Quinta, 21 de Janeiro de 2021

Reunião formaliza o projeto de restauro da estação e preservação da Zezé Leone

[conteúdo atualizado às 16h30 de 21 de janeiro de 2021]

Erramos. O nome correto da associação idealizadora do projeto é Ação em Movimentos Artísticos de Santos Dumont​.

O Prefeito Betinho reuniu-se nesta quarta-feira, 20, com membros da Ação em Movimentos Artísticos de Santos Dumont (AMA-SD), representantes da empresa MRS Logística, além da construtora escolhida para a execução da obra de restauro na Estação Ferroviária de Santos Dumont e construção de cobertura para preservação da Locomotiva Zezé Leone, dois ícones da cultura e história sandumonense.

O projeto, que foi idealizado pela AMA-SD em parceria com a Prefeitura de Santos Dumont, foi aprovado através da Lei Rouanet, e conta com recursos captados na MRS Logística. A iniciativa está dividida em quatro etapas: Reforma completa do telhado, reforma completa na parte elétrica, reforma da fachada, reforma no interior e construção de uma cobertura para a Zezé Leone.

A execução conta com um recurso inicial de R$800.000,00 (oitocentos mil reais), já disponível para o início da execução, e, após o término das fases 1, 2 e 3, está prevista a liberação de mais R$800.000,00 (oitocentos mil reais). Tiago Guimarães, que, além de presidir a AMA-SD atualmente, também é fundador da associação, conta com uma equipe de profissionais sandumonenses à frente do projeto. A concepção arquitetônica foi assinada por Marcelo Mendes Caldas e a gestão é realizada por Bruno Guilarducci e o próprio Tiago Guimarães. O diretor da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Frederico Kingma, é o encarregado por toda a parte burocrática ligada à Prefeitura, além de gerir a transferência das operações da secretaria, do acervo histórico e do Museu Ferroviário, que atualmente estão instalados na estação.

A Estação

A Estação Ferroviária de Santos Dumont é considerada um importante marco histórico do município. Operando desde os tempos em que a cidade era considerada um vilarejo com o nome de João Gomes, sua inauguração aconteceu ainda no final do século XIX. O prédio que compõe o complexo foi construído mais tarde, em meados de 1910, e desde então nunca passou por um processo de restauro como este.

A Locomotiva

A Locomotiva Nº 370, conhecida como Zezé Leone, é um bem tombado carregado de valor histórico para o município. A “maria fumaça”, que operou até o fim dos anos 60, chama a atenção por seu tamanho imponente, e, em seus tempos de operação, era capaz de atingir velocidades impressionantes de até 100 km/h. Em 2008 a locomotiva, que já esteve exposta a céu aberto onde era comum observar crianças brincando em meio a equipamentos danificados, passou por um detalhado processo de restauro, e voltou a abrilhantar os olhos dos sandumonenses em suas raras aparições públicas. Alguns anos depois, foi estacionada junto a dois vagões do majestoso Trem de Prata, ao lado do Centro Cultural e do Museu Ferroviário, que operam hoje como um restaurante sandumonense.

As obras têm previsão para se iniciarem no mês de fevereiro, ainda sem data definida, com previsão para conclusão inicial de 6 meses. Conheça a equipe responsável pelo projeto:

Tiago Guimarães - Presidente da AMA-SD e gestor do projeto.

Bruno Guilarducci - Gestor do projeto.

Marcelo Mendes Caldas - Arquiteto responsável pela elaboração e acompanhamento do projeto.

Frederico Kingma Orlando - Secretário Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer.

Rodrigo Abreu