Terça, 02 de Julho de 2024

Centenas de pessoas prestigiaram a reinauguração do Centro Cultural Paulo de Paula, ontem 1º/07

Entrega da Estação Ferroviária Central toda restaurada, com segurança do edifício e preservação da autenticidade arquitetônica, com os melhores equipamentos de som e iluminação

Reinauguração do Centro Cultural Paulo de Paula

Em meio a presença de um grande número de autoridades e convidados,  aconteceu na noite de ontem, dia 1º/07, a reinauguração do Centro Cultural Paulo de Paula,  com a entrega do espaço da Estação Ferroviária Central todo restaurado, com garantia de segurança do edifício e preservando sua autenticidade arquitetônica. O projeto da associação  Ação em Movimentos Artísticos (AMA) foi viabilizado pela  Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura, com o patrocínio da MRS Logística e parceria da Prefeitura Municipal de Santos Dumont.

A Estação Ferroviária Central de Santos Dumont é um marco arquitetônico e símbolo da história e da identidade local. Com o seu tombamento, em âmbito municipal, representa a memória coletiva da cidade e sua conexão  com o desenvolvimento ferroviário do Brasil. Sua revitalização transforma o espaço em um centro de atividades culturais, abrigando exposições, apresentações artísticas e eventos comunitários, proporcionando a população um ponto de encontro e de valorização da cultura local, o  Centro Cultural Paulo de Paula.

O descerramento da placa inaugural foi feito pelo prefeito Carlos Alberto de Azevedo, juntamente com os representantes da MRS Logística gerente de Relacionamento Institucional Carla da Costa Santos e o analista de Relacionamento Institucional Bernardo Bedim de Sá e o presidente/fundador da AMA Tiago Ferreira Guimarães de Lima.             Houve a apresentação de um vídeo documental, do registro do processo de restauração do Centro Cultural Paulo de Paula, nossa Estação Ferroviária Central.

Logo depois,  o fundador da AMA,  Tiago Ferreira Guimarães Lima expressou sua alegria : “quando olhamos para esta Estação Ferroviária Central, agora restaurada e equipada, não podemos  ver somente um prédio público tombado. Temos que ver um espaço com um potencial decisivo na formação educacional, patrimonial e cultural da próxima geração. Esse é o maior legado que podemos conquistar, a apropriação e o entendimento da força motriz de um equipamento cultural como este”.

Tiago relembrou que as obras foram iniciadas em  2018 e tiveram que ser paralisadas  no período da Pandemia. A restauração só foi  retomada  em 2021 com o restauro  e requalificação da edificação do Centro Cultural.  “Não foi uma reforma, foi um restauração  e os profissionais contratados tiveram todo o cuidado para que cada etapa fosse concluída de acordo com os projetos executivos aprovados pelos órgãos competentes. Um grande projeto,   que uniu passado, presente e futuro através da preservação e revitalização de um patrimônio tão  significativo”.

Em sua  fala, a representante da MRS Logística Carla da Costa Santos, manifestou seu orgulho em pertencer a esta cidade e enfatizou a importância  da parceria da sua empresa na valorização dos projetos sociais e culturais da região, investindo numa melhor qualidade de vida para todos.

Muito feliz, o prefeito Carlos Alberto de Azevedo agradeceu a MRS Logística por mais essa obra para o município, ressaltou a sua emoção ao devolver ao município o Centro Cultural Paulo de Paula restaurado e com os melhores equipamentos de som e iluminação existentes. Agradeceu ao presidente da AMA, Tiago Guimarães pela sua iniciativa e seu trabalho constante na fiscalização do obra, para que o melhor fosse realizado.

Prosseguindo com a cerimônia de reinauguração,  Tiago da AMA  fez a devolução simbólica da Chave, com  Assinatura do Documento oficial de repasse do Bem Patrimonial restaurado, ao prefeito Betinho de Azevedo, representante do município.

Na oportunidade,  o cerimonialista  Deoclides dos  Santos Neto, em nome do prefeito Betinho e dos demais  servidores públicos, fez uma homenagem a funcionária falecida da Estação Ferroviária, Simone Germano dos Santos. “ E estarmos aqui traz de volta em nossa memória, a lembrança da dedicada servidora Simone Germano dos Santos, que por mais de 20 anos zelou pelo Centro Cultural, tomando conta de todo o ambiente como se fosse extensão de sua casa.  Pessoa simples e de poucas palavras,  Simone era incansável na conservação do prédio, ajudando nos eventos artísticos e culturais e colaborando com todos, com extrema boa vontade,  sempre que sua presença era solicitada. A ela, o nosso carinho, agradecimento e uma salva de palmas.”

Após o momento, os representantes da MRS Logística  Bernardo  e Carla  receberam uma placa de agradecimento pelo apoio a causa da restauração da Estação,  entregue pelo prefeito Betinho de Azevedo e pelo Tiago Guimarães.

Encerrando o evento, os presentes foram convidados a participarem de uma visita guiada pelas dependências restauradas da Estação Ferroviária Central. A obra contou ainda com o apoio: Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Divisão de Arquivo e Patrimônio, Secretaria Municipal de Meio Ambiente , Turismo, Esporte e Lazer e Secretaria Municipal  de Obras,  tendo a execução e fiscalização InterArquitetura e Pomar Cultural.