Terça, 23 de Abril de 2024

Câmara de Vereadores promove esclarecimentos sobre combate a Dengue no município

Secretária de Saúde e equipe de Vigilância à Saúde explicam procedimentos de combate e prevenção. Provedor HMSD também participa da reunião

A Câmara de Vereadores de Santos Dumont   promoveu um debate a respeito dos casos de dengue no município e das denúncias sobre o aumento de prováveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti em nossa cidade, na tarde do dia 18/04.

O momento contou com a presença do presidente da Câmara Flávio Faria que conduziu os trabalhos e dos vereadores Sebastião da Van, Sandra Cabral, Francini, Zezinho Abud, Tião do Formoso, Conrado e Altamir.

Da área da saúde de Santos Dumont, foram convidados a prestar esclarecimentos a respeito da situação vivida no município: a secretária Municipal de Saúde Cláudia Pascoal, o provedor do HMSD Ivan Amorim, a coordenadora de Vigilância em Saúde Odinéia Amorim, o coordenador de Vigilância Ambiental e responsável pelo Programa de Combate à Dengue César Barroso, e a coordenadora da Atenção Básica em Saúde Ana Elisa Freitas.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Odinéia Amorim informou que a cidade está com 942 casos positivos registrados e que no enfrentamento a dengue, segue o protocolo da Superintendência Regional de Saúde que indica as ações a serem tomadas, disponibilizando recursos para os municípios, de acordo com as prioridades em casos apresentados. “A nossa cidade  não foi contemplada com quantitativo de doses de vacina contra a dengue, uma vez que a SRS priorizou municípios com incidência maior da doença, já que a vacina ainda não está sendo produzida em larga escala pelo laboratório  chinês”.

Segundo Odnéia, o acompanhamento a casos de dengue e o trabalho de combate ao mosquito vem sendo realizado desde 2001 em nosso município. “Apesar de  abril ser o mês de maior incidência de casos registrados anualmente, observamos uma mudança neste ano, com aumento de casos em janeiro e fevereiro, indicando também abril com bastantes notificações."

Odinéia explicou ainda que a SRS possui 9 veículos para atender 298 municípios com fumacê pesado, o que dificulta o trabalho em Santos Dumont, onde está sendo feito o fumacê com as bombas, nos locais de maior notificação como creches, escolas, borracharias e terrenos com histórico de descuidos. “Com o aumento dos casos em toda a região, falta recursos básicos para o trabalho de prevenção, como a falta de veneno para a aplicação do UBV, que está em falta na SRS.

O coordenador do Programa de combate à Dengue César Barroso enfatizou que sua equipe continua indo nas casas para orientação e fiscalização, principalmente nos locais de denúncias e casos suspeitos. Ressaltou que os agentes de endemias são capacitados para fazer um trabalho minucioso de varredura em  prováveis pontos de criadouros e solicitou as pessoas que facilitem a entrada dos agentes em suas casas. Segundo ele, a prevenção é a forma eficaz de combater a dengue. É preciso estar atento às vasilhas de água de cachorros, por exemplo, que devem ser trocadas diariamente e as tampas das caixas d’águas, que podem virar depósito de larvas do mosquito.

Um assunto importante levantado na reunião,  foi a respeito de terrenos baldios, sem os devidos cuidados por parte dos proprietários. Odinéia explicou que está vigente no município a Lei 4.508  de 29/08/2019, que dispõe sobre a limpeza de terrenos baldios de particulares no nosso município. “Como é de responsabilidade do Fiscal de Posturas, fiscalizar e a notificação dos proprietários, solicitamos a Secretaria d Obras um apoio maior para as denúncias que chegam, visando à prevenção a dengue e o combate ao mosquito Aedes Aegypti”.