Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

22º

15º

Quinta, 03 de Julho de 2025

Documentário "Bandeira do Divino; cultura e fé" é tradição viva e antiga no município

Lançamento dia 6/07, às 19h, no Centro Cultural Paulo de Paula. Entrada gratuita

         Documentário “Bandeira do Divino: cultura e fé” é tradição viva e antiga em Santos Dumont

         A fé, a música e a tradição ganham forma e voz no documentário “Bandeira do Divino: Cultura e Fé”, que será lançado no próximo dia 6/07, às 19h, no Centro Cultural Paulo de Paula.  Com entrada gratuita, a exibição resgata e valoriza esta manifestação cultural religiosa no interior mineiro.

         Com quase 10 minutos de duração, o curta-metragem apresenta a celebração da Bandeira do Divino, um ritual realizado há quase quatro décadas na comunidade rural de São João da Serra. A festividade ocorre tradicionalmente no mês de maio e é marcada por cânticos, rezas, danças e bênçãos. O cortejo da bandeira percorre as residências da comunidade — em média, três por noite — levando orações, purificação da água e bênçãos sobre os alimentos e os moradores.

         O documentário propõe destacar a essência dessa celebração que, embora ainda não reconhecida oficialmente como patrimônio imaterial, já desperta o interesse de órgãos culturais para seu tombamento. A produção lança luz sobre o papel dos agentes e os respectivos envolvimentos simbólicos.

         Idealizado como um projeto cultural contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o documentário foi produzido com o objetivo de preservar, difundir e valorizar o patrimônio imaterial mineiro, aproximando o público das tradições de fé que moldam a identidade das comunidades rurais. O filme também visa incentivar o reconhecimento formal da celebração como patrimônio cultural, além de fortalecer o turismo religioso e a economia local.

         Além da exibição no Centro Cultural Paulo de Paula, o documentário será apresentado em escolas, centros comunitários e disponibilizado em plataformas digitais, garantindo amplo acesso e circulação.

         Roteiro e Produção Executiva da jornalista Simone Moreira, Direção de fotografia e Câmera do músico Tiago Guimarães e Identidade artística de João Gabriel Rabello Silva.

Arquivos: