Sexta, 14 de Janeiro de 2022

Novo protocolo será implementado com o objetivo de assegurar o estoque de testes para Covid-19

Novo protocolo será implementado com o objetivo de assegurar o estoque de testes para Covid-19

 

A Secretaria Municipal de Saúde elaborou um novo protocolo de atendimento a pacientes com sintomas de síndromes gripais que será aplicado no Centro de Triagem da Covid-19. A adequação no modelo visa garantir o estoque de testes para pacientes com sintomas, e dessa forma fazer o encaminhamento adequado aos casos confirmados no município. Em um momento em que todo o país enfrenta um aumento de casos do novo coronavírus, a falta de testes tornou-se uma preocupação não apenas da Prefeitura de Santos Dumont, mas como também de centenas de outros municípios, dos estados e do próprio Ministério da Saúde.

 

Considerando a média de casos registrados nos últimos dias, a Secretaria de Saúde entendeu que o recente crescimento na procura por atendimento foi causado pelas aglomerações e movimentações realizadas nas festas de fim de ano, bem como também pelas viagens a outros centros urbanos, que resultaram no aumento no trânsito de pessoas entre municípios. Estes fatores foram determinantes para o aumento na procura por atendimento, que, consequentemente, resultou na baixa no estoque dos testes para Covid-19.

 

O Centro de Triagem da Covid-19 Celeste Azevedo continuará trabalhando para acolher a população que procura atendimento após apresentar sintomas gripais. Para garantir que este atendimento siga acontecendo àqueles que mais precisam do serviço, o setor passará a adotar uma pré-triagem já na fila de espera na qual será avaliado a necessidade de realização da testagem para Covid-19. Desta forma, os atendimentos continuarão acontecendo, utilizando-se de critérios estabelecidos pelas normas técnicas do Ministério da Saúde acerca da utilização de testes para evitar o risco de redução da oferta destes instrumentos.

 

Somando-se ao procedimento de pré-triagem, os atendimentos passarão a acontecer por meio de distribuição de senhas numeradas. Foi estabelecido um quantitativo para cada período do dia, com intervalo para almoço, sendo o fim da distribuição diária sempre às 18h, considerando que, além do atendimento direto ao público, há também serviços internos, como a higienização e desinfecção do setor. Vale ressaltar que os atendimentos no Centro de Triagem acontecem todos os dias da semana, inclusive nos finais de semanas e feriados, das 7h às 19h, sendo o horário limite para chegar à fila de 18h.