Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

28º

18º

Segunda, 15 de Fevereiro de 2021

Novos testes da Covid-19 são realizados em comunidades quilombolas

Novos testes da Covid-19 são realizados em comunidades quilombolas

A Prefeitura de Santos Dumont já percorreu todas as comunidades quilombolas registradas em distritos sandumonenses realizando a testagem em massa para rastreamento de casos da Covid-19. Durante a última semana, as comunidades de Cachoeirinha e Espírito Santo, ambas a cerca de 20 km do centro do município, receberam equipes da Secretaria de Saúde realizando os exames. Ao todo, foram realizados 91 testes nas duas comunidades, com todos os diagnósticos resultando em negativo para a Covid-19.

 

O teste rápido é indicado para rastrear e identificar áreas que já foram expostas ao coronavírus. Conhecido como teste rápido (IgG e IgM), o modelo é feito através da coleta de uma pequena amostra de sangue do paciente. Aplicado o material reagente, em poucos minutos o resultado indica a presença ou não do vírus na amostra de sangue. O teste é capaz de identificar se a pessoa está ou já esteve com o vírus no corpo. 

 

A realização deste tipo de testagem contribui na elaboração de estratégias de enfrentamento à pandemia e no controle da proliferação do vírus em regiões geográficas demarcadas ou em populações que vivem em situação de agrupamentos.

 

Rodrigo Abreu

Assessoria de Comunicação