Terça, 23 de Fevereiro de 2021

Início das obras de restauração do centro cultural da estação

Começaram hoje as obras de restauração do Centro Cultural, alocado nas instalações da antiga Estação Ferroviária de Santos Dumont, e também do projeto de cobertura para a preservação da Locomotiva Zezé Leone. O Vice-prefeito de Santos Dumont, Luiz Gonzaga, esteve no local para acompanhar este primeiro dia de trabalho.

Para executar o cronograma, o responsável técnico pela parte elétrica do projeto, Cláudio Rodrigues, explica que algumas etapas poderão ser realizadas simultaneamente: “Precisamos retirar a instalação elétrica antiga para que a empresa responsável comece os trabalhos no telhado. Mais adiante, com essa etapa pronta, poderemos realizar a instalação do novo sistema elétrico.”

A iniciativa está dividida em quatro etapas: Reforma completa do telhado, reforma completa na parte elétrica, reforma da fachada, reforma no interior e construção de uma cobertura para a Zezé Leone.O projeto, que foi idealizado pela Ação em Movimentos Artísticos de Santos Dumont (AMA-SD), está sendo executado em parceria com a Prefeitura de Santos Dumont, com recursos captados através da Lei Rouanet.

A Estação

A Estação Ferroviária de Santos Dumont é considerada um importante marco histórico do município. Operando desde os tempos em que a cidade era considerada um vilarejo com o nome de João Gomes, sua inauguração aconteceu ainda no final do século XIX. O prédio que compõe o complexo foi construído mais tarde, em meados de 1910, e desde então nunca passou por um processo de restauro como este.

A Locomotiva

A Locomotiva Nº 370, conhecida como Zezé Leone, é um bem tombado carregado de valor histórico para o município. A “maria fumaça”, que operou até o fim dos anos 60, chama a atenção por seu tamanho imponente, e, em seus tempos de operação, era capaz de atingir velocidades impressionantes de até 100 km/h. Em 2008 a locomotiva, que já esteve exposta a céu aberto onde era comum observar crianças brincando em meio a equipamentos danificados, passou por um detalhado processo de restauro, e voltou a abrilhantar os olhos dos sandumonenses em suas raras aparições públicas. Alguns anos depois, foi estacionada junto a dois vagões do majestoso Trem de Prata, ao lado do Centro Cultural e do Museu Ferroviário, que operam hoje como um restaurante sandumonense.

As obras iniciadas hoje tem previsão inicial de conclusão de 6 meses

Rodrigo Abreu