Segunda, 14 de Junho de 2021

Prefeitura adia o retorno das atividades presenciais em escolas do município

O Prefeito Betinho convocou na tarde desta segunda-feira, 14, as diretoras das secretarias municipais de Educação e Saúde para discutir a retomada das atividades presenciais em escolas municipais, estaduais, federais e sistema privado em Santos Dumont.

As atividades presenciais nas escolas das redes municipal, estadual, federal e privada não serão retomadas neste momento em Santos Dumont. Opondo isso, a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde atuam na elaboração de um planejamento para que o retorno aconteça, caso haja condições sanitárias, e também em consonância com as diretrizes do Programa Minas Consciente, para o início de agosto.

A decisão foi tomada levando em consideração as demandas e opinião da comunidade escolar, mas também teve embasamento nos indicadores epidemiológicos que levam em consideração dados sobre o avanço da contaminação no município, o perfil dos contaminados, a taxa de ocupação de leitos e também a faixa-etária média que procura atendimento médico e necessita de suporte hospitalar, em enfermaria e UTI.

Caso haja condições na data esperada, caberá ainda a decisão de pais e responsáveis sobre a presença ou não das crianças e adolescentes nas salas de aula do município. Neste momento, o sistema acontecerá de forma híbrida, dando suporte para que o ensino remoto continue sendo disponibilizado para aqueles que não desejarem adotar o sistema presencial.

O decreto emitido na noite desta segunda-feira prevê ainda um levantamento direto com familiares das crianças e adolescentes para coletar informações e posicionamento dos pais e responsáveis sobre a possível retomada.

Além disso, o Decreto prevê ainda normas e diretrizes sanitárias e de treinamentos que deverão ser adotados pelas instituições de ensino para a preparação para o futuro retorno das atividades presenciais.

Leia a decisão na íntegra publicada através do Decreto.