Segunda, 13 de Outubro de 2025
Santos Dumont participa da 13ª Edição Noite Mineira de Museus e Bibliotecas
Evento aconteceu no Centro Cultural e celebrou os 90 anos da escritora Adélia Prado e o inventor Santos Dumont
A Fundação Casa de Cabangu promoveu na noite do dia, 09/10, no Centro Cultural Paulo de Paula um encontro especial entre literatura, memória e história, na Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, que em sua 13ª Edição celebra os 90 anos da vida e obra da poeta mineira Adélia Prado. O momento contou com o apoio na organização da Biblioteca Municipal Antenor Ayres Vianna, da Associação Locomotiva Zezé Leone e da Divisão de Cultura/CCPP.
De maneira espetacular, o evento em nossa cidade, além de homenagear a brilhante escritora, fez referência também ao legado do nosso conterrâneo Alberto Santos Dumont, destacando a importância da ferrovia e a força cultural de Minas.
Em sua apresentação, o administrador provisório do Museu Casa Natal de Alberto Santos Dumont, Tiago Guimarães fez uma conexão poética entre a vida da poeta Adélia Prado e a do inventor Santos Dumont, já que Alberto inventou o avião e Adélia ensinou a alma a voar: encantamento pelo cotidiano, razão e fé entre cálculos e a alma; a estética da simplicidade; a sensibilidade diante da dor; a relação com o tempo e o silêncio como linguagem.
Tiago destacou o gênio, o inventor e o fazendeiro, ressaltando o gosto pela simplicidade da vida cotidiana de Adélia Prado.
Sobre a história da ferrovia em Minas, o fundador da Associação Locomotiva Zezé Leone, Leonardo Feiser ressaltou o valor histórico da Maria Fumaça Zezé Leone, destacando a recente revitalização da mesma e a conquista do novo apito construído pelo colega Sandro Nery.
Encerrando o encontro, a coordenadora da Biblioteca Municipal Sinomea Catarina Gomes abordou o tema obras de Adélia Prado, encantando os presentes com os pensamentos e poesias da escritora mineira.
A 13ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas aconteceu em cerca de 85 municípios mineiros, com 110 atividades culturais gratuitas, realizando um momento de imersão na literatura, na poesia e na riqueza cultural do estado, homenageando os 90 anos da escritora Adélia prado. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.
Arquivos: