Sexta, 10 de Setembro de 2021

CAPS - SD lança campanha "Julgue Menos, Ajude Mais"; Ação faz parte da campanha Setembro Amarelo 2021

CAPS - SD lança campanha

O dia 10 de setembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Instituída em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, em tradução livre, e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tem como objetivo prevenir o ato do suicídio através da adoção estratégias por governos de diferentes países.

No Brasil, a celebração integra a campanha #SetembroAmarelo, realizada no país desde 2014 numa iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A campanha dedica o mês de setembro para práticas e ações capazes de levantar o debate do tema pela sociedade, bem como fomentar os programas dedicados ao acolhimento de pessoas em situação vulnerável, sempre com o objetivo de valorizar a vida e prevenir o ato do suicídio.

Em Santos Dumont as políticas públicas de saúde têm voltado sua atenção para temas relacionados à saúde mental. Diversos programas executados no município possuem seus braços psíquicos, com atendimento e acolhimento a pacientes diagnosticados com algum tipo de transtorno relacionado à saúde mental. Os programas Saúde da Mulher, dedicado ao acolhimento de mulheres em fase pré ou pós gestação, IST, dedicado à prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, além das atividades desenvolvidas na unidade sandumonense do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, são exemplos de programas que voltam seus olhos para os temas relacionados à saúde mental.

O objetivo das ações do Setembro Amarelo é conscientizar nossa população de referência sobre a prevenção ao suicídio e dar visibilidade à campanha. O CAPS Dr. Carlos Pereira da Costa – Santos Dumont apoia essa causa e, em parceria com todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Santos Dumont, iniciamos hoje, 10 de setembro, nosso trabalho junto à população.

Qualquer cidadão que estiver passando por algum momento difícil pode buscar ajuda através da nossa rede de saúde. Estamos prontos para acolhê-los! Para ser inserido em tratamento na nossa unidade de saúde, contamos com os nossos parceiros da rede de atenção psicossocial para realizar os encaminhamentos. É muito importante que busquem suporte no PSF (postinho) de referência do seu território ou na Policlínica Samaritano. Neste primeiro momento, seremos capazes de fornecer uma primeira avaliação e, em caso de necessidade, possíveis encaminhamentos.

Vale lembrar que contamos com uma rede de apoio de Saúde Mental que tem feito um trabalho sólido e de resultados em nossa cidade através da parceria com o nosso CAPS. Hoje contamos com psicólogos que atendem crianças e adolescentes, além de psicólogos que realizam atendimento nos programas IST e Saúde da Mulher.