Quinta, 22 de Maio de 2025
Dirigível Duo leva música instrumental à E. E. Cornélia Ladeira - Edital PNAB de fomento à Cultura
Projeto dos músicos sandumonenses Juninho de Sá (violão) e Tiago Guimarães (saxofone)
Estudantes e comunidade escolar viveram uma experiência diferenciada na manhã do último dia 16/05. A proposta de levar música instrumental para a Escola Estadual Cornélia Ferreira Ladeira, no bairro Nossa Senhora da Glória, foi marcada por emoção, arte e brasilidade.
A comunidade escolar recebeu o show com as canções do primeiro EP autoral do Dirigível Duo, projeto contemplado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) em Santos Dumont, reforçando o papel das políticas públicas e do investimento em cultura para o fortalecimento das identidades locais.
O duo, formado pelos músicos sandumonenses Juninho de Sá (violão) e Tiago Guimarães (saxofone), conduziu os estudantes por uma verdadeira travessia sonora entre história e brasilidade, dialogando com estudantes sobre o legado do conterrâneo Alberto Santos Dumont. A apresentação reuniu excelência instrumental, com músicas que passeiam por gêneros como jazz, choro, frevo e música de câmara popular.
Durante o evento, os músicos dialogaram com os estudantes sobre o processo de criação do Ep, a trajetória do duo e a importância da valorização da cultura local. “Estar com os estudantes foi testemunhar, mais uma vez, que a música é uma linha viva que costura passado, presente e futuro. Ao levar nosso repertório autoral, impregnado de referências a Santos Dumont e às matrizes da música brasileira, para dentro de uma instituição pública de ensino, reafirmamos o papel da arte como vetor de memória e identidade”, afirmou o saxofonista Tiago Guimarães.
O momento foi de grande troca com o público, onde muitos estavam vivenciando, pela primeira vez, uma apresentação instrumental ao vivo dentro da escola. “Escolhi o Cornélia por estar localizada no bairro que nasci e fui criado. Apesar de não ter sido aluno da mesma, acompanho o excelente trabalho desenvolvido ao longo de mais de uma década pelo diretor Antônio Fernandes e sua equipe, de profundo trabalho de reeducação na estrutura dessa escola. Pela platéia atenta, receptiva e educada que nos assistiu, pude comprovar que o trabalho desenvolvido ali valeu a pena e rendeu os frutos desejados”, ressaltou o violonista Juninho de Sá.
O evento integrou uma agenda de apresentações do Dirigível Duo em Santos Dumont, levando o novo trabalho para perto da população. A ação reforça não apenas o poder da arte na formação das juventudes, mas também a importância do investimento em cultura como ferramenta de transformação social.
Arquivos: