Segunda, 20 de Maio de 2024

CAPS comemora 24 anos de assistência às pessoas com sofrimento mental no município e região

Centro atende cerca de 430 pacientes mensais, sendo 25 por dia, possuindo um cadastro de 7.680 usuários que são acompanhados por semestre ou anualmente

CAPS comemora 24 anos de assistência  às pessoas com sofrimento mental no município e região

A equipe do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Dr. Carlos Pereira da Costa promoveu uma  mobilização em prol do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, na Praça Cesário Alvim, nesta sexta, dia 17/05, em comemoração aos 24 anos de criação da instituição em nosso município. Um dos primeiros ser implantado em Minas Gerais e até no Brasil, acumulando muita história positiva de tratamento aberto.

Foi uma tarde festiva com muita música, barraquinhas de salgados e biscoitos, brincadeiras, roda de conversa e exposição dos trabalhos realizados pelos  usuários.

Atendendo cerca de 430 pacientes mensais, sendo 25 por dia e tendo um cadastro de 7.680 usuários, o CAPS oferece atendimento psicossocial e multiprofissional a pessoas com sofrimento mental grave, incluindo decorrentes do uso de álcool e outras drogas. No Centro são desenvolvidas terapias ocupacionais com as oficinas de Artes, Jogos, Culinária, Música, Desenho e Aprendizado, Horta e Exercício com caminhada.

Segundo a coordenadora da instituição, Larissa Teodora Bernardo Oliveira, assistente Social de formação, o objetivo maior do evento foi chamar atenção da população para o importante trabalho desenvolvido pelo Centro, aplicando um tratamento humanizado, ambulatorial, de caráter aberto e comunitário.

“Estamos também buscando trazer a população para conhecer o Centro porque ainda há muito preconceito em relação a essa temática. O CAPS é o único serviço de saúde mental do município, é ligado ao SUS, e por isso trabalhamos com a rede de saúde, em parceria com as diversas secretarias municipais e  contanto com o apoio do comércio e diversas entidades.”

O CAPS de Santos Dumont assiste pessoas de toda a região, área rural e dos municípios de Oliveira Fortes, Aracitaba, Ewbank e Bias Fortes e está em novo endereço, agora localizado na Rua Francisco Ladeira, 52, Centro.

FDoto 5