Quarta, 22 de Março de 2023

Conheça em detalhes a nova E. M. de Educação Infantil Celeste Azevedo

Escola se torna um dos equipamentos de educação mais modernos do município de Santos Dumont

Conheça em detalhes a nova E. M. de Educação Infantil Celeste Azevedo

Texto: Rodrigo Abreu / Assessoria de Comunicação. Reportagem: Micheline Fernandes / Assessoria de Comunicação

17 de março de 2023 se tornou um dia muito especial para Santos Dumont. Na última sexta-feira a população do bairro Santo Antônio viu de perto a inauguração de uma escola que irá transformar a vida de muitas crianças. A Escola Municipal de Educação Infantil Celeste Azevedo é um marco na história da educação do município. A nova escola chega para a população após anos de espera. O projeto teve sua construção iniciada em 2009, mas logo foi paralisado e permaneceu abandonado por anos. Durante a gestão do Prefeito Betinho, tornou-se uma prioridade a retomada do projeto.

Infraestrutura

A escola recebeu sua autorização pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais. Ela possui infraestrutura moderna, adequada e com acessibilidade para atender os alunos com qualidade e excelência. Possui oito salas de aula, local adequado para atividades ao ar livre, lavanderia, área verde, brinquedoteca, sala de informática, banheiros adaptados e com acessibilidade, refeitório, cozinha, lactário, parquinho, teatro de arena, rouparia, assim como espaços reservados aos servidores, não deixando de atender nenhuma demanda obrigatória, junto a seus equipamentos e mobiliários no que se tem de melhor para escolas. Tem a capacidade de atender alunos entre 4 meses a 5 anos de idade em ensino de tempo integral, berçário e regular.

Histórico

A E. M. de Educação Infantil Celeste Azevedo é fruto do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), que visa garantir o acesso de crianças a creches e pré-escolas. As obras da escola foram iniciadas em 2009, mas ficaram interrompidas por muitos anos. Em 2021, durante a gestão do Prefeito Betinho, as obras foram retomadas e concluídas no final de 2022 com recursos próprios do município.

Homenagem

A escola recebeu esse nome em homenagem a Celeste de Azevedo, mãe do prefeito Carlos Alberto Azevedo, considerada mulher de fibra, que trabalhou no Instituto Joaquim Soares de Oliveira como merendeira. Sempre preocupada e amorosa com as crianças, ajudava a criar aquelas que não tinham famílias, adotou dois filhos além dos que já tinha e mais dois netos que educou e encaminhou para a vida. Cedeu o espaço que tinha nos fundos de casa para a Igreja do Evangelho Quadrangular, realizando várias obras sociais. Dona Tutinha, como era conhecida, era uma pessoa muito carismática, estava sempre disposta a ajudar, dedicando-se à vida, ao bem e amor ao próximo.

Assista a reportagem em vídeo: