Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

30º

16º

Quarta, 12 de Novembro de 2025

Parceria entre Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cartório Eleitoral leva coleta biométrica ao Lar São Miguel

Internos fazem sua biometria e têm direitos garantidos

Parceria leva coleta biométrica ao Lar São Miguel

            A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas de Santos Dumont e o Cartório Eleitoral, em uma ação conjunta, estão realizando a coleta biométrica dos residentes do Lar São Miguel, hoje, dia 12/11, no próprio espaço do Lar São Miguel.

            A ação tem como objetivo facilitar o atendimento a idosos e pessoas com dificuldade de locomoção a cumprirem a obrigatoriedade de cadastramento biométrico estabelecida pelo Governo Federal e pelo INSS, visando aumentar a segurança e combater fraudes nos pagamentos de benefícios sociais.

            A biometria dos idosos garante o acesso aos seus direitos, como o pagamento de aposentadorias, pensões e BPC. Além de regularizar a situação eleitoral, para os interessados, contribui para a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e a manutenção de benefícios como o BPC, reforçando o compromisso com a inclusão e a cidadania.

            No Lar São Miguel a expectativa é de 42 internos façam a biometria, além de funcionários e familiares. A ação deve continuar no dia seguinte, para a conclusão dos trabalhos.

            Presente ao momento a secretária Municipal de Assistente Social Elizângela Silva ressalta a importância da realização da biometria e informa que outras ações do mesmo tipo vão ser feitas na zona rural, levando o acesso a biometria a idosos e adultos que têm dificuldade em ir até a unidade do Cartório Eleitoral. “Nosso prefeito Pacífico Júnior quer que a população seja muito bem orientada, para que ninguém tenha problemas futuros”, explicou a secretária.

            A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas e o Lar São Miguel agradecem a Guilherme Augusto Costa Machado, Chefe do Cartório Eleitoral, Flávia Gonçalves Dias, Analista Judiciária, e Joice Mendes de Souza, colaboradora, pelo empenho e dedicação na coleta e emissão das identidades, tornando possível a realização da ação.

Arquivos: