Quarta, 18 de Junho de 2025
Representantes das Associações de Bairros participaram de Consulta Pública sobre PPA 2026/2029
Objetivo é que a elaboração do PPA contemple as reais necessidades do município
A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão e a Superintendência de Planejamento Contábil promoveram ontem, dia 17/06, um encontro com as Associações de Bairros, para solicitação de sugestões visando a construção do PPA- Plano Plurianual 2026-2029.
A reunião foi coordenada pela secretária Izabel de Fátima Ferreira Rossberg e pela superintendente Bruna Miranda, que explicaram o PPA, como ferramenta de planejamento para o estabelecimento de diretrizes e ações da administração pública para os próximos quatro anos.
Na prática, o PPA irá definir diretrizes, objetivos e metas da administração municipal e servirá como base para a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual – LOA, também instrumentos de planejamento da gestão municipal.
E para a elaboração do novo PPA 2026-2029, as Consultas Públicas objetivam ouvir todos os segmentos da sociedade, sobre quais as necessidades coletivas dos cidadãos e do município, levantando as prioridades, como ações a serem desenvolvidas pelo plano do governo municipal.
Para facilitar o trabalho, foram definidos 7 eixos de atuação a serem seguidos: 1. Administração Pública e Comunicação ao Cidadão; 2. Saúde e Desenvolvimento Social; 3. Educação e Cultura; 4. Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Lazer; 5. Agronegócio e Desenvolvimento Econômico; 6. Infraestrutura Urbana e Rural; 7. Mobilidade, Serviços Públicos e Segurança Pública.
A reunião contou com a presença do Presidente da Federação e das Associações de Bairro de Santos Dumont, Clézio Oliveira Santos e de representantes dos bairros Vila Esperança, 4º Depósito, São Sebastião, Ponte Preta, Cabangu, Graminha, Patrimônio dos Paivas, Dores do Paraibuna e Conceição do Formoso.
Todos receberam material explicativo sobre a importância do PPA, foram escutados em suas dúvidas e receberam um formulário para preenchimento de sugestões, a ser aplicado em suas comunidades.
Ao final dos trabalhos, ficou estabelecido um novo encontro em 01/07, para conhecimento da realidade de cada bairro e recolhimento das sugestões de prioridades.
Nas palavras da secretária Izabel, é fundamental que as metas e diretrizes traçadas no PPA estejam alinhadas com os problemas mais urgentes do município, assegurando que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e transparente e que o plano de governo alcance as reais necessidades da população.
Arquivos: