Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

28º

17º

Segunda, 28 de Julho de 2025

Policlínica começa a disponibilizar atendimentos nas especialidades Neurologia e Pneumologia

Durante um dia inteiro, as médicas atenderão com prioridade para as demandas em fila de espera

             A partir do dia 25/07, a  Policlínica está disponibilizando para a população,  atendimentos nas especialidades Neurologia, Neuropediatria e Pneumologia. De 15 em 15 dias, as médicas Jéssica Cristina Damasceno, Neurologista, e Rafaela Azze, Pneumologista, atendem durante todo o dia, manhã e tarde, na cidade.

            Feliz com a conquista, o prefeito Pacífico Júnior anunciou a boa nova, explicando que o seu governo segue trabalhando com seriedade para resolver os desafios da saúde pública, principalmente em  atendimentos especializados. “Queremos garantir mais acesso, cuidado e dignidade para quem precisa de atendimento na área da saúde”.          

            Segundo o secretário de Saúde, Valter Barbosa, é a primeira vez que estas especialidades estão disponíveis para os usuários do SUS em Santos Dumont e foi uma conquista graças a criação do Programa Municipal de Acesso a Médicos Especialistas – Especializa Policlínica, que priorizou o credenciamento de médicos especialistas dentro das maiores demandas da população.

            “A Secretaria de Saúde realizou um estudo aprimorado sobre as grandes demandas em atendimentos especializados, e descobrimos uma fila significativa  de espera em neurologia e pneumologia, verificando ainda que a cidade nunca contou com o serviço de tais especialistas. Encontramos um grande número de guias paradas para neurologia e pneumologia desde 2021, principalmente pedidos de consultas para atendimentos a crianças por neuropediatras”, explicou Valter.

            A assessora especial da Secretaria, Andressa Esteves, com especialidade em Gestão de Saúde Pública, ressaltou que nem na Macro Juiz de Fora era encontrado especialista em neuropediatria, por isso, tantas guias e solicitações de consultas estavam paradas há muitos anos. Os pedidos entravam no pronto sistema e ficavam parados por falta de profissionais. “O Especializa Policlínica é um programa municipal e os médicos são contratados pela Prefeitura. Para essa contratação, fizemos uma análise de qual seria o gargalo no atendimento da Policlínica e qual seria a necessidade maior para ampliar o atendimento à população. A grande demanda atual é por neurologista e pneumologista”.

            Andressa ressaltou que o objetivo atual é zerar a demanda de consultas paradas, priorizando as consultas para aqueles que estavam esperando na fila e aos poucos ir introduzindo um número pequeno de consultas com pedidos atuais. Um gráfico desenvolvido pela funcionária Miriam Marques do TFD prevê a diminuição progressiva ao logo do tempo,  até zerar  a demanda na área.

            Sobre o atendimento em Pneumologia, Andressa informou ainda que, em breve, além das consultas, teremos também disponível na Policlínica, o exame de espirometria, que é a prova de função pulmonar. Esse exame mede a quantidade e a velocidade do ar que a pessoa consegue inspirar e expirar e é  importante para diagnosticar ou monitorar doenças respiratórias como asma e DPOC.   

 

Arquivos: