Segunda, 11 de Setembro de 2023

Projeto Cultural Feira com Choro é reconhecido como Patrimônio Imaterial do município

Prefeito Betinho de Azevedo assina Decreto 3.721 de 01/08/2023 e apresentação na Feira de domingo 10/09 celebra com a população a conquista

Feira com Choro se torna Patrimônio Imaterial do município

O Projeto Cultural Feira com Choro, iniciado no dia 05/02/2012, foi reconhecido como Patrimônio Imaterial do Município de Santos Dumont, através do Decreto nº 3.721, assinado no último dia  01/08/2023 pelo prefeito Carlos Alberto de Azevedo.

O trabalho, que há mais de 10 anos vem resgatando, estimulando e fortalecendo o movimento histórico do choro no município e surgiu se apresentando na feira livre tradicional aos domingos. Com a pandemia o projeto foi interrompido e na primeira oportunidade de abertura, criou um movimento mais intimista chamado Clube do Choro de Santos Dumont, reunindo os quatro grupos existentes: Grupo Carinhoso, É Choro Uai, Ocê e Oficina de Choro do CEMAM.
            A valorização dessa atração musical se deu graças ao trabalho do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural do Município de Santos Dumont que, vendo todo histórico e trajetória nas últimas décadas, viu a importância e o desejo de realizar o tombamento. O Feira com Choro foi construído na inspiração da memória do Choro, nascida no coração do grupo Carinhoso

E em comemoração ao reconhecimento desse bem municipal tombado, a Feira do dia 10/09 teve uma apresentação especial, contando com músicos e população na celebração da conquista. Choro ou Chorinho é um gênero da música popular brasileira surgido na segunda metade do séc. XIX, que para alguns não aparece como gênero musical, mas como forma de tocar.

Para o professor do CEMAM – Centro Municipal Artístico e Musical Johann Sebastian Bach, Tiago Guimarães, um dos fundadores do Feira com Choro, essa conquista significa uma honra em vida a todos que fizeram parte do Grupo Carinhoso e protege institucionalmente toda dedicação e suor de cada um dos músicos que, por amor, divulgaram o Choro no município e região.

Foto 4
Foto 3