Sanitária Eimar dos Santos Villela Júnior resumiu as proibições referentes ao comércio para ambulantes e similares  como obrigatoriedade do uso de crachá, fixação do alvará de permissão em ponto de maior visibilidade, proibição de ambulantes permanecerem em locais demarcados ou no espaço da praça da alimentação, permissão de maioneses, mostarda e ketchup somente em saches e proibição do uso de recipientes ou copos de vidro.

            Foi enfatizado que a fiscalização nos aspectos sanitários e de segurança será efetuada pela Secretaria Municipal de Obras, Saúde, Defesa Civil e Vigilância Sanitária. Foi reforçada a solicitação do cumprimento dos horários de término dos blocos e festividades e todos ficaram cientes dos locais permitidos e não permitidos para ambulantes.

            Os barraqueiros e ambulantes também ficaram cientes da necessidade de regularizar suas atividades com o pagamento das taxas. Foi enfatizada a obrigatoriedade dos ambulantes de trabalharem somente nos dias solicitados e com as devidas taxas pagas. E aos barraqueiros foi repassada a informação da montagem prévia das barracas para tempo hábil da vistoria do corpo de Bombeiros.

            Na oportunidade todos tiveram acesso ao cronograma dos blocos caricatos, com o horário de início, percurso e horário de término. A reunião contou ainda com orientações dadas pela  presidente da Comissão Letícia Faria e pelo comandante da 63ª Cia de PMMG Capitão Vitorino.

Arquivos: